quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Coisa de primeiro mundo: robô é importado para digitalizar livros

Este homem, esse cidadão brasileiro é um orgulho para um país que infelizmente nunca teve a cultura da leitura e do reconhecimento da importância do livro. Estou falando de José Mindlin.
Conheci-o há alguns anos atrás quando ele veio fazer uma palestra no colégio onde trabalho. Que ser iluminado sem ser chato, culto sem ser arrogante e intelectual sem ser pedante. A palestra foi um bate-papo delicioso que nos levou a uma verdadeira viagem pela história do livro e da cultura humana. Saí dela me sentindo um ser melhor só por ter tido contato com ele. Sua vida é um exemplo para todos. Rica em acontecimentos e um verdadeiro aprendizado para todos nós. E agora, ele nos dá mais um exemplo a ser seguido: desprendimento. Digo isso pois uma pessoa que a vida inteira teve amor incodicional pelos livros, que formou sua biblioteca particular durante toda a sua vida conseguindo exemplares raros do mundo inteiro agora doa para uso público. Leia a notícia retirada do PublishNews 20/01/09:

A Universidade de São Paulo (USP) acaba de adquirir um scanner robotizado para digitalizar as obras doadas por José Mindlin à biblioteca Brasiliana USP, cujo prédio é construído na Cidade Universitária. O acervo pessoal de Mindlin tem 30 mil volumes e, com a ajuda do scanner, será disponibilizado gratuitamente na internet. Segundo o professor István Jancsó, coordenador do projeto Brasiliana USP, trata-se do primeiro equipamento do gênero no País, adquirido por R$ 1,5 milhão, dinheiro conseguido com verba da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Enquanto o prédio da Biblioteca Brasiliana não fica pronto, o scanner ficará na casa de José Mindlin, em São Paulo. O aparelho deve entrar em operação até fevereiro e, segundo Jancsó, terá a capacidade de digitalizar 2500 imagens por hora. O acervo, que poderá ser acessado via web, será catalogado, segundo o professor, nos padrões internacionais, como o da Biblioteca Europeana, que disponibiliza sete milhões de livros na internet. “Qualquer pessoa poderá entrar na Brasiliana Digital e imprimir a obra escolhida em sua casa”, conta o coordenador do projeto. Dessa forma, qualquer biblioteca do País poderá montar uma cópia fac-similar da Brasiliana USP. Leia mais

Nenhum comentário: