quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Leitura em pauta sempre

Para todos que são envolvidos com a educação de crianças e jovens, uma excelente dica é a revista digital Emília.

..."Dirigida a um público amplo, a Revista EMÍLIA dialoga com todos que se interessam pela formação de leitores e que são mediadores de leitura: pais, professores, educadores, bibliotecários, promotores de leitura e especialistas. EMÍLIA também dialoga com quem torna possível a criação, produção e divulgação dos livros para crianças e jovens: autores, ilustradores, editores, livreiros, jornalistas, críticos e estudiosos."

Já li a revista e gostei muito do que encontrei. Trabalhando numa biblioteca escolar, essa revista torna-se uma grande ferramenta para me preparar para a formação de leitores. Olha aí professor(a), conheça essa revista e torne-se um usuário constante dela. Tenho certeza que todos nós teremos a ganhar. Com reflexões, resenhas, artigos sobre a formação e indicação de leitura, vale a pena conhecer.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Alemanha adere à noite mundial de livros

Uma bela iniciativa ao qual podemos nos espelhar e lançar também por aqui. É o mundo se unindo pra disseminar a leitura!

(Notícia retirada do Publishnews, 1801/2012)

A World Book Night (WBN, noite mundial dos livros) foi lançada no Reino Unido em 2011 para promover o amor pelos livros e pela leitura por meio da doação de um milhão de exemplares ao público, entregues por 20 mil voluntários. Desde então, vem se espalhando pelo mundo. Estados Unidos e Irlanda, além da Inglaterra, já haviam confirmado a participação no evento deste ano, que acontecerá na noite de 23 de abril, o Dia Mundial do Livro da Unesco. Agora, a Alemanha também aderiu. Segundo o siteda The Bookseller, a WBN vai acontecer durante o Festival de Amigos da Leitura de Hamburgo, com apoio de editores, livreiros e entidades. “Esperamos que seja um enorme sucesso e que alcance o objetivo de fazer com que mais pessoas leiam e dividam sua paixão por ótimos livros”, disse o fundador da WBN, Jamie Byng. “A possibilidade de distribuir três milhões de livros dessa forma dinâmica e pró-ativa é maravilhosa.” A campanha alemã vai buscar 33.333 voluntários que escolherão um título entre 25 disponíveis – entre eles O nome da Rosa, de Umberto Eco, e Crepúsculo, de Stephanie Meyer - e distribuirão 30 cópias de cada ao público presente. Já nos Estados Unidos, serão 50 mil voluntários e 30 títulos. Os livros serão impressos em formato paperback, com o selo de venda proibida. Leitores de todo o mundo, uni-vos!

Bombeiros da Paraíba fazem campanha para montar biblioteca

(Notícia retirada do Publishnews, 18/01/2012)
A literatura chega aos quarteis. O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíbacomeçou com uma campanha para arrecadar livros, na segunda-feira, 16. O objetivo é estruturar a biblioteca do quartel do Comando Geral dos bombeiros militares, que atenderá os próprios militares, os seus familiares – pois poderão fazer empréstimo do acervo – e, também, os detentos, pois haverá programas de leituras direcionados a eles. Qualquer pessoa pode contribuir com a doação de livros, de qualquer temática e conteúdo, inclusive jornais e revistas. Quem quiser colaborar com a iniciativa pode encaminhar as doações para a Diretoria de Pessoal (DP-7), que fica na BR 230, KM 25, nº 525, no Jardim Veneza, em João Pessoa, ou entrar em contato pelo telefone (83) 3218 -5736, e falar com a assistente social Anailce Oliveira ou com a 2º tenente, Camila Virgínia

Biblioteca de São Paulo abre processo seletivo

(Notícia retirada do Publishnews 18/01/2012)
A SP Leituras inicia processo seletivo para a contratação de profissionais de diversas áreas. A organização é responsável pela gestão da Biblioteca de São Paulo (BSP). Há vagas para animadores de leituras, coordenadores de atendimento e líderes de equipe. Os interessados devem retirar ficha de inscrição e efetuar a entrega dos currículos no RH da BSP (Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana - São Paulo/SP). Veja as informações completas sobre cada vaga no site.

Cursos à distância para o profissional da informação

O ano começa com uma série de cursos de aperfeiçoamento à distância para o profissional da informação promovido pela FEBAB. Confira e escolha o seu. Veja a programação e cursos

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Carnaval literário para crianças

(Notícia retirada do PublishNews 12/01/2012)

Alguns dos personagens mais conhecidos da literatura brasileira serão homenageados em bloco carnavalesco. Pelas ruas do bairro Vila Buarque, em São Paulo, o “Bloco das Emílias e Viscondes”, iniciativa da Biblioteca Monteiro Lobato em parceria com o Instituto Espaço Arterial, anima crianças e pais, com a presença de personalidades do universo infantil saídos dos livros. Neste ano, o personagem Pedrinho, da obra de Monteiro Lobato, é o escolhido para o desfile marcado para o dia 17 de fevereiro, a partir das 15h. Os preparativos começaram no dia 10 deste mês, com o oferecimento para o público de diversas atividades, que vão desde ensaio de bateria até confecção de fantasias. Desde o dia 11, o evento começou com a atividade “Lendo Lobato”, a qual oferece leituras da obra do escritor às crianças. As narrativas serão apresentadas nos dias 13, 18, 20 e 27 de janeiro, e, em fevereiro, nos dias 1, 3, 8, 10 e 15, sempre das 14h às 15h. As programações são gratuitas. A Biblioteca Monteiro Lobato fica na rua General Jardim, 485, na capital paulista.

Bibliotecas de Maringá recebem nove mil livros e novos equipamentos em 2012

Retornando a ativa e trazendo boas notícias para o mundo das bibliotecas:

(Notícia retirada do PublishNews 12/01/2012)

Segundo a reportagem de Fábio Massalli para o jornal O Diário, de Maringá, as cinco bibliotecas públicas da cidade ganharão, durante este ano, cerca de nove mil novos livros. A iniciativa faz parte de projeto do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a prefeitura, que tem por objetivo também instalar cinco pontos de leitura na cidade, além da compra de novos equipamentos para as bibliotecas. O acervo selecionado terá foco principal em obras literárias, que inclui de best-sellers aos clássicos da literatura.