terça-feira, 10 de maio de 2011

Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais

(Notícia retirada do PublishNews, 10/05/2011)

Entre os dias 17 e 19 de maio a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (Av. Ipiranga, 6681 – Partenon. Porto Alegre/RS) promove o 6º Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais. O evento pretende ser um fórum de apresentação e debate sobre as últimas novidades e tendências em bibliotecas digitais, com destaque às bibliotecas universitárias, pela sua contribuição ao desenvolvimento da sociedade. O tema central do encontro será “Tecnologia e comunicação digital para a mediação da informação”. O simpósio acontece das 8h às 19h e tem investimento de R$ 100 e R$ 80 (para estudantes). Informações através do site.

Com quantos troncos se constrói uma biblioteca?



(Notícia retirada do PublishNews, 10/05/2011)


Em Belim, bem na esquina das ruas Kollwitzstraße and Sredzkistraße, no charmoso bairro de Prenzlauer Berg, fica uma nada tradicional biblioteca. Ela não tem nome, nem porta, nem parede, nem mesa e tampouco um bibliotecário pedindo silêncio. Pega livro quem quer, deixa livro quem quer. Construída com quatro troncos de árvores mortas, essa biblioteca natural é mais um dos pontos de troca de livros do BookCrossing. As obras da biblioteca-árvore, que estão ali só de passagem, ficam protegidas da chuva e do vento em prateleiras fechadas com portinhas de plástico, e estão ao alcance até das crianças.



quinta-feira, 5 de maio de 2011

Bibliofilmes anuncia vendedores

O Festival BiblioFilmes 2011 registrou, em sua quarta edição, mais de 200 participações. Foram 102 trabalhos na categoria BiblioFilmes, Livros, Bibliotecas, Ação!; 29 no Curta BiblioFilmes e 90 trailers de livros. Entre os destaques estão o documentário "Páginas censuradas", de Erick Vieira, vencedor do Curta BiblioFilmes. Já "Livro", de José Luís Peixoto, foi escolhido como melhor book trailer. Entre os trailers enviados por editoras, o vencedor foi "Cachalote", de Daniel Galera e Rafael Coutinho, da Companhia das Letras. Confira a relação completa dos vencedores deste concurso criado em Portugal e os vídeos aqui.