domingo, 31 de julho de 2011

Dúvidas acadêmicas: novidade na área

(Notícia retirada do Jornal do Campus)

A Internet é campeã como fonte de informação rápida quando pintam aquelas dúvidas acadêmicas. Seja sobre teorias e exercícios das disciplinas ou questões práticas da universidade, como localização de bibliotecas, cursos e serviços.

Pensando nisso, Helder Ribeiro, aluno de Engenharia de Computação na Unicamp, resolveu criar o site Umamão. Basta se cadastrar, postar sua dúvida e aguardar a colaboração dos usuários – além de arregaçar as mangas e responder as perguntas em aberto para colaborar. Leia mais

terça-feira, 19 de julho de 2011

20 de julho - Dia Internacional da Amizade


Vamos comemorar a amizade espalhando leitura por todos os cantos da cidade. Essa promoção vale a pena. Além de celebrar a amizade, podemos fazer novas amizades disseminando a leitura para todos. Venha fazer parte dessa turma!

EUA passam a abolir ensino de letra de mão nas escolas

(Notícia retirada do Publishnews, 19/07/2011)

O ensino da letra cursiva será opcional no Estado norte-americano de Indiana e deverá ser banido definitivamente nos próximos anos. A decisão deve ser seguida por mais de 40 estados do país que também consideram esta forma de escrever como ultrapassada. Na avaliação deles, é mais importante se concentrar no aprendizado das letras bastão. O argumento dos defensores desta lei, que provocou polêmica nos Estados Unidos nas últimas semanas, é de que hoje as crianças praticamente não necessitam mais escrever as letras com caneta ou lápis no papel. Seria mais importante elas aprenderem a digitar mais rapidamente, já que quase toda a comunicação acontece por meio de letras de forma nos celulares e computadores. [Matérias complementares: Asiáticos só compreendem letra de forma e No Brasil, aula de caligrafia perde relevância]


quinta-feira, 7 de julho de 2011

Uma leitura pra lá de prazerosa!

E agora, algumas sugestões de literatura adulta para você professor (a), pai, mãe que também estão curtindo umas férias. Foi uma deliciosa descoberta pra mim. Tony Bellotto como escritor.
Sinopse:Teo Zanquis está na praia, em Ipanema, falando consigo mesmo. E a história que ele conta é a sua própria, a de um guitarrista de uma banda de rock de um único sucesso nos anos 80, cujos discos só podem ser encontrados em sebos musicais do centro de São Paulo. A vida profissional e artística de Zanquis atingiu muito
rápido seu apogeu para, em seguida, com a mesma rapidez, mergulhar no mais retumbante esquecimento.
Mimetizando às avessas sua história de vida, Tony Bellotto põe em cena, em No buraco, um tipo solitário, que caminha sem ilusões para a velhice ruminando as estripulias de seus tempos de glória e juventude. Mas isso não impede que Teo busque o amor no corpo de uma jovem coreana, nem que estreite laços de amizade com figuras de quem ele jamais imaginaria se aproximar em seus tempos de semi-ídolo do rock nacional, como a dona Gladys, velha e excêntrica vizinha da quitinete onde ele mora.
A história de Teo, narrada num tom confessional que praticamente embute o leitor na pele do personagem, acaba resvalando num curioso plot detetivesco de desfecho tão inesperado quanto brilhante, narrado com um humor ácido e contundente.

Outra ótima sugestão é Afrodite, de Isabel Allende, editora Bertrand Brasil. Quando esse livro chegou a biblioteca onde trabalho, não dei tanta importância até que comecei a folheá-lo. O visual do livro é pra lá de convidativo, os contos são maravilhosos e as receitas então...são de dar água na boca. Fica aqui então minha sugestão para os amantes da boa culinária e da literatura.

Sinopse:
Apresenta o mundo da gastronomia erótica com Afrodite. Mesclando gastronomia e erotismo, o livro mostra as regiões da memória sensual, onde os limites entre o amor e o apetite são difusos. Segundo Isabel Allende, o sabor e o paladar da comida associam-se à sexualidade. Um jantar apetitoso começa com uma sopa suave, passa pela entrada, culmina com o prato principal e finalmente com a sobremesa. Esse processo é comparável ao de fazer amor com estilo - começando com insinuações, saboreando os jogos eróticos, chegando ao clímax com o estrondo habitual e, por fim, deslizando em um afável e merecido repouso. 'Afrodite' reúne receitas, que incluem sopas, molhos, pratos principais, bebidas afrodisíacas.

Não acabou ainda não! Tem mais sugestões

Pensou que ia parar por aí? Não. Tem mais coisas. Para as meninas que curtem livros legais vejam só o que separei:

Sinopse: As Garotas da Rua Beacon, de Annie Bryant, da editora Fundamento, são reais e engraçadas, exatamente como você!
Uma delas é desastrada, gosta de livros e astronomia. A outra é esportista, elétrica e nunca sabe a hora de parar de falar. Outra só quer saber de cinema e garotos. E a última menina do quarteto é superligada em moda, mas antipática. Será que quatro garotas que não vão com a cara uma da outra podem superar suas diferenças e se tornarem melhores amigas? Ou vão ser piores inimigas? Conheça as Garotas da Rua Beacon e descubra um mundo só delas, que se esconde na torre de um casarão misterioso, cheio de encontros românticos desastrosos, um cachorro clandestino e tarefas de casa muito inusitadas! Esses títulos são apenas alguns dos onze da coleção. Vale a pena conferir!


Leitura para as férias

Gente esqueci de avisar: já estou em férias!!! Saí tão feliz por poder curtir esse mês na mais pura preguiça que acabei deixando de lado os blogues. Imperdoável! Mas, como havia prometido vou deixar algumas sugestões de leitura para as férias. E aproveito para também deixar algumas exposições aqui em São Paulo que vale a pena conferir antes que saiam daqui.
Mãos a obra:
Para a meninada deixo aqui sugestões de leitura de livros bem legais:

Sinopse:
Escrito por Justin Somper, o livro conta a história dos gêmeos Connor e Grace.
O ano é 2505. Os oceanos se avolumaram e uma nova era de pirataria se inicia. Connor e Grace são gêmeos, e ficam órfãos depois da morte repentina do pai viúvo. Assustados, decidem fugir e enfrentar, mas uma terrível tempestade os separa. Dois misteriosos navios rumam para o resgate – cada um encontra um dos gêmeos antes de desaparecer nas brumas. Connor está em um navio pirata e rapidamente se junta à tripulação. Mas Grace vai parar em um navio que só desperta quando escurece. Trancada em uma cabine na qual velas se acendem sozinhas e refeições se materializam do nada, ela não demora a perceber que está no navio dos Vampiratas. Determinados a se encontrarem novamente, os gêmeos embarcam na maior aventura de suas vidas…