quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Blogagem Coletiva: consumo consciente - Capítulo 3

Ontem falei de passagem sobre a relação negativa entra a criança e o consumo. O quadro que temos hoje, é de uma infância estimulada pela mídia e pela própria sociedade a digerir comportamento doentios com relação ao consumo. Seja de alimentos (veja o quadro alarmante da obesidade infantil), brinquedos, roupas e comportamento. A infância do século 21 está prejudicada pois perdeu aquela inocência própria da criança. Vemos hoje "protótipos" mal formados de adultos. Expostos aos apelos publicitários, elas são presas fáceis desse comportamento desregrado e que tem contribuído e muito, para a degradação do planeta. Você deve estar pensando: Mas será que ela não está exagerando? Crianças sendo responsáveis pela degradação do planeta? Veja bem, acompanhe meu raciocínio. As crianças são apenas um elo, dessa enorme corrente que tem desencadeado tantos desequilíbrios ambientais. É claro que se as crianças de hoje são como são, por terem exemplos dos adultos a lhes ditar o comportamento. Ninguém nasce sabendo, aprendemos ao longo da vida e isso nos leva a refletir sobre nossa conduta de adulto perante elas. Por outrolado, também tivemos exemplos de nossos pais e avós. Contudo, a urgência em modificar velhos hábitos que tanto tem contribuído para a poluição e destruição do meio ambiente nos força a rever costumes tão arraigados em nós. Como já disse anteriormente, compete a nós, nos esforçarmos para mudar comportamento e forma de se consumir para que nossos descendentes também se espelhem e façam nesse nosso mundo, um lugar mais agradável de se viver evitando assim, tantos problemas.



quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Blogagem Coletiva: consumo consciente - Capítulo 2

Hoje falarei um pouco mais sobre o consumo, focando o lado emocional da coisa. Até alguns anos atrás, eu mesma era uma consumista voraz, a própria Becky Bloom, para quem ainda não conhece essa personagem, indico o livro Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, de Sophie Kinsella. Mas voltando ao tema, desde que comecei minha vida profissional, talvez pelo deslumbre que o poder aquisitivo nos dá, saía desvairadamente gastando dinheiro em compras de calçados, roupas, acessórios e outras coisas que me davam imenso prazer. Achava isso tudo o máximo! E o prazer aliado a esse momento da "obtenção" de determinado objeto era algo indescritível. Com o passar dos anos, veio o amadurecimento, a reflexão e, lógico, junto a tudo isso, ganhei vários cartões de crédito comprometido, vi meu nome sujo e o desespero por não poder fazer mais compras. Toda essa exposição pessoal, é para mostrar que essa situação é muito mais comum do que se pensa afinal, com toda essa indústria da publicidade nos bombardeando a toda hora e em todos os lugares nos dizendo: Compra!!! Possua!!! Deseje-me!!!! torna-se muito difícil para as pessoas resistirem a esse apelo e comprar somente o necessário para a sua vida. A sociedade nunca presenciou um período como hoje onde vivenciamos a ditadura do consumo. Desde a mais tenra idade, as crianças já são "formatadas" pelo desejo de algo. A TV vive bombardeando imagens de sapatos, bonecas, jogos, roupas de griffe que toda criança feliz deve ter. Assim, desde cedo tornam-se "pequenos ditadores" de seus próprios pais, impondo sua vontade de adquirir determinados objetos não se importando se seus pais podem ou não arcar com tais despesas. Na adolescência, o que vemos atualmente são jovens extremamente consumistas, no entanto, é apenas o desejo puro e irracional de obter tais objetos pelo simples fato de serem aceitos nos grupos aos quais frequentam. Percebem onde isso vai dar? Exatamento o que vemos hoje: uma sociedade doente no qual ninguém, ou quase ninguém, consegue pensar e vivenciar uma vida mais leve, buscando consumir apenas o necessário e dessa forma, respeitar o meio ambiente, preocupando-se com a qualidade de vida no planeta. Consegue entender onde quero chegar? Não adianta tantos projetos e trabalhos de conscientização para a preservação do planeta se não houver uma verdadeira mobilização, compreensão e por fim a tal conscientização de verdadeiras mudanças de hábitos, a começar pelo consumo consciente. É uma tarefa fácil? Claro que não. É impossível? Também não. Será trabalhoso? Com certeza. E será certamente uma tarefa a longo prazo pois mudanças não ocorrem da noite para o dia. Então pessoal que tal começarmos essas pequenas mudanças já para que num futuro os nossos descendentes possam usufruir de um planeta melhor, numa sociedade melhor, com uma qualidade de vida melhor e mais justa?

terça-feira, 25 de agosto de 2009

1ª Olimpíada de História já tem inscritos. Está faltando você!

Para a galera que curte história, recebi de nosso colega blogueiro Thiago, a informação e o pedido de divulgação da 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil promovida pela UNiCAMP.
Podem participar somente alunos de oitavo e nono anos do ensino fundamental e do I, II e III ano do ensino médio. As incrições vão de 1 de agosto a 15 de setembro e a Olimpíada começa no dia 21 de setembro.
Professores divulguem e incentivem seus alunos a se inscreverem. Alunos, busquem o apoio de seus mestres e venham participar. Para saberem mais acessem o site.

Blogagem Coletiva: consumo consciente - Capítulo 1

Durante essa semana, haverá uma blogagem coletiva discutindo e esclarecendo sobre o consumo consciente. O que durante muito tempo foi assunto chamado por muitos de "chato", atualmente é questão de sobrevivência nesse planeta já tão desgastado por uma superpopulação que usufruiu de forma desregrada e sem consciência. O desenvolvimento industrial, a vida moderna com todas as suas facilidades trouxe como consequência, um desequilíbro dos recursos naturais e o resultado de tudo isso é o que temos sofrido em várias partes do globo. O excesso de poluição atmosférico, os rios e oceanos cada vez mais sujos, o consumo desenfreado da sociedade que só pensa em consumir não se importando com o resultado disso tudo. O desperdício de alimentos (na minha opinião e de especialistas, é o grande mal do brasileiro), pois aumenta de forma significativa o lixo. No caso do Brasil, a situação do lixo é algo bem preocupante pois os lixões e os aterros sanitários em sua maioria encontran-se de forma irregular causando sérios comprometimentos do solo. Mas, a meu ver, o que mais compromete a qualidade de vida de todos ainda é a falta de conscientização e o esforço em mudar velhos e arraigados hábitos de toda população brasileira. Procuro enfatizar sempre o nosso país, pois ainda estamos longe de uma melhoria pois a sociedade ainda se nega a ouvir e tentar mudar as coisas. É muito mais cômodo, deixar as coisas do jeito que está. Bem sei que mudar não é fácil para ninguém. Mudar exige esforço, disciplina e objetividade. Qualidades que nem todo brasileiro desenvolveu em seu dia-a-dia. Mas, só vamos conseguir alcançar o patamar da qualidade, quando seguirmos determinadas posturas tais como:
  • Refletir sobre nossos hábitos de consumo e oportunidades de mudança visando a redução dos impactos sociais e ambientais negativos. Ex: em vez de consumir alface, tomate, cebola e batata o ano inteiro, aprender quais são as frutas, verduras e legumes da estação que exigem a aplicação de menor quantidade de agrotóxicos. Se possível, consuma produtos orgânicos
  • Indagar as empresas proprietárias das marcas que você habitualmente consome sobre os impactos ambientais e sociais da produção dos produtos e serviços. Demande mudanças no processo de produção e ações no pós-consumo. Ex: produtos elétricos e eletrônicos eficientes - as empresas podem fabricar equipamentos eficientes no uso de energia e se responsabilizar pela coleta dosprodutos no pós-consumo
  • O consumidor (você) precisa estar convencido de que, quando faz compras, está, de fato, exercendo uma responsabilidade social, política e moral que vai além dos seus interesses particulares

(Itens retirados do Almanaque Brasil Socioambiental, p.348)

Amanhã falarei sobre outros pontos a serem discutidos e reformulados e deixarei alguns endereços interessantes de se conhecer.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Blogagem coletiva: Meu consumo é consciente


Recebi o convite de nossa colega Cybele Meyer, do blog Falando sobre... para participar dessa blogagem. O Bibliotequices & Afins tendo como um de seus pilares a educação, não poderia ficar de fora. Discutir e esclarecer sobre noções conscientes de consumo, fará desse planeta já tão judiado por nós um pouco melhor. E, para que isso aconteça, é necessário uma tarefa em conjunto de toda a sociedade para modificar velhos hábitos em novos modelos para se viver. Estendo aqui o convite recebido à todos que por aqui passarem para também fazer parte dessa corrente. A blogagem acontecerá de 24 a 30 de agosto. Para participar, clique aqui

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Blogs de bibliotecários: bem interessantes

Sempre que posso e tenho um tempinho, navego na internet a procura de curiosidades na área biblioteconômica. Hoje recebi uma mensagem do grupo de bibliotecários indicando um blog sobre bibliotecarios e bibliotecas. Lá encontrei uma lista dos melhores blogs de bibliotecas e bibliotecários. Comecei a conferir alguns gostando de todos pois esses profissionais lá fora têm um conhecimento que me faz sentir uma aluna do primário. Adoro e sempre aprendo algo. Mesmo com as dificuldades da barreira da língua (um dia ainda tomo vergonha na cara e faço um curso decente de inglês), consigo entender muitas das coisas que vejo e hoje me diverti muito ao conhecer um blog de um jovem colega da área. Cheio de bom humor, esse blog , Libraryman ,contém informações interessantes mas o que mais gostei foi um video que ele fez. Acho que está faltando um pouco dessa criatividade e alegria para difundir um pouco mais nossa área e afins. Confiram:




terça-feira, 18 de agosto de 2009

Cresce no país as oficinas literárias

(Notícia retirada do PublishNews, 16/08/09)
O Brasil vive a emergência de um movimento literário: o dos escritores com diploma de autor. Centros culturais com lotação esgotada e professores particulares com fila de espera caracterizam a vicejante versão brasileira da disciplina "creative writing" (escrita criativa) das universidades norte-americanas. Os resultados são semelhantes: escritores reconhecidos pela crítica e premiados nos concursos de literatura. A Casa do Saber é uma das escolas que aderiram recentemente às oficinas de escrita criativa: as aulas começaram neste ano. Segundo o diretor Mario Vitor Santos, a escola abriu uma exceção à regra de não oferecer cursos práticos depois de discutir a proposta da professora Noemi Jaffe. A Casa das Rosas, em São Paulo, tem suas aulas práticas lotadas. Para o poeta Frederico Barbosa, diretor dessa instituição mantida pelo Estado, a meia dúzia de oficinas acontecendo em agosto e setembro, com 30 vagas cada uma, não esgota a demanda. Uma das atrações do período é Marcelino Freire, que mantém outra oficina em São Paulo (no espaço Barco) e recebe convites para encontros em todo o país. Marcelino foi aluno de Raimundo Carrero, pioneiro da prática em Pernambuco. Leia mais

Modelo americano

(Notícia retirada do PublishNews, 16/08/09)
Aulas práticas de literatura já viraram história nos EUA. Em The Program Era (Harvard University Press, 466 pp., US$ 35, R$ 64), Mark McGurl argumenta que não dá para compreender a literatura norte-americana do pós-guerra sem conhecer os programas universitários de escrita criativa. Compreender essa história ajuda a identificar uma raiz de boa parte da nova literatura brasileira. A Universidade de Iowa pode ser tomada como um exemplo central. Passaram por oficinas em Iowa profissionais da escrita como Raimundo Carrero, Charles Kiefer e Affonso Romano de SantAnna. Este fez nos anos 70, com Silviano Santiago, algumas das primeiras experiências do gênero em uma universidade brasileira (a PUC-RJ). Professor de letras na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, Mark McGurl esmiuça as diferentes formas como escritores viram a relação com a universidade. Confira na entrevista. (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1608200907.htm)

domingo, 16 de agosto de 2009

50 excelentes cursos abertos para bibliotecários

Atenção bibliotecários que desejam ampliar seus conhecimentos:

(Notícia retirada do PublishNews, 14/08/09)
O site Best Colleges Online, que traz sugestões de cursos superiores pela internet, preparou um ranking exclusivo para quem quer se aprimorar na arte das bibliotecas, informa Galeno Amorim. Anunciada como "50 excelentes cursos abertos para bibliotecários", a lista oferece cursos em instituições de prestígio, como a MIT, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e a Universidade de Berkeley, nos EUA. Os cursos são variados.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ainda maturando e repensando a reforma ortográfica da língua portuguesa

Nosso colega Rosalvio enviou uma mensagem falando a respeito de um texto de um blog português que dizia ser contra a reforma ortográfica da língua portuguesa. Aqui entre nós brasileiros muito já se discutiu sobre esse tema. No entanto, isso acabou meio que no esquecimento de todos. Afinal, com tantos problemas para se resolver no dia a dia...
Desde o início desse assunto, eu olhei com desconfiança para essa questão. No ano passado, assisti uma palestra do professor Pasquale Cipro Neto falando sobre essa tal reforma que iria, no mínimo, atrapalhar a vida de todos independente de você ser aluno ou professor.
O professor Pasquale nos falou sobre a resistência que o povo português estava tendo com relação a esse assunto afinal, mexer com uma língua que está tão bem estruturada já há tanto tempo não é coisa fácil de se realizar. Nos disse inclusive, das dificuldades até mesmo de cunho financeiro para as editoras reeditarem todo o seu acervo. No que concordei de imediato afinal, existe aí toda uma série de mudanças e trabalho (que ao meu ver é inútil). Com relação ao Brasil, nós também temos várias preocupações. O povo brasileiro no geral já tem uma dificuldade imensa em aprender a própria língua da forma correta. E agora, surge todas essas mudanças que só servem para atrapalhar ainda mais a aprendizagem de todos. Se antes algumas pessoas já não gostavam da matéria de língua portuguesa, agora então com todas essas novas regras...é só pensar um pouco.
Agora eu pergunto e peço desculpas desde já por minha ignorância: qual o VERDADEIRO intuíto dessa reforma? Quem está por trás disso tudo? A quem é de interesse que a língua mude? E por último mas não menos importante: POR QUE O POVO NÃO FOI CONSULTADO SOBRE ISSO?
Bom paro por aqui mas deixo o endereço do blog de nossa colega bibliotecária em Lisboa Maria Clara que fala sobre o assunto de uma forma muito inteligente e com uma certa dose de humor que é simplesmente deliciosa. Vale a pena ler: A Biblioteca do Jacinto

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

UNICAMP realiza fórum na área do Conhecimento e Tencologia da Informação


O importante tema “Conhecimento e Tecnologia da Informação”, pela relevância social e acadêmica para o país, adquire um destaque especial no Brasil atual. Este, com o título "Base de Dados e Repositório de Acesso Livre", organizado pelo SBU e COCEN, é o trigésimo de uma série de seminários, a serem realizados durante o ano de 2009.
A iniciativa do Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação conta com a participação de diversas unidades da Unicamp, que se dedicam direta ou indiretamente a este assunto.
A CGU e a CORI esperam contar com ampla participação dos interessados do meio acadêmico e dos órgãos ligados a esta área de conhecimento.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Rio recebe a ONG Sorriso

Nosso colega de profissão Pedro Anízio Gomes do blog Blogão do Pedrão é que nos trouxe essa informação que passo adiante pois é muito importante sua divulgação.

A ONG Sorriso: http://www.operacaosorriso.org.br/ faz um trabalho super bonito no mundo todo e eles estão a caminho do Brasil, no início de agosto, fazendo uma triagem para cirurgias gratuitas em crianças.
TRIAGEM DE PACIENTES: 6 e 7 de Agosto - Rio de Janeiro
Hopital do Fundão- UFRJ
Informações: 21-7152-3855 e 11-3443-1710
Com Alojamento para pacientes e acompanhantes

sábado, 1 de agosto de 2009

Encontro Nacional de Bibliotecários de Instituições de Ensino - Programe-se!



Gestão de Bibliotecas – As informações e a interdisciplinaridade no mundo do conhecimento

Acontecerá no mês de agosto o Encontro Nacional de Bibliotecários de Instituições de Ensino. Você que é profissional de biblioteca escolar não pode ficar de fora desse evento. Num momento em que a classe luta para se fortalecer como profissional sério e importante no comando das bibliotecas escolares, esse encontro é de suma importância.
Data: 28/08/2009
Local: Hotel Sonesta - Avenida Ibirapuera, 2.534 - São Paulo