quarta-feira, 22 de junho de 2011

Brasil participa de encontro sobre bibliotecas na Colômbia

(Notícia retirada do PublishNews, 22/06/2011)
Uma troca de experiências. É dessa maneira que o Brasil vai participar do Colóquio Distrital de Gestão de Bibliotecas Comunitárias: tendências e desafios, em Bogotá, na Colômbia. Com a palestra “As bibliotecas públicas como prática de responsabilidade social no Brasil”, Elisa Machado, coordenadora geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, da Fundação Biblioteca Nacional, vai apresentar a maneira com que o país lida com o fenômeno. “Tanto aqui quanto nos nossos vizinhos, temos muitas bibliotecas que surgem pela iniciativa privada. Portanto, começamos a estudar como o SNBP pode ajudar para que essas bibliotecas comunitárias deem certo”, analisa. O colóquio ocorre nos próximos dias 23 e 24. A realização do evento é da BiblioRed e a palestra de Elisa acontecerá no primeiro dia do evento, das 14h às 15h.

O Brasil em Nova Orleans

(Notícia retirada do PublishNews, 22/06/2011)
A Conferência e exposição da Associação dos bibliotecários norte–americanos (ALA) começa nesta quinta-feira, dia 23, em Nova Orleans, ao som de trompetes e trombones. Esta é a primeira vez que as editoras brasileiras participam da feira americana voltada a bibliotecários e o estande foi organizado pelo projeto Brazilian Publishers, uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro e a Apex-Brasil. A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) apóiam institucionalmente a participação brasileira. Uma extensa agenda de palestras e leituras também integra a programação, que segue até 28 de junho na cidade americana.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Férias chegando!

As férias estão se aproximando e já começo a fazer minha lista de livros pra me divertir no mês de julho. Afinal, frio combina com leitura e cinema logo, também vou providenciar minha lista de DVDs. Nesse ano, devido a tantas atividades e compromissos acabei deixando a leitura um pouco de lado mas agora tenho certeza que retorno com força total. Por isso, já estou desenvolvendo minha lista de livros para eu ler nas férias e vou aproveitar e indicar alguns títulos pra garotada.

Em breve as listas aparecerão por aqui. Aguardem!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

II Fórum Internacional de Biblioteconomia Escolar

(Notícia retirada do PublishNews, 08/06/2011)
O “II Fórum Internacional de Biblioteconomia Escolar” e o “V Seminário Biblioteca Escolar: Espaço de Ação Pedagógica”, que acontecerão em São Paulo entre os dias 19 e 21 de outubro já estão com inscrições abertas. Organizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo e pela Associação Internacional de Biblioteca Escolar, o evento analisará as mudanças no ambiente da educação e da escola, assim como reflexões sobre o papel do profissional que atua na biblioteca escolar. As palestras serão dadas por professores e bibliotecários de vários países, como Alemanha, Peru, Portugal e Brasil. Você pode se inscrever ou conseguir mais informações sobre a programação do evento no site www.fibe2011.com.br.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Literatura infantil e juvenil em alta

(Notícia retirada do Publishnews, 06/06/2011)
Começa hoje no Rio de Janeiro o 13º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. Até o dia 17 de junho, o evento, que mudou de casa este ano e será realizado no Centro de Convenções SulAmérica (Av. Paulo de Frontin com Av. Pres. Vargas – Centro – Rio de Janeiro/RJ), reunirá 72 estandes e 67 editoras que vão apresentar seus lançamentos e promover encontros de autores com o público. Além do time de escritores brasileiros, participam convidados de Moçambique, Angola e Cabo Verde. Integram a programação o 2º Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e Juvenil, no dia 8 de junho, e o 13º Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil, de 13 a 16, entre outros eventos. Para a programação completa, clique aqui. O tradicional Prêmio FNLIJ de Produção também vai premiar os melhores livros de 2010. Confira os vencedores deste ano.

Unesco debate o futuro do livro

(Notícia retirada do PublishNews, 06/06/2011)
“O livro amanhã, o futuro do mundo escrito” é o tema da segunda edição do Fórum Mundial de Cultura e Indústrias Culturais (FOCUS 2011), que vai reunir 200 especialistas de 40 países entre os dias 6 e 8 de junho, em Monza, na Itália. Como a leitura digital vai afetar o pensamento e a concentração das pessoas, qual será o impacto nos direitos do autor e do leitor e taxação de livros impressos e digitais são alguns dos assuntos em pauta. Foram convidados escritores, editores, pesquisadores, jornalistas, bibliotecários, sociólogos e blogueiros para o evento que terá três eixos: A economia do e-book, Os direitos autorais na era digital e A biblioteca digital. Entre os palestrantes, Antonio Skármeta (Chile), Bruno Racine (Bibliothèque Nationale/França), Jürgen Boos (Feira do Livro de Frankfurt), Tamru Belay (Adaptive Technology Center for the Blind/Ethiopia), Robert Darnton (Harvard University Library/EUA) e outros.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mês de junho inicia com "Viagem Literária"

(Notícia retirada do Publishnews, 31/05/2011)
A partir do dia 1º de junho, 70 cidades do estado de São Paulo recebem as atrações do programa “Viagem Literária”, que promove uma turnê de escritores renomados e jovens talentos pelo interior paulista. Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura desde 2008, o programa tem o objetivo de estimular o prazer da leitura e formar novos leitores, além de valorizar a biblioteca pública dos municípios, por meio do contato direto entre escritores e o público. De junho a novembro, cada biblioteca receberá uma atração mensal ligada à literatura. A programação é gratuita e aberta ao público de todas as idades. Ferreira Gullar, Zuenir Ventura, Milton Hatoum, Ignácio de Loyola Brandão, Michel Laub, Rodrigo Teixeira e Luiz Ruffato são alguns dos escritores convidados deste ano. Confira a programação de junho e a relação das cidades atendidas em 2011.