quinta-feira, 29 de julho de 2010

Agosto começa com um sorteio de livro



O mês de julho está chegando ao fim e com ele minhas férias também. Mas não reclamo não, muito pelo contrário, deu para descansar, viajar, conhecer outras paisagens e pessoas e retorno com gás total. Já andava pensando em fazer por aqui algumas promoções de livros e sempre adiei.
Decidi que a hora é agora! Para tanto já tenho separado alguns títulos infanto-juvenis e também vou selecionar alguns títulos de temática adulta e da área biblioteconômica. Convido então a todos que sempre passam por aqui a ficarem atentos pois todo mês pretendo fazer uma promoção. E me ajudem pessoal a divulgar pois quero ver a caixa de comentários repleta de pessoas participando. É uma maneira a mais de divulgar livros e estimular a leitura.
Para o mês de agosto, o livro escolhido para sortear é Eu acredito em unicórnio, de Michael Morpurgo da editora Martins Fontes. Qual o motivo de escolher esse título? Vou contar uma pequena história à vocês. Certa vez circulando por uma livraria ao lado de um amigo bibliotecário, ele viu esse livro em exposição e perguntou se já tinha lido. Com a minha negativa, ele falou por alto sobre o que era a história e disse que eu devia ler esse livro. Anotei em minha memória e lá fui eu a cata desse livro na biblioteca em que trabalho. A biblioteca tem esse livro no entanto estava emprestado. O tempo passou, caiu no esquecimento e meses depois, quando houve um descarte na biblioteca minha chefe chamou a equipe e disse que poderíamos escolher qualquer livro para levar embora. Não precisa nem dizer que fizemos a festa. Não acreditei quando vi esse livro no meio de tantos. Imediatamente separei-o pois queria muito ler.
Caí de amores pela história, pelos personagens, pelas ilustrações de Gary Blythe que são lindíssimas e enriquecem muito a trama e claro, não podia deixar de dizer que a biblioteca, a bibliotecária e os livros são as grandes vedetes. Porisso, escolhi esse livro para sortear aqui no mês de agosto. Se você gosta de uma boa história, trabalha em uma biblioteca e deseja receber um belo livro para seu acervo, se tem um filho(a) e deseja presentear ele(a) com uma literatura de qualidade, essa é sua chance de adquirir. Durante todo o mês entre no blog, faça comentários dizendo EU QUERO GANHAR ESSE LIVRO e me explique o porque e se possível, divulgue em outros blogs essa promoção. O sorteio será feito no dia 31. Vamos participar?

O país desperta para a leitura e literatura

(Notícias retirada o Publishnews, 29/07/2010)
A literatura e a leitura nunca estiveram tão em alta como nos últimos tempos. Parece que a sociedade num todo despertou para essa questão tão fundamental para o crescimento intelectual da nação brasileira. Parece até papo de político para angariar voto não é mesmo? Ainda mais nessa época de eleição. Mas não é não. Em primeiro lugar porque não estou pretendendo entrar para a política, em segundo lugar porque acredito que a melhor política é atuar e não falar. Mas voltando ao que já dizia, tenho acompanhado todos os projetos que tem pipocado em todo o território nacional e é louvável que em toda parte isso esteja partindo diretamente das comunidades e não do governo. Isso demonstra amadurecimento da sociedade. Eis algumas notícias sobre prêmios e concursos sobre literatura e leitura:

MEC - 28/07/2010 - Por Ionice Lorenzoni

Com 698 projetos, as escolas públicas e particulares de educação básica se destacam entre as três categorias que concorrem ao prêmio Vivaleitura 2010. No conjunto, escolas, bibliotecas e entidades apresentaram 1.418 experiências de leitura. As inscrições podem ser feitas até 2 de agosto. Dados da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), que coordena o prêmio, mostram que as inscrições se distribuem dessa forma: escolas públicas e privadas, 698 projetos; ONGs, instituições sociais, universidades, empresas e pessoas físicas, 558; e as bibliotecas públicas, privadas e comunitárias, 162. O maior número de concorrentes está na região Sudeste, onde se destacam São Paulo, com 256 projetos, e Minas Gerais, com 158; no Sul, Rio Grande do Sul (114) e Paraná (102); Nordeste, Bahia (85) e Ceará (74); Centro-Oeste, Goiás (52) e Mato Grosso (41); e na região Norte, Pará (43) e Amazonas (23).


PublishNews - 29/07/2010 - Por Redação

Os poetas Suzana Mafra (SC), Ricardo Thomé (RJ) e Gisela Sigaud Furquim Andaló (SP) e os contistas Caio Yurgel (RS), Nuno Sobral (Portugal) e Dailza Ribeiro da Cruz Leite (RJ) são os vencedores da 5ª edição do Prêmio OFF FLIP de Literatura. No total, eles vão receber R$ 10 mil, além de estadia em Paraty, ingressos para mesas de debate da Flip e livros de editoras parceiras. Os 34 textos finalistas (veja a lista) serão publicados pelo Selo OFF FLIP. A comissão julgadora foi formada por Affonso Romano de Sant’Anna, Edson Cruz e Lucila Nogueira (poesia), e João Carrascoza, Lúcia Bettencourt e Menalton Braff (contos). A premiação será feita no sábado, 7 de agosto. No dia 5, serão lançados dois livros de vencedores de edições passadas: À beira do mar, de Luis Vassallo, e Asfalto, do poeta Sérgio Bernardo (Asfalto). Haverá bate-papo com os autores.


PublishNews - 29/07/2010 - Por Redação

Uma inusitada narrativa protagonizada por um carismático papagaio venceu o Prêmio Sesc de Literatura 2009 na categoria romance e sai agora em livro. Prosa de papagaio(Record, 176 pp., R$ 29,90), estreia da diplomata mineira Gabriela Guimarães Gazzinelli no gênero, é a história de uma família contada por seu papagaio, Louro. Compõe-se de pequenos episódios da vida comum que o papagaio gárrulo colore com suas idéias filosóficas, literárias e outras idiossincráticas. A visão de pássaro, errática e ligeira, revela, aos poucos, fragilidades e anseios das diferentes personagens. O louro procura compreender os que o cercam, ditando suas observações com erudição, requinte e certa melancolia. A ave passa a vida observando com os seus atentos olhos de pássaro tudo o que acontece à sua volta e elabora um sarcástico e entusiástico retrato da frágil condição humana.



quinta-feira, 22 de julho de 2010

São Paulo ganha mais um espaço dedicado a cultura e a leitura

(Foto de Mario Rodrigues)
Retornando de alguns dias fora, já louquinha para voltar a minha rotina (paulistano costuma ser workaholic não é mesmo?) e vamos as boas notícias da área biblioteconômica:
A biblioteca circulante da Mário de Andrade reabre após um período em reforma.
Foi reinaugurada ontem e já está aberta a todos os visitantes e usuários. Com um acervo com cerca de 42 000 exemplares, cercva de 36000 t6ítulos poderão ser levados emprestados. Em média, 7000 livros novos e uma variedade de vai de James Joyce aos títulos vampirescos tão em volga como a série de Stephenie Meyer Crepúsculo. Num momento tão importante como a retomada de consciência da importância da leitura e das bibliotecas (e aqui entram tanto as bibliotecas públicas quanto as escolares), São Paulo estava carente de uma biblioteca desse porte. É mais que bem vinda essa reinauguração e que possamos continuar a prestigiar e propagar a ideia não só de leitura mas, a utilização massiva e consciente das bibliotecas. Precisamos adquirir esse hábito e fazê-lo parte de nossa rotina diária. Leia mais
Com a reinauguração segue também uma programação que vale a pena conhecer:

PROGRAMAÇÃO DA BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE - CIRCULANTE

21 a 31 de julho de 2010


    · 21 julho de 2010 (quarta-feira)

Reabertura da Circulante - Biblioteca Mário de Andrade

11h00 - Abertura a convidados

12h30 - Abertura ao público

18h00 - Palestra com Osvaldo da Cuíca e André Domingues, autores do livro Batuqueiros da Paulicéia.

    · 22 julho de 2010 (quinta-feira)

18h30 - Memória do Samba em São Paulo

Oficina com o crítico musical André Domingues a respeito da história fonográfica do samba de São Paulo. Serão apresentadas e comentadas gravações entre o final da década de 1920 e do início da década de 1960.

    · 24 julho de 2010 (sábado)

15h00 - Cenografia e literatura da área

com Cyro Del Nero - artista plástico, cenógrafo de teatro e televisão, diretor de arte e cinema e professor titular de Cenografia e Indumentária Teatral do Departamento de Artes Cênicas - ECA/USP.

    · 27 julho de 2010 (terça-feira)

18h30 - A mulher e a biblioteca

com Anna Verônica Mautner - psicanalista formada em Ciências Sociais pela USP, com pós-graduação em Psicologia Social na mesma instituição. Participa como membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Além de textos para jornais e revistas, escreveu os livros Cotidiano nas Entrelinhas e Crônicas científicas.

    · 28 julho de 2010 (quarta-feira)

18h30 - Leitura dramática - Uma noite em cinco atos

com Alberto Martins, escritor e artísta plástico - o autor apresentará uma leitura dramática de um ato da peça Uma noite em cinco atos, que tem como personagens os poetas Álvares de Azevedo, José Paulo Paes e Mário de Andrade; em seguida, conversará com o público a respeito da obra. Dentre os livros de sua autoria, destacam-se: Poemas (Duas Cidades, 1990); Goeldi: história de horizonte (MAC-USP/Paulinas, 1995), prêmio Jabuti; A floresta e o estrangeiro (Companhia das Letrinhas, 2000); Cais (Editora 34, 2002); a novela História dos ossos (Editora 34, 2005); A história de Biruta (Companhia das Letrinhas, 2008) e Uma noite em cinco atos (Editora 34, 2009). Em agosto de 2010, será lançado o livro de poemas Em trânsito (Companhia das Letras, 2010).

    · 29 julho 2010 (quinta-feira)

18h30 - Literatura de Euclides da Cunha e Guimarães Rosa

com Walnice Nogueira Galvão, professora titular de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP. Dentre outros, dedica-se ao estudo da obra de Guimarães Rosa e de Euclides da Cunha e à crítica da literatura e da cultura, com vários livros, artigos e ensaios publicados nessas áreas.

    · 31 julho 2010 (sábado)

15h00 - Sarau - Textos de Mário de Andrade

A Biblioteca circulante Mario de Andrade fica na Rua da Consolação, 94
Fone: (11) 3256-5270

domingo, 4 de julho de 2010

Julho - Blog fechado para balanço: Férias!!!!!!!!!


Acompanhando o ano letivo, o Bibliotequices e Afins também entra em férias para total e merecido descanso e uma preparação para novidades para o resto do ano. No momento o que mais quero é sombra e água fresca, descansar bastante, ler mais ainda (e sempre) e, já vou adiantando que pretendo pôr em prática um projeto que há tempos venho planejando mas que nunca saia da gaveta. Uma hora por pura falta de tempo, outras vezes por insegurança de fazê-lo bem, muitas outras vezes por puro esquecimento mesmo. Mas, chega uma hora em que ou tomamos coragem e concretizamos o sonho, ou simplesmente riscamos de vez de nosso ideal e vamos em busca de outros projetos. Decidi concretizá-lo e vou aproveitar esse mês de férias e me dedicar a ele. Em breve falo mais a seu respeito. Para quem tira férias também, um ótimo descanso. Para os demais, até breve!!!!