terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sorteio do livro - Eu acredito em unicórnio


E conforme tinha dito anteriormente, hoje é o dia de sortear quem será o ganhador do livro Eu acredito em unicórnio. Bom, o sorteio foi feito aqui na biblioteca e já tenho o ganhador. Em primeiro lugar, quero agradecer a presença de todos que por aqui passaram e participaram desse primeiro sorteio. Fiquem atentos pois teremos mais livros por aqui.

A sorteada foi nossa colega Sonia Horn.

Parabéns Sonia. O livro é uma graça e tenho certeza que irá gostar. Por favor encaminhe para mim seus dados completos com endereço para que eu possa mandar o livro. Valeu pessoal!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Pequeno, mas levado a sério

Muito boa essa reportagem sobre literatura infantil. Recebi de um colega da área. Rosalvio, valeu!

Antonio Gonçalves Filho - O Estado de S.Paulo
Nos congressos de profissionais ligados ao livro para crianças, as sessões menos concorridas são as que apresentam conferencistas falando sobre teoria e crítica, diz o estudioso inglês Peter Hunt, de 65 anos, uma autoridade em literatura infanto-juvenil, cujo livro Crítica, Teoria e Literatura Infantil acaba de ser lançado no País pela Cosac Naify. Hunt, professor emérito da Universidade Cardiff, pai de quatro filhas, todas grandes leitoras incentivadas por ele, conta que escreveu a obra numa época em que um "maremoto de teorias" cobria as estantes das bibliotecas universitárias britânicas, isto é, no começo de 1990, sete anos antes do fenômeno Harry Potter, que não entraria na lista dos favoritos do professor - ele gosta mais de Rudyard Kipling, Quentin Blake e Arthur Ransome. Hunt, aliás, escreveu seu livro justamente para acabar com a crítica intuitiva e vaga de gente que considera a literatura infantil simples e inferior à destinada ao público adulto.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Cartuns ambientais em mostra no Catavento Cultural


Olha ai pessoal. Para quem curte cartoons, uma ótima pedida em São Paulo.

(Notícia retirada do Publishnews, 25/08/10)
Entre os dias 24 de agosto e 12 de setembro, o Catavento Cultural e Educacional, localizado no Palácio das Indústrias (Parque Dom Pedro II - Centro – São Paulo/SP), será sede do Ecocartoon 2009, com 140 trabalhos entre cartuns, charges e caricaturas que expressam o tema “Poluição urbana”. Artistas de 49 países como Alemanha, Austrália, Brasil, Coréia do Sul, Cuba, Inglaterra, Irã, Ucrânia e Venezuela apresentam seus trabalhos sob a curadoria do Shopping Pátio Brasil, Brasília (DF), que idealizou a proposta em 2008 e se encarregou de selecionar e premiar as obras de destaque. Veja no “Leia Mais” o serviço da exposição.

Holanda inaugura primeira biblioteca em um aeroporto

Fotógrafo: Sander Stoepker

(Notícia retirada do Publishnews, 25/08/10)
Esperar em aeroporto não precisa mais ser entediante. Alguns já contam com cinema, mas as cerca de duas horas do filme às vezes não condizem com o tempo que se tem antes do embarque. A Holanda teve uma ideia melhor. Está sendo inaugurada hoje (25), no Schiphol, em Amsterdã, a primeira biblioteca em um aeroporto. Ela vai funcionar dia e noite e os livros não serão emprestados. O que querem é que a Biblioteca do Aeroporto seja um lugar para as pessoas relaxarem. Lá, encontrarão livros holandeses traduzidos para mais de 29 línguas, música e filmes locais. A iniciativa é da ProBiblio, que contou com a cooperação da Associação de Bibliotecas Públicas Holandesas e do Ministério da Educação. Museus e instituições culturais também ajudaram a formar o acervo. Veja no “Leia Mais” outros detalhes da nova biblioteca.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Divulgando um belíssimo trabalho que corre o risco de se perder

Recebi através de um e-mail de uma colega e acho legal divulgar por aqui.
A auditeca Sal e Luz, cediada no Rio de Janeiro,é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros) .
Mas o que seria isto? São livros que alcançam cegos e deficientes visuais, (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada) de forma totalmente gratuita.
Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.
A instituição recebe uma verba do governo mas, como tudo, tem de prestar contas e, se não tiver usuários suficientes, podem vir a fechar. Então, vamos divulgar esse serviço que é tão útil para toda a sociedade e que possam aumentar substancialmente o número de pessoas a utilizar esse serviço. Vale a pena!

Endereço: Rua Primeiro de Março, 125 - 7º andar
Centro - Rio de Janeiro - CEP:20010-000
Telefone: (21)2233-8007
e-mail: audioteca@audioteca.org.br
Horário de atendimento: Terça à quinta das 8h00 as 16h00 horas

sábado, 14 de agosto de 2010

Até quando isso se repetirá?


Quando se parece que caminhou um pouco, eis que ela retorna. Sempre sorrateira, vestida de protetora da moral e dos bons costumes tão imprescindíveis à uma sociedade que se diga "saudável". Falo novamente da Censura. Sim, dela mesma que volta e meia comparece para que nós não a esqueçamos. E mais uma vez, sua vítima são os livros. E mais uma vez, os que sofrerão o golpe serão os jovens que, segundo os estudos e dados estatísticos, não leem. Não me estenderei mais pois li há pouco um texto tão magnífico e me identifiquei tanto que, vale mais a pena lê-lo na íntegra. Só deixo aqui registrado mais uma vez meu protesto contra esses "censores" que na maioria das vezes, eles sim é que não leem e são burros. Burros pois são incapazes de olhar a coisa dentro de um contexto. Burros por não compreenderem que literatura só acrescenta, jamais distorce ou tira alguém do "bom caminho". Só sai desse "bom caminho", quem não tem orientação, esclarecimento, informação. Mas deixa pra lá. Outra hora falo um pouco mais sobre isso. Deixo agora com vocês o texto da professora-doutora Marisa Lajolo, que dispensa qualquer comentário a mais - isso se você for bem informado e conhecer o mínimo de literatura.

A censura moralista

Comenta-se esta crise, por exemplo, apontando a precariedade das práticas de leitura, lamentando a falta de familiaridade dos jovens com livros, reclamando da falta de bibliotecas em tantos municípios, do preço dos livros em livrarias, num nunca acabar de problemas e de carências.

Mas, de um tempo para cá, pesquisas acadêmicas vêm dizendo que talvez não seja exatamente assim, que brasileiros leem, sim, só que leem livros que as pesquisas tradicionais não levam em conta. E, também de um tempo para cá, políticas educacionais têm tomado a peito investir em livros e em leitura. Vários são os programas que distribuem livros à escola pública e a seus alunos, realizando com este gesto, o velho sonho do poeta Castro Alves, que em meados do século XIX conclamava "Semeai livros, livros a mancheias, fazei o povo pensar".

A distribuição de livros a alunos, assim, segue na esteira de um grande poeta e, quando se segue um poeta, dificilmente se erra... Ou seja, tais programas são acertadíssimos.

O caso, no entanto, é que muitas vezes os livros distribuídos às escolas desagradam pais e educadores que acreditam que certas temáticas são – para dizer o mínimo –deseducativas. É claro que é ótimo que pais e mestres se preocupem com o que leem seus filhos e seus alunos. Melhor ainda seria que eles se preocupassem também – sempre e muito – que seus alunos e filhos lessem. Mas, de qualquer maneira, discutir livros e leituras é sempre importante quando a questão maior é a educação que se quer. O que não é nada ótimo é quando a discussão sobre o que leem os jovens passa a ser pautada pela censura moralista que vê, na temática de certos livros, riscos para... Para o que mesmo? Para a saúde psíquica? Para a moral? Para o comportamento dos jovens? Para tudo isso? Leia na íntegra

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pós-graduação de criação literária



Já fiz a divulgação em meu outro blogue mas faço por aqui também pois vale a pena. Iniciei nessa turma e estou adorando o curso. Para quem tem interesse em se desenvolver na escrita, fica aqui a dica:

Ainda estão abertas as inscrições para a próxima turma do curso de “Prática de Criação Literária”, que começou no dia 3 de agosto. A ênfase na prática de diversos gêneros literários, em prosa e verso, é a principal característica do curso de pós-graduação promovido pela Terracota Editora e pela Universidade Cruzeiro do Sul. Os módulos são ministrados por professores criadores, que dominam não só o ofício que praticam, mas também a teoria e a técnica em torno desse ofício. Ao final do curso é publicada uma coletânea com os melhores textos dos alunos. Há duas formas de participação. Para os já formados e interessadas em se aprofundar nas questões da prática da criação literária, o curso serve como alternativa de pós-graduação lato sensu. Neste caso, são doze módulos: oito de criação, abordando os gêneros textuais, e quatro acadêmicos. Para os escritores iniciantes com vontade de conhecer e praticar os diversos gêneros literários, o curso pode ser frequentado de forma livre. Neste caso são oito módulos disponíveis, de criação. Entre os professores estão Di Moretti, Marcelino Freire, Sérgio Roveri, Nelson de Oliveira e outros. São 25 alunos por turma e as aulas acontecem no Espaço Cultural Terracota (Av. Lins de Vasconcelos, 1886 – Aclimação – São Paulo/SP. Tel.: 11 2645 0549.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Promoção de livro: Relações de sangue

Gostei tanto da ideia de se promover um sorteio de livro que estou fazendo outro no blog
Sonhos eMelodias. Para quem curte a temática vampiresca, está ai uma boa pedida.
Deem uma passada por lá e confiram a promoção. Vale a pena pessoal!
Quanto mais gente participar, melhor! Mas não se esqueçam da promoção daqui, do Bibliotequices & Afins que também está muito boa.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Bibliotecas: um assunto sempre em pauta

Como o tema Biblioteca anda em alta, quero salientar por aqui que temos é que discutir cada vez mais o papel da biblioteca dentro de uma comunidade e o quanto ela pode interferir e mudar comportamentos, acrescentando através da informação bem tratada, condições de melhoria da sociedade. Mediante esse pensamento, indico aqui o texto que li no blog Acesso que fala a respeito da modernidade das bibliotecas em todo o mundo. Leia mais

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Abrace essa campanha


Divulgo por aqui a criativa e bela campanha do blog O Que Elas Estão Lendo!? afinal, esse espaço que também é um divulgador da boa leitura não pode deixar passar em branco. Ler abre caminhos inimagináveis, nos enriquece tanto cultural quanto emocionalmente, nos dá inúmeras possibilidades de interagir e claro, o livro e a leitura são nossos amigos para toda hora e lugar. Então deixo aqui o convite a todos que por aqui passam e que também têm um blog. Divulguem e vamos semear essa ideia. Vamos participar?