segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Professor da Unesp fala sobre o desafio da construção da leitura

O professor doutor Arnaldo Franco Junior, da Unesp de São José do Rio Preto, vai ministrar a palestra de abertura do Proler, “A construção da leitura: problemas e desafios”, que será realizada no dia 22 de setembro, às 19 horas, no auditório da Escola de Governo do Município (EGOVCG), localizada na avenida Ernesto Geisel, 4009, em frente ao Horto Florestal. O Proler este ano tem como tema “Ler o meu quintal para entender o nosso universo” e acontece de 22 a 24 de setembro.

Em entrevista ao Notícias MS, o professor fala, entre outros assuntos, sobre o papel da escola e da biblioteca pública no desenvolvimento das capacidades de leitura. Leia mais

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Especialista alemã fala sobre preservação de acervo de bibliotecas

Evento imperdível!

(Notícia retirada do Publishnews, 10/09/2010)

"Arquivamento do passado para o futuro: modernos métodos de preservação de acervos de bibliotecas" é o tema da palestra de Margarete Wittke, pesquisadora especialista em história da antiguidade, arquivista e responsável pelo workflow de todo o processo de digitalização da Biblioteca Estadual da Baviera, no dia 2 de outubro, das 10h às 12h, no auditório da Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, no Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664/portão 6 - Barra Funda – São Paulo/SP). A organização é do Goethe Institut São Paulo. As vagas são limitadas e a inscrição, gratuita, deve ser feita por e-mail ou pelo telefone 11 3296-7001.

A leitura como prática social


Em tempos de muito se discutir leitura, nada melhor do que conhecer lançamentos na área:

(Notícia retirada do Publishnews, 09/09/2010)
Campo de reflexão que experimentou grande desenvolvimento nos últimos 40 anos, especialmente na França, a sociologia da leitura carece de bibliografia em português. Sociologia da Leitura (Ateliê Editorial, 160 pp., R$ 35 – Trad. Mauro Gama), de Chantal Horellou-Lafarge e Monique Segré, oferece uma perspectiva panorâmica da leitura como prática social, mais descritiva do que teórica, insistindo no fato de que a palavra escrita continua ocupando lugar central na sociedade contemporânea – que por sua vez, se caracteriza, entretanto, pela onipresença da imagem e pelo mundo virtual. As autoras vão além da sociologia, pois o primeiro dos cinco capítulos apresenta uma abordagem histórica. Depois de estabelecido este contexto, as práticas de leitura na França são esmiuçadas, tendo como referência principal as pesquisas sobre hábitos de leitura. Outro aspecto importante são as modalidades de leitura, as maneiras de apropriação dos textos.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Educação continuada On-line - uma ótima opção

Ainda dá tempo de se matricular. Vamos?


Invista em seu sucesso profissional!

Participe do curso

Gestão de Pessoas em Unidades de Informação

Curso 100% on-line!

Início em 06 de setembro

Inscreva-se www.contentmind.com.br

Objetivos

  • Despertar o melhor das pessoas para o trabalho em equipe e para o relacionamento interpessoal, preparando o profissional – colaboradores e não funcionários, para o mercado de trabalho;
  • Estimular a cooperação e o compartilhamento de conhecimento de uma maneira mais integrada, com o propósito de contribuir com os resultados da organização como um todo, não só com sua área de atuação;
  • Incentivar comportamentos assertivos, quanto à expressão de sentimentos, opiniões e críticas.

Público Alvo

Profissionais de Informação (Bibliotecários, Documentalistas, Arquivistas, Cientistas da Informação, entre outros) e interessados em Gestão de Pessoas.

Carga Horária

30 horas, podendo o aluno administrar seu tempo por 45 dias corridos.

Instrutora

Rejane Gontow

Diretora da iMind, empresa de consultoria em Gestão de Informação e Conhecimento.Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/ECO/ Universidade Federal do Rio de Janeiro.