sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Luta pelo direito de manter as bibliotecas

Como sempre, continuamos a correr contra a maré. Enquanto nós bibliotecários que amamos o que fazemos e queremos implantar bibliotecas dignas para o grande público, políticos querem "tesourar" as poucas que têm. A história do fechamento das bibliotecas infanto-juvenis de São Paulo está dando o que falar. E temos que falar muito.
Se necessário, temos que gritar, berrar, fazer escândalo pra ver se esses homens que se encontramno comando de tudo percebam que não estão lidando com marionetes e sim com seres humanos que querem o melhor pra si e para o seu próximo. Está na hora de nossos colegas de profissão se unirem em prol de um único pensamento e formarmos um grupo com força e poder para mudar esse quadro. Não somente em São Paulo que é uma metrópole e, por isso mesmo, deveria ter uma rede de bibliotecas públicas dignas de primeiro mundo. Sabemos que nas poucas que ainda restam, existem profissionais sérios que querem fazer o melhor mas, por outro lado, temos pessoas acomodadas, desinformadas e que não são a favor das melhorias pois isso significaria mudança e isso, com certeza não está em seus planos. Aproveito para solicitar a adesão de nossos colegas da área educacional que nos dê uma força no sentido de pressionar esses políticos afinal, a biblioteca está ligada diretamente à formação do cidadão e um poderoso instrumento na formação acadêmica de todos. Por conta dessa revolta que não é só minha mas de muitos colegas, é que coloco a disposição esse espaço para discussão desse tema e o que podemos fazer para mudar esse quadro tão triste que vivemos em nosso meio. O CRB já se manifestou e dexou o seguinte recado:

O CRB-8 já se posicionou. Somos contrários a esta medida por uma questão de princípios e pela ausência de transparência no processo. Como exemplo, há 5meses nós encaminhamos ofício às autoridades responsáveis solicitando confirmação das informações que nos chegavam e pedindo diálogo.

*Silêncio...

*E não é somente isto! A cidade de São Paulo, que antes contava com uma respeitável rede de 36 Bibliotecas Infanto-Juvenis, é surpreendida com a transformação destas em Bibliotecas Públicas, por meio de decreto do Prefeito Gilberto Kassab, restando, das 36 originais, apenas a Monteiro Lobato. Esta rede, que tinha por foco a infância e a adolescência, passa a não ter foco em nenhum grupo específico, indo na contramão da tendência contemporânea de especialização por segmentos.
O que você pode fazer:

- Mandar e-mail com a sua manifestação para os endereços abaixo;
- Colher assinaturas por meio de abaixo-assinado (texto 2) e entregarno CRB-8 até 20/02 ;
- Participar de audiência pública na Câmara Municipal (oportunamente divulgaremos a data).

Nenhum comentário: