segunda-feira, 31 de maio de 2010

Biblioteca escolar - ainda e sempre

A aprovação da lei nº12.244, que determina que todas as escolas tenham uma biblioteca foi, sem dúvida, uma grande conquista para toda a classe biblioteconômica. No entanto, passado esse momento de euforia legítima, me pego refletindo com meus botões: Certo, e agora? É nesse momento que pupula uma série de questionamentos: O próprio profissional bibliotecário se encontra preparado para assumir esse cargo? Veja bem. Antes que me malhem feito Judas, desejo esclarecer que apesar de parecer uma tarefa simples, não é. Para que essa biblioteca desenvolva seu verdadeiro papel , é preciso que o bibliotecário (a) que a assuma, tenha um bom conhecimento do mundo pedagógico. Somos uma pequena célula desse imenso organismo que é a escola e, mesmo pequeninas, somos fundamentais para seu funcionamento. Uma biblioteca escolar, ao contrário do que muitos pensam, é um departamento vivo, dinâmico, criativo que deve constantemente se renovar para dar condições a seus usuários tudo o que necessitam. No caso dos alunos, material rico, diversificado e atualizado para auxiliá-los em suas pesquisas escolares. Já com relação ao corpo docente, suporte atualizado sobre educação para ampará-los no desenvolvimento das aulas e das pesquisas. Hoje, ao contrário do que pensava antes, acredito que uma boa biblioteca escolar não deva se paramentar apenas com livros didáticos e paradidáticos. Não. O acervo dela deve ser rico em diversidade afinal, uma vez que lidamos com o conhecimento humano, não se pode ter apenas meia dúzia de livrinhos, uma coleção de enciclopédia, um almanaque do ano e pronto! Não mesmo! Se nossa ideia é desenvolver bibliotecas nas escolas, temos que dar o exemplo a própria Educação que apostamos num ensino de qualidade. E essa qualidade começa no interior dessa biblioteca. Hoje mesmo, lendo algumas notícias em alguns jornais virtuais sobre a implantação dessa lei, tive que ler e digerir um comentário infeliz de alguém não menos infeliz expressando sua opinião:
- Obrigatoriedade de bibliotecas nas escolas? Bobagem!!! Tem que se ter é boas escolas e um bom ensino. Ensinar as crianças a lerem, isso sim! Biblioteca é dispensável! Ensino não!
Olha só a ideia contraditória desse cidadão. Também sou da opinião que o ensino no Brasil deve urgentemente adquirir qualidade. No entanto, as duas coisas andam paralelas. Não dá para separá-las. A biblioteca é uma extensão da sala de aula e é um grande instrumento na formação do jovem leitor. Uma biblioteca que exerce sua função a contento, irá desenvolver projetos de leitura em conjunto com o departamento de língua portuguesa. Isso sem dúvida, fortalecerá o senso crítico desses jovens leitores além de, é claro, servir de plataforma de sugestão de leituras levando a esses leitores, variedade de gêneros, de títulos o que sem dúvida, formará um cidadão mais consciente, crítico e culto.
É minha gente, a estrada é longa, o trabalho árduo e as conquistas verdadeiras ainda estão por vir. Ainda vamos falar muito sobre isso por aqui.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Projeto 'liberta' 5 mil livros nas ruas em dois anos

(Notícia retirada do Publishnews, 24/05/2010)
A ideia nasceu de um projeto americano, o Book Crossing. Você deixa um livro em qualquer lugar público. Caso encontre um exemplar, pega, lê e depois passa adiante. O Book Crossing ganhou fôlego em mais de cem países, até no Brasil. Mas um grupo de cariocas decidiu ampliar a corrente e criou o Livro de Rua. O movimento não só deixa livros em lugares públicos, como também instala as "bibliotecas da liberdade" em lugares carentes. "O Book Crossing é uma ótima ideia, mas os livros acabam só circulando em áreas mais nobres, onde as pessoas têm acesso a livrarias e bibliotecas. Acaba sendo um grande clube do livro", pondera Pedro Gerolimich, de 28 anos, um dos idealizadores do Livro de Rua. "Queremos democratizar o acesso à leitura." Nas "bibliotecas da liberdade" não há burocracia. Qualquer pessoa pode levar quantos livros quiser. Não precisa mostrar documento de identidade nem fazer cadastro. Ninguém é obrigado a devolver os exemplares. O único compromisso é passar o livro adiante ou deixar em lugar público. O lema do projeto é a "libertação" dos livros. Em Duque de Caixas, foram libertados 500 livros. Em Anchieta e Pavuna, outros 700. Numa tarde de sol no calçadão de Copacabana, ao lado da estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade, foram entregues outros mil livros. Todos tinham sido doados pelo site www.livroderua.com.br. "O livro serve para que as pessoas possam ler e não para ficar em uma estante. Ele tem de circular. Já libertamos 5 mil livros em quase dois anos", diz Gerolimich.

Agora é Lei!

(Notícia retirada do site Uol Educação)

Todas as instituições de ensino públicas e privadas do país terão que ter bibliotecas, segundo lei sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (25). De acordo com o texto, "considera-se biblioteca escolar a coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura".

O acervo mínimo exigido será de um livro por aluno matriculado. Caberá ao respectivo sistema de ensino adaptar o acervo conforme as necessidades, promovendo a divulgação, preservação e o funcionamento das bibliotecas escolares.

As escolas terão até dez anos para instalar os espaços destinados aos livros, material videográfico, documentos para consulta, pesquisa e leitura.

Lei nº. 12.244, de 24 de maio de 2010, que trata da universalização das Bibliotecas Escolares

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Transtorno Bipolar: é importante conhecer

Um tema ainda cercado de mistérios e preconceitos mas que é de suma importância conhecermos até para sabermos como lidar com ele: o Transtorno Bipolar. Tenho lido alguns textos na revista Mente e Cérebro e, uma vez que trabalho em uma instituição educacional, acho importante estar por dentro do assunto. Seja para orientar pais e professores, seja para auxiliar a criança ou jovem que tenha essas características. De acordo com a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB), existem no Brasil mais de 15 milhões de pessoas com o distúrbio. Mas, o que ao certo é esse distúrbio? Boa pergunta não é mesmo? Afinal, muito se fala mas se paramos para pensar, não sabemos ao certo de que se trata.
"Anteriormente chamada de psicose maníaco-depressiva, bipolar (bi significando "dois") indica que o humor varia ou oscila entre dois pólos opostos: mania e depressão"
(do livro Crianças e adoelscentes com transtorno bipolar, de Boris Birmaher. Editora Artmed)
Não farei aqui um tratado sobre esse distúrbio mas indicarei alguns livros interessantes para se ter na biblioteca para consultas, para pais que porventura tenha filhos com tais características. E aproveito também para indicar a visita em uma blog bem interessante que fala sobre o assunto e que foi desenvolvido por uma jornalista que teve esse diagnóstico. Adriana Santos, em 2008 após dois surtos com alucinações e se tratar, decidiu partilhar suas experiências através do blog. Vale a pena conhecer pois sempre estamos esbarrando em pessoas com tais sintomas e é importante sabermos lidar com elas até mesmo para orientá-las.


terça-feira, 18 de maio de 2010

Leitura de histórias infantis em Libras

O Centro Cultural São Paulo oferecerá sempre no último fim de semana de cada mês a narração de histórias infantis com a participação de um intérprete da língua brasileira de sinais (LIBRAS).
Os contadores foram treinados para atender um público com deficiência auditiva e o trabalho visa levar às crianças deficientes auditivas a alegria de entender uma boa história.
As histórias abordam a cultura popular e o folclore brasileiro, recuperando assim, a tradição das rodas de história. Além de ouvir os contos, é possível participar de jogos e brincadeiras com educadores. Os encontros acontecerão gratuitamente na Biblioteca Sérgio Milliet, com capacidade para 70 pessoas.
Maiores informações : (11) 3397-4075

Livros feitos com plástico reciclado


A ordem do momento é a preservação ambiental e a reciclagem de materiais. Por conta disso, olha só que novidade boa:

(Notícia retirada da revista Ciência Hoje, nº270, Maio de 2010)

Cerca de 170 toneladas de papel feito com plástico reciclado darão origem a 261 mil livros didáticos. A ação partiu da produtora de filmes flexíveis Vitopel, que fará o fornecimento à Fundação Paula Souza. Os livros resultantes serão disponibilizados para as escolas técnicas e FATECs do estado de São Paulo. O material mais econômico, resistente e de alta qualidade visual - é feito de embalagens, rótulos e sacolas descartados e posteriormente reciclados. Trata-se do primeiro produto no mundo com essa tecnologia. É o país servindo de modelo ao resto do mundo no quesito reciclagem.
Parabéns! E os livros continuam em alta. Agora, respeitando o meio ambiente.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ciclo de palestras sobre bibliotecas e seu futuro


Para onde vamos? Eis uma pergunta que não cessa de rondar todos aqueles que se dedicam ao universo da leitura. As bibliotecas estão condenadas? Sumirão do mapa ou assumirão outras funções na sociedade? Venha refletir um pouco sobre estas e outras questões na mais nova e instigante biblioteca do país.
O ciclo A Mémória do Futuro reúne grandes especialistas em bibliotecas para conversarem com bibliotecários, mediadores de leitura, responsáveis por acervos bibliográficos e interessados em geral sobre os rumos possíveis para as bibliotecas no mundo contemporâneo.

Dia 18/05
Edmir Perroti
Horário: 10h
Endereço: Parque da Juventude - Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana - SP

quinta-feira, 13 de maio de 2010

I Seminário de Biblioteconomia e Ciência da Informação ( I SBCI)

Entrei agora pouco no site e vi que as vagas estão quase esgotadas mas ainda dá tempo!

O objetivo do evento é discutir o papel e a contribuição dos profissionais da informação no desenvolvimento do país. Segundo a coordenadora do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP, Valéria Valls, doutora em Ciências da Comunicação, o Brasil precisa qualificar seus profissionais para serem capazes de enfrentar um mercado de trabalho que valoriza cada vez mais o conhecimento como capital estratégico. “O país precisa do conhecimento para crescer e os profissionais da informação têm a obrigação de contribuir para que isso ocorra; este evento poderá propiciar uma atmosfera favorável para discussão e reflexão entre a comunidade acadêmica, o mercado de trabalho e os profissionais da informação, possibilitando assim uma convergência de interesses de todos os segmentos envolvidos”.

O I SBCI faz parte das comemorações dos 77 anos de criação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e dos 70 anos de existência do curso de Biblioteconomia na instituição, incluindo também uma exposição sobre a trajetória do curso.
Data: 27 e 28 de
Onde: Hotel Comfort Downtown, na região central de São Paulo (Rua Araújo, 141 – Centro).

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Bibliotecário, chega de cara feia!


Apesar da tira ser de humor, revela uma situação que ainda é muito comum em nossas bibliotecas. Uma vez que estamos tentando fortalecer nossa imagem perante a sociedade, precisamos acabar com essa que nos torna profissionais muito mal vistos por todos. Numa biblioteca escolar, onde também temos o papel de educador afinal, a biblioteca é uma extensão da sala de aula. Daí, ao invés da eterna "Bronca" e cara feita, devemos informar, conscientizar e orientar nossos alunos e demais usuários a respeitar a data de entrega dos livros e demais materiais. Na minha opinião de bibliotecária, não desejo espantar o usuário por manter sempre a cara fechada e brava. Desejo ganhar um cliente, um amigo e um cúmplice na manutenção e conservação do acervo. Afinal, quem é que gosta de ser recebido por alguém que ao invés de lhe dar um sorriso, lhe presenteia com uma máscara de carranca? Ninguém não é mesmo? Ei, calma! Também não estou dizendo para passarmos a mão na cabeça das crianças e dos jovens e deixar fazerem o que querem. Não é isso. Mas há tantas maneiras de se fazer entender sem apelar para o mal humor e o eterno comportamento ranzinza! Dá mais trabalho, é um exercício constante mas acredito que valha a pena tentar. É para se pensar!
PS: Meu muito obrigada para a bibliotecária Elza Maria que me passou essa imagem que me agradou demais. Valeu Elzinha!

Sugestão de compra


Uma ótima sugestão de compra para sua biblioteca. A bibliotecária Bernadete Campello ao lado de outras profissionais, traduziram e adaptaram o livro de Carol Kuhlthau, excelente obra de orientação à pesquisa escolar:

Sinopse:

Como preparar as pessoas para viverem vidas completas e produtivas na sociedade da informação? Que habilidades elas necessitam ter para obter êxito em um ambiente dinâmico, repleto de informações e mudanças rápidas? Como orientar uma pesquisa escolar? Para responder essas e outras questões, este livro revela a complexidade da aprendizagem pela busca e pelo uso da informação, abordando aspectos cognitivos e afetivos do processo da pesquisa escolar, que ocorre em vários estágios. Com a proposta de apresentar uma metodologia sustentada pela chamada abordagem baseada em processo, que entende a pesquisa escolar como uma sucessão de atividades complexas – e em alguns momentos conflituosas –, e não apenas como a apresentação de um produto final pelo aluno, este livro reforça a ideia da biblioteca como recurso didático fundamental para professores e estudantes. Para isso, disponibiliza sugestões de atividades reflexivas e produtivas para realização do processo de pesquisa. Ideal para estudantes, professores e pesquisadores, principalmente das áreas de Biblioteconomia, Pedagogia e Ciências da Informação, esta publicação é elemento essencial para se pensar a interface entre informação e prendizagem nos dias de hoje.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Memorial Darcy Ribeiro será construído em Brasília

(Notícia retirada do Publishnews, 10/05/2010)

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o presidente da Fundação Darcy Ribeiro, Paulo Ribeiro, assinam, hoje, convênio de cooperação para construção do Memorial Darcy Ribeiro, que ficará no campus da Universidade de Brasília. O equipamento cultural contará com anfiteatro, auditório, salas de aula, sala de exposição, sala de informática, gabinetes de pesquisas, centro de documentação, cantina e biblioteca. O Ministério da Cultura está investindo R$ 8,5 mi na construção do edifício de dois andares de biblioteca, espelho d’água, salas de aula e climatizador natural. Haverá ainda um espaço para descanso e apresentações, batizado de beijódromo pelo próprio antropólogo, que ajudou na concepção do projeto em 1996, um ano antes de falecer. O espaço terá 2 mil m2de área e acolherá mais de 30 mil livros do responsável pela criação da Universidade de Brasília, Darcy Riberiro, e da sua primeira mulher, a antropóloga Berta Gleizer Ribeiro. Além de documentos pessoais, como cartas trocadas com Oscar Niemeyer e o filósofo francês Jean-Paul Sarte; obras de arte brasileiras, como quadros de Portinari, e artefatos indígenas dos mais diversos. Atualmente, a coleção fica na Fundação Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro.

sábado, 8 de maio de 2010

Mãe! Palavra que significa e traduz amor

Mãe! Seu dia é todo dia. Sua hora, todas do dia. Seu amor, a vida inteira.
O Bibliotequices & Afins deseja a todas as mães um dia repleto de amor, carinho, alegrias e muitos, mas muitos abraços e beijos de seus filhos. E olha que isso é pouco diante de tanto amor que nos oferta.

MPF entra com ação para remoção de livros da São Francisco

(Notícia retirada do Publishnews, 07/05/2010)
Ministério Publico Federal em São Paulo entrou na noite de ontem com ação na justiça com pedido liminar requisitando a imediata transferência de todos as caixas com livros da biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo para o prédio histórico da unidade. Desde o começo do ano, parte do acervo da biblioteca permanece em caixas em um prédio anexo à faculdade, na rua Senador Feijó. O pedido do MPF, distribuído à 23ª Vara Federal Cível da Capital, solicita a transferência no prazo máximo de 72 horas, além da abertura de todas as caixas e acondicionamento dos livros em estantes (em 15 dias). Como as obras teriam sido atingidas por vazamento ocorrido no prédio nesta semana, a procuradora Ana Cristina Bandeira Lins, que assina a ação, exige laudo e vistoria do Corpo de Bombeiros que ateste as condições estruturais do edifício para o funcionamento da biblioteca. Na ação, o MPF ainda pede a imposição de multa no valor de R$ 50 mil por dia de violação. Leia mais

Projeto Mais Cultura lança a lista de classificados

(Notícia retirada do Publishnews, 07/05/2010)
Já está disponível no Diário Oficial da União (Seção 3, pps. 20 a 22) a lista dos classificados no Edital Mais Cultura de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais, divulgado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC). Nesta edição, o Ministério da Cultura dobrou o recurso do edital para R$ 6,8 milhões, contemplando 200 bibliotecas públicas – a previsão anterior era de 100. O objetivo é atender a um número maior de municípios com até 20 mil habitantes. Foram inscritas 926 propostas e 453 habilitadas na primeira fase, a de análise documental. Os kits de modernização serão distribuídos pela FBN/MinC em dois estágios, seguindo a ordem de classificação dos contemplados. A previsão é de que o envio dos 100 kits da primeira etapa ocorra nos meses de junho e julho e a segunda etapa, a partir de agosto. Araújos, em Minas Gerais, é o primeiro colocado entre os classificados. Minas, aliás, foi o estado que obteve mais municípios classificados (71), seguido do Rio Grande do Sul (31) e de São Paulo (23).