quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Aprendizado vai além das aulas de português, garante professor

(Notícia retirada do PublishNews, 20/02/2013)

Ao assumir uma turma do quarto ano do ensino fundamental, o professor Arthur Cândido de Magalhães percebeu que os alunos apresentavam dificuldades para ler e produzir textos. A constatação de que a escola não tinha propostas de leitura nem biblioteca o levou a desenvolver o projeto Leitura e Produção de Textos na Escola – Entre Nessa Você Também! O trabalho acabou premiado na sexta edição do Prêmio Professores do Brasil. [...] Entre as atividades desenvolvidas, Arthur destaca duas visitas à biblioteca pública. Na primeira, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o local; na segunda, fizeram doação de livros que produziram nas aulas. Um de contos, um de poesias e outro de frases sobre leitura (coletânea). Leia mais

Work in progress: acompanhamento de projetos em criação literária

Essa dica vai para quem deseja se aperfeiçoar na arte da escrita literária. Vale a pena fazer essa oficina e trabalhar seus textos que, muitas vezes está há anos engavetado.


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA:

Trata-se de uma oficina de criação literária sem prazo de término, para desenvolvimento, criação, leitura crítica e acompanhamento do processo criativo de cada autor. A característica da oficina permite que o participante entre a qualquer momento para iniciar o seu ciclo: criar, desenvolver e concluir um projeto literário.
Os participantes irão, a partir de uma proposta apresentada, escrever e reescrever os seus textos, seja um projeto iniciado, esboçado, engavetado, ou mesmo gerado na própria oficina. Poderão a cada encontro compartilhar com o grupo de escritores/leitores o seu processo, sob a minha coordenação (acompanhamento individual e em grupo). A proposta principal é mergulhar no processo criativo de um projeto em literatura de ficção, seja um romance, uma novela ou um livro de contos, sem fronteiras para gêneros ou público-alvo.
Podem se inscrever e participar: escritores, escritores em formação, aspirantes ao ofício que tenham um argumento ou ideia para ser trabalhada e retrabalhada, ou mesmo àqueles que já tenham um livro iniciado e queiram desenvolvê-lo e concluí-lo.
Os projetos serão acompanhados, passo a passo, lidos, relidos, escritos, reescritos, a fim de apurar a linguagem, dar forma às histórias, vida aos personagens, encontrar a voz e o estilo de cada autor e de cada projeto.
Vagas limitadas
Encontros quinzenais: Terças-feiras.
Das 19h30 às 22h30.
R$ 100,00 por mês.


Rua Oscar Guanabarino, 57 – Aclimação
Informações e Inscrições pelo e-mail:

Biblioteca recebe encontros Autores e ideias

Iniciando o ano pra valer, já contamos com algumas atividades bem interessantes pelas bibliotecas. Acompanhem:

A escritora Andrea del Fuego abre no dia 2/03, às 11hs, o projeto Encontros com Autores e Ideias, idealizado pela jornalista Mona Dorf. A ideia é abordar os diferentes gêneros, com autores diversos, a partir da obra deles, na forma de bate-papo e com participação da plateia. Até o fim de setembro serão 10 mesas literárias, aos sábados, duas vezes por mês, com duração de 2 horas. O encontro acontece na Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude (Avenida Cruzeiro do Sul, 2630, Estação Carandiru, São Paulo. Tel.: 11 2089-0800). Para mais informações, acesse www.autoreseideias.wordpress.com.