sábado, 30 de abril de 2011

Fundação Rui Barbosa oferece bolsa de estudos

(Notícia retirada do PublishNews, 29/04/2011)

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) recebe até o dia 25 de maio inscrições dos interessados em bolsas de pesquisa nas áreas de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico. As áreas disciplinares incluem ciências humanas e sociais aplicadas, além de letras e artes, museologia, arquitetura, conservação e restauração, arquivologia e biblioteconomia. As bolsas, num total de 23, serão pagas mensalmente e os valores variam de R$ 360 (para estudantes do 3º grau) a R$ 3.200 (para doutor júnior). Confira aqui o edital do concurso.

sábado, 23 de abril de 2011

Feliz Páscoa!

A todos que compartilham comigo esse espaço de educação, leitura e cultura, desejo uma Páscoa linda, com muita alegria, paz no coração e aconchego em família. Feliz Páscoa!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Abril de Lobato

Em comemoração ao seu aniversário de 75 anos e aos 129 anos de seu patrono, a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato (Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque. São Paulo/SP) promove a partir de hoje, 14, até a segunda-feira, 18 de abril, a Semana Monteiro Lobato, com uma programação diversificada. Além de contações de histórias e espetáculos musicados, estão previstas palestras sobre o autor. Em uma delas, ministrada pelos pesquisadores Ricardo Ferreira e Áurea Laguna, dia 18, às 10h, será relembrada a figura de Hilda Junqueira Villela Merz, antiga funcionária da unidade. Quando criança, ela frequentava a Biblioteca e ficou amiga do escritor, que estava sempre por lá. Lobato gostou tanto dela que até a colocou como personagem em alguns de seus livros. A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 10h às 17h.

Leituras no banheiro


Quando se tem o hábito de ler, a gente costuma ler tudo o que nos cai em mãos, inclusive no banheiro. Eu mesma confesso: sou adepta de leitura no banheiro. Tanto que tenho várias revistas a disposição lá para digamos...leituras inspiradas. Baseados nisso, olha só o que os russos inventaram:

Na falta de um livro, as pessoas geralmente recorrem a qualquer objeto que esteja à mão para ler no banheiro. Pensando nisso, e querendo incentivar o hábito da leitura, a rede de livrarias 100 000 books, da Rússia, imprimiu trechos de best-sellers em purificadores de ar e espalhou os produtos em banheiros de shoppings, escritórios e restaurantes. De acordo com o site Blue Bus, a ação fez tanto sucesso que a empresa agora decidiu vender os purificadores nas suas lojas.

Biblioteca FNLIJ reúne acervo de literatura infantil e juvenil

(Notícia retirada do Publishnews, 14/04/2011)
A Biblioteca FNLIJ está disponibilizando no site da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil uma parte de seu acervo de livros de literatura para crianças e jovens publicados no Brasil. O objetivo é oferecer o acesso ao mais completo acervo de literatura infantil e juvenil do País, além de contribuir para subsidiar pesquisas e políticas culturais e educacionais de compra de livros. Além da Biblioteca Virtual, o site também traz o conteúdo de mais de 900 programas de promoção da leitura, inscritos nas 13 edições de Concursos FNLIJ.

Bibliotecas britânicas preocupadas

É, a crise nas bibliotecas estão por toda parte. Já alcançou o primeiro mundo. Vejam só.

(Notícia retirada do Publishnews, 14/04/2011)
Os bibliotecários britânicos andam meio apreensivos com o fechamento de bibliotecas e com o corte de verba feito pelo governo para tentar minimizar o impacto da crise econômica. Na Feira do Livro de Londres, Tim Coates, um dos mais ativos defensores das bibliotecas, criticou as editoras por não tomarem partido. De acordo com ele, 500 unidades correm o risco de fechar este ano, e se ninguém lutar esse número pode chegar a 1.000 em 2012. Em outro painel, Kate Price, bibliotecária da Universidade de Surrey, voltou à questão criticando o pouco dinheiro que terão para continuar o trabalho e, sobretudo, para se adaptarem às mudanças impostas pela era digital. Outras dificuldades segundo a bibliotecária são: como catalogar todos os aplicativos, como acessar o conteúdo digital e também a falta de conteúdo disponível para bibliotecas, já que muitas vezes o que pode ser comprado pelo público ainda não tem licença para bibliotecas. Uma das ideias para combater a crise que se abre é que os alunos paguem uma taxa para usar os materiais durante o ano letivo. Mas eles ainda não sabem como vão sobreviver a 2011.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Fui entrevistada

Recebi ontem um e-mail de nossa querida blogueira e bibliotecária Adriana Ornellas do blog A menina do fim da rua. Ela criou uma coluna chamada Eu leio, Eu sou... e sou a entrevistada da vez. Obrigada Dri pelo carinho e pela oportunidade de expor meus pensamentos e ideias sobre leitura, livros e biblioteca escolar. Aproveito e convido a todos que me seguem por aqui no Bibliotequices e Afins para ler a entrevista e conhecer o blog da Adriana que é muito legal.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Mais uma edição do Festival BiblioFilmes


(Notícia retirada do Publishnews, 07/04/2011)
Não é de hoje que livros e filmes se encontram com frequência nos mais variados formatos e tamanhos. Mas o pedagogo português Vitor Meneses resolveu misturar cinema e literatura de vez ao criar o BiblioFilmes Festival, em 2008. Agora, o evento já se encontrar em sua 4ª edição anual, sempre premiando filmes e vídeos relacionados a livros, leitura ou bibliotecas. Neste ano, Com o tema de “Viva o Livro!”, o festival compreende três competições. A primeira é para curta-metragens de até 3,14 minutos que estejam no YouTube. Na segunda competem trailers de livros que também devem estar publicados em sites como o YouTube. E, finalmente, na terceira categoria concorrem média-metragens sobre livros e bibliotecas de até 30 minutos. O festival é uma iniciativa portuguesa, mas qualquer pessoa pode inscrever seu trabalho. As inscrições vão até o dia 15 de abril. A votação acontece entre 16 e 22 de abril e os vencedores serão anunciados no dia 23. Para se inscrever, acesse bibliofilmes.com.

Palestra debate métodos de inserção da leitura

O Goethe-Institut São Paulo, em parceria com a Fundação Ler (Stiftung Lesen) da Alemanha, promove neste sábado, dia 9, a palestra “A promoção da leitura e a primeira infância”. O objetivo é apresentar modelos para a inserção da prática ao cotidiano da criança. O evento ocorre às 10h, na Biblioteca Monteiro Lobato (Rua General Jardim, 485 - Santa Cecília. São Paulo/SP) com entrada franca. A palestra será ministrada pela gerente de Projetos e Programas da Fundação Ler, Sabine Uehlein. Participa ainda da mesa a gerente de Projetos Internacionais de Incentivo à Leitura, Carolin Seelmann. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail biblioteca@saopaulo.goethe.org ou através do telefone 11 3296-7001.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dia Internacional do Livro Infantil

(Notícia retirada do Publishnews, 1/04/2011)
A International Board on Books for Young People (IBBY), uma ONG internacional que trabalha para incentivar a leitura entre os baixinhos, organiza desde 1967 o Dia Internacional do Livro Infantil. A comemoração acontece no dia do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Todo ano, um escritório da IBBY é responsável pela comemoração e convida um ilustrador para criar o cartaz da data e um autor para escrever um texto comemorativo. Este ano o país encarregado é a Estônia, o ilustrador é Jüri Mildeberg e o autor é Aino Pervik. O tema deste ano é "The Book Remembers", algo como "O livro tem memória". Clique aqui para ler o texto de Pervik em inglês.

Projeto Lê pra mim chega a São Paulo

Depois de mais de um ano de sucesso no Rio de Janeiro, o projeto “Lê pra mim?”, idealizado pela atriz nia de Paula, chega a São Paulo. Durante os finais de semana do mês de abril o projeto estará no Museu da Língua Portuguesa (Praça da Luz, 1 - Luz). O objetivo é incentivar a leitura entre o público infantil através de histórias contadas por grandes artistas. Abrindo o evento, neste sábado, 2 de abril, na parte
da manhã, estarão o escritor Pedro Bandeira e a atriz Etty Fraser, e na parte da tarde, a apresentadora Marília Gabriela. Os encontros acontecem sempre aos sábados e domingos, às 11h e às 16h. Entre as presenças já confirmadas, estão nomes como Gabriela Duarte, Laura Cardoso, Marcos Caruso, Marisa Orth, Fafá de Belém, Otávio Mesquita, Nany People e a primeira dama do Estado de São Paulo, Lu Alckmin. O evento tem entrada franca. Para obter mais informações sobre o projeto acesse o site.