terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dia Nacional do Livro

Hoje se comemora o Dia Nacional do Livro. Essa data surgiu em homenagem a fundação da Biblioteca Nacional do Brasil em 1810. Considerada pela Unesco como uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina.
Estive em julho pela primeira vez numa visita a ela e fiquei encantada com sua arquitetura e quantidade de livros. Está certo que também saí de lá um pouco entristecida por ver um patrimônio físico e intelectual como esse tão abandonado e passando por sérias crises estruturais e internas. Mas apesar de tudo, ela ainda está ali, linda, imponente, rica e convidativa para quem deseja ler, pesquisar, passar algumas horas em tranquilidade.
E o livro, algo que tanto temos lutado para divulgar, disseminar, envolver, criar não o hábito, mas o gosto pela leitura, ainda é algo distante do que podemos chamar de ideal. Mas graças a muitas atitudes de grupos espalhados por aí, vemos muitas oficinas e atividades de fomento da leitura espalhando-se por todo o país.
Ainda temos um longo caminho a percorrer mas já é alguma coisa. 
No momento estou lendo dois ótimos livros: Sessão de terapia, de Jaqueline Vargas e Replay, do autor francês Marc Levy. 
E ainda participo de uma blogagem coletiva promovida pela Luma do blog Luz de Luma que acontecerá em novembro. Já conhece? Não? Então dá uma chegada no blog da Luma e veja que legal.
Por isso pergunto: Que livro você está lendo?

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Outubro mês da criança: Dê livros de presente!

Vamos fazer diferente esse ano? Outubro, mês da criança. Que tal investir na formação cultural e de vida dessa criança que você tem perto de si? Brinquedo é bom mas elas brincam por cinco minutos, se entediam e jogam de lado. O livro, vai encantando pouco a pouco e de repente, a criança está completamente envolvida pelas histórias e mundos fantásticos que ira descobrir durante a leitura. Essa riqueza, ela levará para o resto de suas vidas. Venha fazer parte dessa campanha. Divulgue, compre, presenteie as crianças com livros. Lá na frente elas te agradecerão! Trago essa campanha do meu amigo ilustrado Walther Moreira Santos.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Bibliotecas escolares: uma porta para a vida


Outubro chega trazendo novamente a esperança de uma Educação melhor para todos. E claro, junto, atrelada, trabalhando em conjunto sempre, a Biblioteca Escolar. Nesse mês comemoramos o Mês Internacional da Biblioteca Escolar promovido pela Internactional Association of School Librarianship  (IASL)
Esse ano teremos como tema: Bibliotecas Escolares: Uma Porta para a Vida
E o que podemos falar ou discutir sobre esse tema? O que podemos entender por "Uma porta para a vida"?
Tenho andado por aqui bem desencantada com o papel da biblioteca escolar em nosso país. Até mesmo porque, a maioria das escolas nem biblioteca tem. Quando muito, um punhado de livros mal conservados jogados numa estante ou num armário fechado. Sem uso, sem propriedade, sem valor agregado ao conhecimento do aluno. Sem utilidade enquanto ferramente pedagógica para o professor que ainda se mantém afastado das bibliotecas e das leituras. Sei o quanto é duro dizer e ouvir tal verdade mas, infelizmente é uma realidade em nossa sociedade. As bibliotecas até mesmo como a que eu trabalho, vive vazia, às moscas com suas estantes lotadas de bons livros mas sem ninguém para tocá-los, acariciá-los, usá-los. Isso tem me deixado muito entristecida pois vejo a falta de amor e respeito para com os livros e com essa instituição que chamamos de Biblioteca. Outro dia li no jornal que as diversas bibliotecas temáticas e públicas também andam vazias, sem leitores, Como esse país pode subir de patamar se a educação e a leitura não fazem parte fundamental da formação de cada um?
Enfim, repenso numa forma de revitalizar o espaço, trazer atividades e buscar a cumplicidade junto a equipe pedagógica que caminha tão longe de nós. Como se não falássemos a mesma linguagem. Como se não estivéssemos do mesmo lado da moeda. Faço aqui um apelo aos professores que tanto admiro e respeito:
Vamos abrir e adentrar juntos, de mãos dadas essa porta? E vamos juntos convidar os jovens para conhecerem essa maravilha que é uma Biblioteca Escolar?
Esse espaço não pode continuar a ser apenas um espaço físico para alguns poucos gatos pingados aparecem por aqui, usarem a mesa e cadeira para acessar seus tablets e irem embora sem nem mesmo olhar para nossas caras e sorrirem dando um Tchau!
Não sou em absoluto contra a tecnologia. Não mesmo. Quem me conhece sabe disso mas não podemos deixar de lado os livros na formação e aprendizagem do aluno. Fica aqui essa reflexão sobre o nosso papel e tomo como abertura para as festividades do mês todo sobre a Biblioteca Escolar. Que ela seja realmente uma porta fundamental para a vida de todos!