quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Nova York transforma cabines telefônicas obsoletas em mini-bibliotecas



Que boa ideia a dos novaiorquinos. Essa sim é boa de se copiar. Além de levar a leitura ao grande público, ainda embeleza a cidade. Leia mais

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Empréstimos de e-books levanta discussão no TOC

(Notícia retirada do PublishNews 16/02/2012)

A decisão da Penguin de encerrar a conexão com a empresa OverDrive e interromper os serviços de empréstimos de e-books para as bibliotecas públicas americanas provocou uma discussão sobre como as bibliotecas e as editoras devem interagir na era digital, hoje, na primeira mesa de debates no TOC, conferência que acontece em Nova Iorque. Peter Brantley, do Internet Archives, que moderou a discussão, garantiu que “as bibliotecas estão bem bravas” a respeito da decisão de várias editoras de voltar atrás. Comenta-se que algumas bibliotecas estão inclusive considerando tomar medidas legais diante da crescente frustração com o mercado editorial. A decisão da Penguin acendeu a controvérsia, mas com o fato de a Simon & Schuster, a Macmillan e a Hachette já estarem restringindo o empréstimo de e-books em bibliotecas, e com a Harper determinando um limite de 26 dias para empréstimos, o assunto há muito tempo vinha caminhando para uma explosão.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Revista "Bibliotecas Escolares em todo o mundo" abre chamada para submissões de trabalhos

O vol. 18, n. 2, julho (2012) da revista "Bibliotecas Escolares em todo o mundo" está com chamada aberta para submissões de trabalhos. Está edição traz o tema Perspectivas Internacionais sobre Educação nas Bibliotecas Escolares: Do cara a cara para Educação à Distância. O prazo para submissão de trabalhos completos é 15 de abril. Mais informações: http://www.iasl-online.org/pubs/slw/slw_call.html

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Liberte seu livro

(Notícia retirada do PublishNews, 02/02/2012)

A Biblioteca de São Paulo (BSP) postou um texto onde indica dois projetos que aceitam doações de livros. Segundo a BSP, ela recebe pelas redes sociais muitos contatos de pessoas que querem fazer doações de obras que não se encaixam nos critérios da entidade, mas que podem interessar outras iniciativas. Uma delas é o projeto LivraLivro, onde os usuários cadastram títulos que possuem para trocar e relacionam as obras que gostariam de receber – depois, os livros são trocados por correio. Outra é o BookCrossing Brasil, que consiste em deixar um livro num local público (cafés, transportes públicos, bancos de praças etc.), para ser encontrado e lido por outro leitor. Os livros recebem uma identificação que, depois, permite ver por onde eles viajaram.

USP abre vagas para especialistas em conservação e restauro

(Notícia retirada do PublishNews 01/02/2012)

A Universidade de São Paulo abriu um concurso público para duas vagas para especialistas em conservação e restauro que trabalharão na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Além de atuarem com a preservação e a conservação do acervo, também cuidarão da digitalização de itens da coleção. Para participar do concurso, é necessário ter 18 anos completos; graduação em Pedagogia, História, Letras, História da Arte, Filosofia, Ciências Sociais ou Biblioteconomia; ter realizado cursos específicos de conservação e restauro somando no mínimo 180 horas, ou ter experiência comprovada na área de no mínimo seis meses, além de conhecimentos de inglês e francês. Veja mais informações aqui.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Um novo espaço para a literatura

Como alguns que já acompanham o blogue há um certo tempo, sabem que fiz um curso de criação literária. Desse curso, saiu a coletânea de contos Abigail e agora o grupo criou o blogue Coletivo Claraboia. Convido a todos para conhecerem o espaço e hoje, saiu um texto meu.
Conheçam, leiam e deixem suas impressões. É muito importante termos essa resposta para direcionarmos melhor nossos textos.
Sejam muito bem-vindos a essa casa literária!