sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ainda maturando e repensando a reforma ortográfica da língua portuguesa

Nosso colega Rosalvio enviou uma mensagem falando a respeito de um texto de um blog português que dizia ser contra a reforma ortográfica da língua portuguesa. Aqui entre nós brasileiros muito já se discutiu sobre esse tema. No entanto, isso acabou meio que no esquecimento de todos. Afinal, com tantos problemas para se resolver no dia a dia...
Desde o início desse assunto, eu olhei com desconfiança para essa questão. No ano passado, assisti uma palestra do professor Pasquale Cipro Neto falando sobre essa tal reforma que iria, no mínimo, atrapalhar a vida de todos independente de você ser aluno ou professor.
O professor Pasquale nos falou sobre a resistência que o povo português estava tendo com relação a esse assunto afinal, mexer com uma língua que está tão bem estruturada já há tanto tempo não é coisa fácil de se realizar. Nos disse inclusive, das dificuldades até mesmo de cunho financeiro para as editoras reeditarem todo o seu acervo. No que concordei de imediato afinal, existe aí toda uma série de mudanças e trabalho (que ao meu ver é inútil). Com relação ao Brasil, nós também temos várias preocupações. O povo brasileiro no geral já tem uma dificuldade imensa em aprender a própria língua da forma correta. E agora, surge todas essas mudanças que só servem para atrapalhar ainda mais a aprendizagem de todos. Se antes algumas pessoas já não gostavam da matéria de língua portuguesa, agora então com todas essas novas regras...é só pensar um pouco.
Agora eu pergunto e peço desculpas desde já por minha ignorância: qual o VERDADEIRO intuíto dessa reforma? Quem está por trás disso tudo? A quem é de interesse que a língua mude? E por último mas não menos importante: POR QUE O POVO NÃO FOI CONSULTADO SOBRE ISSO?
Bom paro por aqui mas deixo o endereço do blog de nossa colega bibliotecária em Lisboa Maria Clara que fala sobre o assunto de uma forma muito inteligente e com uma certa dose de humor que é simplesmente deliciosa. Vale a pena ler: A Biblioteca do Jacinto

2 comentários:

MCA disse...

Roseli, obrigada pela visita e pela menção. Volta sempre!

clique documental disse...

Roseli, acho válida a Reforma Ortográfica. Mas aqui no Brail, realmente, está havendo dificuldades de adaptação. Acho que falta mais investimentos e incentivo ao uso da nova ortografia.
Gostei da dica do blog, na verdade, eu já o visitei. voltarei novamente, claro.

Tudo de bom para vc!!!

Abraços