quarta-feira, 30 de junho de 2010

Sony divulga programa Reader Library para a promoção da leitura digital em bibliotecas públicas

Em reconhecimento ao Library Advocacy Day (dia do apoio às bibliotecas), a Sony divulga hoje o programa Reader Library, nova iniciativa para apoiar o trabalho das bibliotecas públicas que estão expandindo e promovendo suas coleções de livros eletrônicos. O programa oferece treinamento em dispositivos de leitura digital às bibliotecas públicas, materiais educativos para ajudar os leitores a saberem mais sobre livros eletrônicos e textos digitais disponíveis nas bibliotecas locais e dispositivos de leitura digital para uso dos empregados das bibliotecas.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Neil Gaiman e Freya Blackwood são agraciados com prêmio Kate Greenaway

Neil Gaiman e Freya Blackwood foram os vencedores do CILIP Carnegie Medal e do Kate Greenaway Medal (para ilustração), respectivamente. A cerimônia de entrega dos dois prêmios foi feita em conjunto no Bafta, em Londres, nesta quinta-feira (24). Gaiman ganhou por O livro do cemitério (Rocco, 336 pp., R$ 39,50) e voou de Nova York para ir à cerimônia. Vinda da Austrália, a ilustradora Freya Blackwood ganhou por Harry & Hopper, de Margaret Wild (Scholastic). Os livros foram selecionados por bibliotecários especializados em literatura infantil e é tido como o mais importante prêmio desse segmento. [lustrações de Freya podem ser conferidas em um livro editado no Brasil pela Galerinha Record – É a cara da mãe]

É, Neil Gaiman está com tudo e merecidamente. Sou até suspeita para falar pois sou fã de seus livros há muito tempo. E como não poderia deixar passar em branco, parabéns aos bibliotecários que escolheram essas obras para o prêmio. Aliás, que responsabilidade e que bom que os bibliotecários de lá tenham essa visibilidade perante a sociedade não acham? Meu sonho é um dia chegarmos lá.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Mulher é presa tentando "temperar" o acervo da biblioteca

Tem notícia que ao lermos não tem como não cair na risada. Foi o que aconteceu comigo ao ler a seguinte nota:

A Polícia de Boise, no estado de Idaho (EUA), desvendou a autoria de uma série de crimes envolvendo uma biblioteca e condimentos como ketchup e maionese. Joy Cassidy, de 74 anos, foi presa depois de ser vista colocando maionese na caixa onde os livros eram devolvidos para a biblioteca do bairro de Ada. Agentes acreditam ser dela a autoria de outras dez outras ações parecidas, com diferentes condimentos. Leia mais

Diante disso tudo só me passa pela cabeça o seguinte: Joy adora tanto ler que decidiu botar mais "tempero" em suas leituras. E como americano adora um katchup e uma maionese...já viu né?
Cada uma!!!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Arraiá da Biblioteca Escolar


Vejam só: aproveitando o embalo do mês de junho e suas festividades, o CRB8 - SP irá promover o Arraiá da Biblioteca Escolar em sua sede para aproveitar o momento e festejar a aprovação da Lei nº12.244 sobre a obrigatoriedade de Bibliotecas escolares. Será um momento de festejo e também de encontro entre os profissionais da área afinal, a vida não é só trabalhar não é mesmo? Parabéns a toda equipe por mais essa iniciativa!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ribeirão Preto respira cultura

Começa hoje e vai até o dia 20 de junho a 10ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Segunda maior feira a céu aberto do país, ela se destaca por reunir eventos literários, estandes para venda de livros, sessões de autógrafos, seminários, teatro, dança, cinema, atividades para crianças e jovens, oficinas e grandes shows. A programação acontece nos 16 mil m2 das praças centrais da cidade que serão ocupadas com mais de 60 estandes, um cinema, praça de alimentação, três espaços criados para as crianças e um palco de 280m2 que receberá durante 11 dias escritores como Xico Sá, Mário Prata, Carlos Heitor Cony, Carola Saavedra, Cristovão Tezza, Márcia Tiburi, Moacyr Scliar, Pedro Bandeira, Rubem Alves, Ignácio de Loyola Brandão e a espanhola Susana Fortes (representando o país homenageado). Leia mais

terça-feira, 8 de junho de 2010

Bibliotecário escolar: hora de se apresentar

E já que estamos falando tanto em Biblioteca escolar, não podemos esquecer do profissional que nela atuará. Já li em muitos jornais que um grande problema é justamente a falta de profissionais para ocupar todos esses postos. O que vejo, é realmente um número quase inexistente de bibliotecários com experiência em escolas devido ao mercado pagar tão pouco enquanto que em outras áreas como as da saúde e jurídica, o salário ser bem mais atrativo além das condições de trabalho serem melhores. Bom, é preciso que agora a própria classe biblioteconômica se volte para si e reveja os pontos fracos e busque reformulá-los através do preparo dos profissionais que se interessarem em trabalhar na área educacional. É um filão muito interessante esse que se abre por hora e colegas, esse é o momento, essa é a hora para fazermos a tal mudança que tanto queremos.

Biblioteca escolar...é, temos muito ainda a fazer

Municípios e estados terão muito trabalho para cumprir a lei sancionada na semana passada que determina que toda a escola deve ter uma biblioteca. O maior desafio está nos estabelecimentos do ensino fundamental: será necessário construir 25 bibliotecas por dia até 2020, prazo limite para adequação à medida.

O diagnóstico é de um estudo realizado pelo movimento Todos pela Educação, com base em dados do Censo da Educação Básica de 2008. "Essa dificuldade é decorrente da falta de visão do Brasil sobre a importância da biblioteca. No mundo todo as bibliotecas são doadas por mantenedores que têm uma alegria imensa de poder doar um acervo", compara Luis Norberto, do Comitê Gestor do Todos pela Educação. Leia mais


É o que tenho dito sempre: Fazer Lei, até que é relativamente fácil. Difícil será fazer valer a tal Lei e, mais difícil ainda, será a conscientização de toda a sociedade sobre a importância de uma biblioteca na escola servindo de verdadeiro celeiro do saber e um importante instrumental tanto para o corpo docente, como para os alunos. Mais difícil ainda, será também a conscientização de todos da importância presencial constante de um profissional bibliotecário para a organização e desenvolvimento de todo um trabalho dentro da biblioteca. É fato o distanciamento dos professores dos bibliotecários. Bem sabemos da "rivalidade" existente entre essas duas classes. O que ao meu ver, é um absurdo. O professor não precisa ter medo de ter seu posto roubado pelo bibliotecário. Por outro lado, o bibliotecário não precisa se deixar intimidar pela postura, muitas vezes arrogante dos professores, que nos olham como seres intrusos. Ao que me consta, somos parte importante de uma mesma célula que é a Educação. Para que essa célula possa funcionar, todas as suas moléculas devem estar em comum acordo e trabalhar com um único objetivo: a aprendizagem das crianças e adolescentes. Acredito que somente com a união dessas duas classes é que teremos talvez nesses dez anos estipulados, uma educação dinâmica, atuante e real. Todos temos consciência da real necessidade de mudanças na Educação do país e somente através desse trabalho constante e, principalmente da força de vontade (política e social) é que mudaremos esse quadro atual. Vamos nos mirar no exemplo da Finlândia que através dessa união da força de vontade política e social, conseguiram mudar a qualidade da educação e hoje, servem de exemplo para o resto do mundo.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Ribeirão Preto discute a Biblioteca Escolar


Ribeirão Preto promove o II Encontro Internacional sobre Biblioteca Escolar com o tema: Bibliotecários, leituras e leitores em movimento.
"...o título desse encontro científico sugere a possibilidade de refletir sobre essa questão muito atual, qual seja, o lugar da leitura na biblioteca escolar no contexto nacional, observando-a a partir de diferentes olhares teórico-metodológicos, abordagens, de práticas e de discursos. Essa possibilidade nos remete ao entrelaçamento de campos afins tais como as áreas da leitura, da biblioteca, da escola, enfim, das ciências que trabalham com as diversas linguagens."
Você, profissional da área escolar ou afins, que deseja se atualizar entrando em contato com o que de mais recente tem-se discutido sobre o tema leitura, vale a pena participar.