terça-feira, 14 de abril de 2009

14 de abril - Dia Internacional do Café


Há muito para se falar da bebida mais famosa e apreciada no mundo inteiro. Eu, particularmente, sou suspeita pois sou adepta e não vivo sem ela. Gosto do café tradicional, do espresso, do mocaccino, e de tudo que é feito a base de café. E é interessante conhecer sua história pois através dela, dá para se ter uma ideia do rolar na história da humanidade pois ela sempre esteve presente em todos os momentos, seja político ou cultural.
Quando bebemos um café, no dia-a-dia, nem imaginamos a trajetória que percorreu até chegar dessa forma saborosa. Muito menos imaginamos quantas pessoas se envolveram - tanto no passado, quanto no presente - para que assim chegasse até nós: escravos, colonos, bóias-frias, donos de terra, comerciantes, exportadores, importadores, estivadores...e por fim, nós, consumidores. Percebe quantas pessoas envolvidas?
Apesar do café não ser uma bebida de origem brasileira, tornou-se tipicamente brasileira pois ele identifica nosso país uma vez que no passado foi um dos produtos que alavancou nossa economia.
E atualmente, mais do que um alimento, saborear um café tornou-se um hábito social dos mais fortes que existe. Ele serve de pretexto para um encontro amoroso, para uma reunião de negócios, para agregar amigos para um bate papo, para ler um bom livro, enfim, é um poderoso elo para todo tipo de relação social. Para saber um pouco mais de sua história, tem no mercado livros ótimos sobre o assunto que vale a pena conhecer. Um deles, bem didático e especialmente voltado aos alunos do ensino fundamental II, é Sua Majestade o Café, de Vera Vilhena de Toledo e Cândida Vilares Gancho, da Editora Moderna. Outro muito bom é o História do café , de Ana Luiza Martins, da Editora Contexto.
Existem vários sites interessantes sobre o assunto.
A minha homenagem e dica do dia estão aqui. A propósito, esse papo todo me deu uma vontade...vai um cafezinho aí?

Nenhum comentário: