quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Feliz Natal!


E mais um ano chega a sua reta final. 2010 foi um ano bem proveitoso para mim no sentido em que retornei aos estudos após alguns anos, estou fazendo descobertas sobre meus dons que ainda não tinha certeza se tinha ou não. Conheci pessoas maravilhosas que só vieram enriquecer minha vida. Conheci outras - que se não foram tão maravilhosas quanto as demais - me serviram de norte para não ser igual à elas. Enfim, o ensinamento está por toda parte, em todas as coisas e pessoas. Basta que tenhamos olhos para enxergar e discernimento para assimilar tais aprendizagens.
Trabalhei, viajei, conheci outras paragens, outras culturas, li alguns livros. Está certo que não li o tanto que gostaria mas a falta de tempo foi grande e como tinha outras prioridades, tive de ceder e ler menos. No entanto, as leituras que fiz valeram e muito. Infelizmente, devido ao estudo, acabei por deixar de lado os textos constantes dos blogues que tenho. Isso me deu uma certa dor no coração mas também, para escrever qualquer coisa, é preferível esperar e escrever algo de qualidade.
Dessa forma, despeço-me desde já do ano de 2011 fazendo um balanço geral de tudo o que vivi e chego a conclusão de que esse ano foi bom demais!
E foi um ano muito bom também para as bibliotecas escolares. Deixo aqui meus parabéns para todos os profissionais que trabalharam em prol da implantação de bibliotecas em todas as escolas. E vamos aguardar para que isso realmente se consolide e torne-se uma realidade em todo o país. E que os profissionais se entusiasmem em trabalhar nessa área da educação. Deixo também meus parabéns para todos os educadores que também fazem de seu dia-a-dia uma eterna batalha para levar aos jovens a educação merecida e necessária para a formação de futuros adultos e profissionais. Vivendo nesse meio educacional bem vejo o quanto as vezes (pra não dizer sempre) é difícil conseguir desenvolver algo com qualidade. Esbarramos em diversos obstáculos e nem sempre o resultado sai de acordo com o esperado. Mas observo que aos poucos, o panorama educacional vai mudando e melhorando. E vamos aguardar que 2011 chegue trazendo boas novas para a área da Educação. O país merece!
Feliz Natal a todos e um 2011 com muita alegria, garra, determinação e realizações para todos! Esse é o desejo sincero do Bibliotequices e Afins para todos que durante o ano passou por aqui, prestigiou o espaço e contribuiu com os comentários.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia mundial de Luta contra a Aids

Em vários países hoje está ocorrendo diversas manifestações na luta contra a Aids. A educação e a informação séria ainda é a melhor arma contra a propagação dessa doença. Daí a importância das escolas não deixarem passar em branco esse tema junto aos alunos. E falando em informação, olha só o que as Nações Unidas no Brasil está lançando:

Como forma de marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, as Nações Unidas no Brasil lançam uma série especial de publicações. O material será divulgado durante a solenidade de 1º de dezembro, em Brasília, na qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será homenageado pelo UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids).

O material a ser lançado inclui:

- A publicação “Plano Integrado das Nações Unidas em Apoio à Resposta à Aids no Amazonas e na Bahia: Unindo esforços rumo ao Acesso Universal”, que apresenta a experiência de trabalho conjunto e múlti-setorial em uma associação entre Nações Unidas, governos federal, estaduais e municipais e sociedade civil na resposta à epidemia nesses dois Estados;

- A publicação “A ONU e a Resposta à Aids no Brasil”, um resumo das ações das agências da ONU em apoio à resposta à epidemia de HIV no país, com destaque para as ações desenvolvidas em conjunto;

- A publicação “A Epidemia de HIV em Países de Língua Portuguesa”, em sua segunda edição, este documento apresenta um retrato atualizado sobre a epidemia nos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste). Este documento foi elaborado pelo escritório do UNAIDS no Brasil em parceria com o Secretariado Executivo da CPLP, a partir de informações enviadas pelos países;

- O DVD “Coletânea Nações Unidas sobre HIV/Aids 2010”, que inclui mais de 300 arquivos com publicações, materiais, vídeos, campanhas sobre HIV/aids, direitos humanos, igualdade de gênero, orientação sexual, combate ao estigma e à discriminação, prevenção nas escolas, drogas, entre outros, produzidos pelas agências da ONU.

As publicações estarão disponíveis no site da ONU no Brasil: www.onu-brasil.org.br e também poderão ser solicitadas via e-mail:unaidsbrazil@unaids.org.