segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Biblioteca Mário de Andrade inaugura prédio anexo

Na próxima quarta-feira, 19/12, a partir das 9h30, o anexo da Biblioteca Mário de Andrade (Rua Dr. Bráulio Gomes, 125/139, São Paulo, SP) abre suas portas. A programação conta com a abertura de uma exposição relacionada ao acervo de periódicos Ridendo castigat mores e o lançamento da Revista da Biblioteca Mário de Andrade n.68. O prédio anexo abrigará a Hemeroteca. A reforma, iniciada em 2006, inaugura uma nova fase do acervo retrospectivo de periódicos gerais, que começa a ser organizado de forma a oferecer adequadas condições de consulta por pesquisadores e público em geral.

Biblioteca de São Paulo oferece catálogo online


Uma ótima notícia para os usuários das bibliotecas:

Leitor pode consultar pela internet se o livro que procura está disponível para empréstimo
Por meio da internet, o leitor que frequenta a Biblioteca de São Paulo (Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo) pode consultar o catálogo de livros e DVDs da instituição. Basta acessar o site da Biblioteca e procurar o link Catálogo. No campo Pesquise Nosso Catálogo, é só colocar as palavras-chave e buscar seu item de interesse. A ferramenta informa se o livro ou DVD está disponível para empréstimo. Para fazer a consulta não é necessário ser sócio da Biblioteca. A Biblioteca funciona de terça a sexta, das 9h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Biblioteca digital disponibiliza patrimônio cultural da Alemanha

(Notícia retirada do Publishnews 11/12/12)

Todos poderão ter livre acesso à memória cultural da Alemanha através de um grande portal na internet. Esse é o objetivo da DDB, a Biblioteca Digital Alemã, ainda em versão beta. Uma meta viável, garantem seus criadores. O portal ainda está em fase de testes e não tem um design muito atraente, mas isso deverá mudar em breve. O site Deutsche Digitale Bibliothek (Biblioteca Digital Alemã – DDB), promete reunir uma coleção de saber sem precedentes: uma rede de cultura e ciência, um arquivo ímpar da memória cultural da Alemanha. E até mesmo da Europa, pois a DDB faz parte do portal cultural europeu Europeana, que existe há mais de quatro anos. [...] Os coordenadores do projeto prometem que o direito autoral é respeitado em todos os seus registros. A DDB pretende disponibilizar sua coleção digital em diversas mídias. Os jornalistas poderão utilizá-la como ferramenta de pesquisa; autores de livros didáticos e programas de aprendizado virtual (e-learning) também se beneficiarão.