terça-feira, 19 de junho de 2012

Ciência Hoje disponibiliza acervo gratuíto

(Notícia retirada do Publishnews 19/06/2012)

Que ótima notícia!

O Instituto Ciência Hoje, em comemoração aos seus 30 anos e ao aniversário da Revista Ciência Hoje, lança um acervo digital gratuito com todas as suas publicações. O arquivo ficará aberto por três meses.
O conteúdo da revista tem registros de fatos científicos importantes que ocorreram no Brasil e no mundo de 1982 a 2012. Por meio do site, os leitores vão encontrar matérias sobre meio ambiente, biologia, história, física, sociologia, antropologia, química, astronomia, entre outros.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Osasco abre Feira do Livro


A Liga Brasileira de Editoras (Libre) está organizando a 2ª edição da Feira do Livro de Osasco, que começa hoje, 14, na cidade paulista, e segue até o dia 25 de junho, com entrada franca. A programação ficará concentrada na Biblioteca Pública Monteiro Lobato (Av Marechal Rondon, 260, Centro – Osasco/SP) e contará com apresentações culturais e a presença de mais de 60 editoras que apresentarão ao público mais de cinco mil títulos de todos os gêneros, além de publicações em braille e audiolivros. Para conferir mais detalhes sobre a feira, clique aqui.

terça-feira, 12 de junho de 2012

A biblioteca da utopia

(Notícia retirada do Publishnews 12/06/2012) - por Felipe Lindoso

Comentar o projeto da Harvard University de digitalizar os acervos das bibliotecas universitárias vem bem a calhar no contexto das discussões sobre cópias não autorizadas e digitalizadas para difusão pela internet. A iniciativa de Harvard descende diretamente do falecido Google Book Search, que Larry Page imaginou em 2002 e que pretendia digitalizar todos os livros impressos no mundo. O projeto, como se sabe, foi sepultado depois de um longo embate no judiciário dos EUA, mas a ideia da digitalização não morreu. Um dos críticos mais contundentes do projeto do Google foi o historiador Robert Darnton. Sucede que Darnton foi nomeado, em 2007, como diretor do sistema de bibliotecas da Harvard University. A partir dessa posição, tenta por de pé a Digital Public Library of America. Que, essencialmente, tem o mesmo escopo do projeto googliano: digitalizar tudo. Com Darnton à frente e princípios tão nobres a justificá-lo, a suposição é de que o projeto poderia avançar sem dificuldades. Ledo engano. O projeto de Darnton ganhou apoios importantes, e mecanismos substanciais de financiamento. E começou também a ganhar objeções.
Leia mais

Biblioteca de SP abre edital para resenhadores

(Notícia retirada do Publishnews 12/06/2012)

Até o dia 20 de julho a Biblioteca Monteiro Lobato, na capital paulista, recebe inscrições para o credenciamento de interessados em prestar serviços profissionais de leitura de obras de literatura infantojuvenil e produção de resenhas para atualização da publicação Bibliografia brasileira de literatura infantil e juvenil. Para saber mais sobre as regras das inscrições, acesse o site da prefeitura neste link. Em caso de dúvidas, entre em contato com a biblioteca pelos telefones XX11 3256 4438 e XX11 3256 4122 ou pelo e-mail bcsp.mlobato@prefeitura.sp.gov.br.

Moradores do Ipiranga lamentam biblioteca fechada

Lamentável a situação de mais essa biblioteca.

No Ipiranga, uma biblioteca está fechada há dois anos por falta de funcionários. No local, estão seis computadores, mesas e cadeiras e centenas de livros, espalhados em 20 prateleiras. Mas o acervo não pode ser utilizado e a estrutura está abandonada.

A biblioteca foi inaugurada em 2003, no programa "Ribeirão das Letras", que espalhou 84 unidades por toda a cidade. A ideia era incentivar a leitura e o acesso gratuito ao livro. E o espaço do Ipiranga, no seu auge, chegou a fazer rodas de leitura com 15 crianças carentes.

Há dois anos, porém, os contratos dos estagiários não foram renovados pela prefeitura, a biblioteca ficou sem funcionários e teve que fechar suas portas. Leia mais

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Um ótimo periódico para se conhecer


Uma revista portuguesa sobre Bibliotecas Escolares que vale a pena conhecer. Newsletter


terça-feira, 5 de junho de 2012

Intelectuais apoiam blog Livros de Humanas

Criado em 2009, o blog Livros de Humanas reunia mais de dois mil títulos acadêmicos para download gratuito. O site foi retirado do ar no fim de maio, devido a uma ação judicial movida pela Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), entidade que representa dezenas de editoras do país. Em carta aberta, escritores e acadêmicos defendem o blog. Assinado por Alexandre Nodari, Eduardo Sterzi, Eduardo Viveiros de Castro, Idelber Avelar, Pablo Ortellado, Ricardo Lísias e Veronica Stigger, o documento afirma que o endereço “é uma biblioteca sem fins lucrativos” construída em “moldes modernos e democráticos”. Leia a carta na integra