domingo, 29 de abril de 2012

Conferência IASL 2012, Doha, Qatar 11-15 novembro de 2012


Novamente temos à nossa disposição essa rara oportunidade para bibliotecários e profissionais da área de biblioteca escolar concorrerem a uma vaga patrocinada para participar do próximo Congresso Internacional da International Association of School Librarianship (IASL) 2012, a se realizar em Doha, Qatar, entre 11-15 de novembro, 2012.

O profissional escolhido, além de se integrar no cenário internacional da biblioteca escolar e se relacionar com estudiosos e especialistas do mundo todo, também se tornará membro da IASL por dois anos. Quem oferece esta oportunidade é a Fundação Da Vinci Huis (Holanda).

Participem! Vá a página do IASL, leiam sobre o evento e programem-se!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro

(Foto da própria autora tirada da Feira do Livro do Colégio Dante Alighieri/SP)

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a 23 de Abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de Abril de 1899 nasceu Vladimir Nabokov.Nessa mesma data também nasceu e morreu William Shakespeare. A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e desenvolvimento econômico.


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Show de ciências é apresentado gratuitamente em bibliotecas

Cientistas malucos da Mad Science estimulam a curiosidade pelo saber científico
As bibliotecas de São Paulo ficam mais animadas neste mês de abril,com a presença dos cientistas malucos da Mad Science. Eles levam um show empolgante, engraçado e totalmente interativo, trazendo novidades do mundo da ciência divertida para as bibliotecas.
Durante todo mês de abril, bibliotecas municipais de São Paulo terão na programação o Show Ciência Super Divertida, que por meio de experiências interativas aguçam a curiosidade de crianças e adultos sobre os fenômenos da ciência, demonstrando o quanto ela está presente no nosso dia a dia.
As apresentações são gratuitas,com duração média de 50 minutos e indicadas para crianças maiores de 5 anos. Os shows acontecem em diferentes bibliotecas da cidade. Confira as datas e locais de apresentação da Mad Science:
Dia 07/04
Local: Biblioteca Belmonte
Horário: 11h
End: Rua Paulo Eiró, 525 Santo Amaro – São Paulo/SP
Dia 15/04
Local: Biblioteca Padre José de Anchieta
Horário: 11h
End: Rua Antônio Maia, 651 Perus – São Paulo /SP
Dia 18/04
Local: Biblioteca Monteiro Lobato
Horário: 14h30
End: Rua General Jardim, 485 Vila Buarque – São Paulo /SP
Dia 28/04
Local: Biblioteca Mário Schenberg
Horário: 14h
End: Rua Catão, 611 Lapa São Paulo/SP
Dia 29/04
Local: Biblioteca Álvares de Azevedo
Horário: 11h
End: Praça Joaquim José da Nova, s/n Vila Maria São Paulo/SP
Dia 29/04
Local: Biblioteca Viriato Corrêa
Horário: 16h
End: Rua Sena Madureira, 298 Vila Mariana São Paulo/SP
Sobre a Mad Science
A Mad Science busca estimular o interesse e a curiosidade das crianças, mostrando que o gosto pelo estudo científico é tão vital quanto a leitura, a escrita e a matemática. No Brasil desde 2008, a franquia canadense, está comprometida em garantir o divertimento e a informação, por meio de programas interativos. Os cientistas malucos levam conhecimento e diversão para os cursos extracurriculares, eventos especiais, oficinas de ciências e festas de aniversário. Todas as atividades são interativas e têm como objetivo despertar o raciocínio lógico.
Compromisso Mad Science: despertar o interesse pelo conhecimento com diversão

Curso de Gestão de Bibliotecas Digitais é oferecido pela Fundação Biblioteca Nacional

Até 15 de junho, estão abertas as inscrições para o 1º Curso de Gestão de Bibliotecas Digitais. O evento acontece de 2 a 6 de julho no Auditório Machado de Assis e no Laboratório de Digitalização, na Biblioteca Nacional, no centro do Rio de Janeiro. São 60 vagas disponíveis para a atividade, que acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30. Além de embasamento teórico, o curso oferece abordagem prática, onde o aluno poderá vivenciar in loco o processo de trabalho da BNDigital.

Durante uma semana, serão discutidos os principais conceitos e práticas relacionados à criação e gestão de bibliotecas digitais. Além disso, padrões e tecnologias envolvidos nos processos de digitalização, armazenagem e preservação digital estão entre os temas do curso. A atividade é voltada para profissionais da área de informação, tais como bibliotecários, arquivistas, museólogos e analistas de sistemas. Os alunos com mais de 75% da carga horária cumprida receberão certificado de participação.

O uso de ferramentas de software livre na criação de Bibliotecas Digitais e a capacitação para planejamento e gerenciamento de informações em meio digital também estão entre os objetivos da atividade. O valor do curso é R$500,00. A ficha de inscrição e mais informações sobre o programa estão disponíveis no site da BN Digital:http://bndigital.bn.br/. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail bndigital@bn.br e nos telefones (21) 2220-4281 e 3095-3954.

1º Curso de Gestão de Bibliotecas Digitais

De 2 a 6 de julho na Biblioteca Nacional

Inscrições até 15 de junho em http://bndigital.bn.br/

Informações: bndigital@bn.br e nos telefones (21) 2220-4281 e 3095-3954