quarta-feira, 12 de março de 2014

Alguns perfis de bibliotecárias


Ainda na comemoração do Dia do Bibliotecário, posto aqui e compartilho com vocês a matéria que saiu no Site Vagas.Com onde eu e minha colega de profissão Maysa Barbosa fomos entrevistadas. A matéria também entrevista a bibliotecária Sueli Motta, da Biblioteca de São Paulo e Regina Céli de Souza, bibliotecária responsável pela biblioteca do escritório jurídico Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados. O legal né que a matéria mostra as várias áreas que o bibliotecário pode atuar.
É sempre bom ver nosso trabalho reconhecido!
http://www.vagas.com.br/profissoes/carreiras/biblioteconomia-campo-de-atuacao-vai-alem-das-bibliotecas/

12 de março - Dia do Bibliotecário


Hoje é uma data para se comemorar e refletir sobre a carreira do bibliotecário. Em muitos Conselhos haverá comemoração, brindes, encontros entre profissionais, abraços, beijinhos e sorrisos a mil.
Veja bem, não sou contra nada disso, até gosto mas, ultimamente ando muito mais para a reflexão de nossa postura profissional e a ação que temos desenvolvido nas bibliotecas.
Com especial atenção para as bibliotecas escolares, tenho um olhar atento e um pouco entristecido por ver tão pouco sendo feito. Instituiu-se a lei nº12.244, mas o que temos visto até o momento é praticamente nada. Já está difícil construir ou manter as escolas públicas, o que dirá abrir uma biblioteca e admitir um especialista da área, no caso, o bibliotecário para administrá-la? A situação do bibliotecário não é muito diferente da situação do professor. Aliás, nos encontramos no mesmo barco sem leme nesse país desgovernado por uma trupe que deseja tudo, menos investir na educação. E o quadro se agrava a cada dia.
Quem estiver lendo pode até me achar uma pessoa pessimista, mas já digo de antemão que não sou. Se fosse já teria pulado fora desse barco faz é tempo. Mas apesar de tudo, ainda acredito e aposto na educação. E aposto principalmente numa escola com uma biblioteca bem gerida para atender a toda a comunidade acadêmica.
E apostando nessa ficha, desejo a todos os bibliotecários brasileiros um dia de muita alegria, um ano de muitas atividades e espaço para trabalhar. E claro, o reconhecimento da sociedade para com esses profissionais.