quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Dica de hoje: Ditadura militar - um tema que vale a pena conhecer melhor

Participo de um grupo de bibliotecários onde discutimos vários temas relacionados a nossa área. Contudo hoje, um colega do grupo nos passou algo que, segundo ele, talvez fugisse um pouco da nossa temática mas que ele achava ser pertinente ao conhecimento de todos. Ao abrir os links que ele mandou, qual não foi minha surpresa ao constatar o assunto em questão: a ditadura militar nos anos 60 aqui no Brasil. Mais precisamente o AI-5. Isso muito me interessou pois esse tema sempre me chamou a atenção e foi inclusive, tema ligado ao meu TCC durante a faculdade.
Tracei um painel sobre o período histórico que o país viveu nessa época e me aprofundei sobre a influência da ditadura entre as bibliotecas, editoras e escritores brasileiros. Foi um trabalho penoso pois a falta de material falando do assunto foi grande. Quase desisti além de não ter contado com o apoio de bibliotecários que viveram essa época para nos relatar o que presenciaram durante esse período. Eu e meu grupo notamos que ainda imperava um certo receio e uma desconfiança por estarmos abordando essa temática em nosso TCC. Mas voltando ao que falava inicialmente, meu colega Sergio M. C. Velho passou um site que a Folha de São Paulo criou muito legal que vale para o conhecimente desse período negro de nossa sociedade e que será ótima opção para consulta e pesquisa para trabalhos escolar.
Este site foi produzido pelos integrantes da 46ª turma do Programa de Treinamento em Jornalismo Diário da Folha a partir de sugestão do jornalista Elio Gaspari, a fim de recordar os 40 anos da instauração do Ato Institucional nº 5. De outubro ao começo de dezembro, os participantes do programa pesquisaram material, redigiram os textos, escolheram as imagens e coordenaram a montagem do site.
O Programa de Treinamento em Jornalismo Diário da Folha é patrocinado pela Philip Morris Brasil e pela Odebrecht
Fica aqui a excelente dica do Sérgio e, já que estamos iniciando o ano escolar, professores conheçam esse espaço e divulguem em suas escolas.
Aproveito para divulgar outro blog que fez um excelente trabalho sobre esse tema e vale a pena conhecer. Veja abaixo o endereço.

5 comentários:

Jenny Horta disse...

Oi Roseli. Lembro-me também de um documentário feito pela Globo News que é fonte riquíssima de informações e desperta o interesse de várias gerações: tanto os mais novos quanto os que eram crianças na época e que nada sabiam como eu!
Neste link também tem um material muito bom!
http://ultimosegundo.ig.com.br/1968/

Suzana Gutierrez disse...

Oi Roseli

Penso que é um assunto sobre o qual ainda vai pairar muito constrangimento e sofrimento. Te aconselho visitar, também os seguintes sites:
Grupo Tortura nunca mais

ditadura 64 - 85, na Agencia Carta Maior

abraços
Suzana

Jarbas disse...

Alô Roseli,

Quando puder,visite o blog Arquivo68 em

http://josekuller.wordpress.com/

Os colaboradores são pessoas que viveram sua juventude nos tempos negros da ditadura e escrevem lembranças daqueles tempos. Abraço,Jarbas.

Andréa De Carli disse...

OI Roseli

Adorei a sugestão do site, visitei-o e li alguns trechos das matérias; material fascinante e rico em detalhes para qualquer professor de história. A qualidade dos áudios e informações abre espaço para inúmeras conversações entre alunos e professor, com certeza.

Parabéns
Andrea

Anônimo disse...

Grande dica: não se pode ocultar o passado recente, mas é preciso "descobri-lo" pela visão crítica daqueles que, de fato, podem fazê-lo. Parabéns pela sugestão. Aliás, virei fã do seu blog...ele é excelente!!!