quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Adolescência e suas "encanações": um assunto para muitas leituras

Aproveito para falar um pouco sobre essa idade que a maioria abomina mas que eu simplesmente adoro: a adolescência. Logo que comecei a trabalhar nessa biblioteca, fui informada que toda a equipe passava por um rodízio pois tínhamos que adquirir experiência com todas as faixas etárias. Isso significava que teria que passar uns tempos na biblioteca infantil. Aí, percorreu um arrepio intenso em minha espinha pois apesar de gostar de crianças, não tenho tato com elas. Confesso que tenho um certo medo de trabalhar com crianças pois acredito que a responsabilidade é bem maior. Não que trabalhar com adolescentes seja mais fácil. Não, não mesmo! Mas, a minha identificação com eles é tanta que não abro mão disso. Bom, toda essa introdução, é para falar um pouco sobre a dificuldade que pais e educadores têm em conviver com essa idade tão complexa, tão rica e tão difícil. Como todos, já fui adolescente um dia e passei por todas as fases "negras" da idade. Havia momentos em que a histeria tomava conta de mim. Já em outros momentos, ficava irritada, agressiva, em outros melosa, chorona e deprimida. Vivia em uma montanha russa emocional e várias vezes me peguei pensando: Nossa!! Devo ter algum problema mesmo!
Em outros momentos me achava horrorosa! Dali a pouco, me achava o máximo! Não saia da frente do espelho. Me apaixonava a cada 5 minutos e sofria horrores! Virava a esquina, e já me esquecia. Hoje, ao me lembrar como era, me dá uma saudade!!! Sofria e muito mas como foi bom esse período! E você professor(a)? E você pai, mãe? Se lembram de sua adolescência? Se a resposta for não, procure parar alguns minutos e pense, volte a bobina do tempo e relembre essa passagem tão importante para nossa afirmação adulta. Precisamos de tempos em tempos, fazer esse retorno ao passado justamente para (re)lembrarmos como fomos, e com base nisso, entendermos nossos jovens que muitas vezes nos tiram do sério.
Depois de muito pensar no assunto, separei alguns livros e separei-os em duas categorias: uma categoria de livros voltados para o próprio adolescente. Sim, temos uma vasta literatura voltada para eles. Livros que esclarecem suas dúvidas (que não são poucas) numa linguagem fácil e jovial.
A outra categoria de livros, são voltadas para o educador e para os pais. Livros escritos por especialistas renomados e que devem fazer parte da biblioteca pessoal. Alguns deles, mais voltados para os educadores e profissionais que trabalham diretamente com os jovens. abrangem a parte fisiológica e neurológica do adolescente. Eis aqui minhas sugestões do tema.
Escolha o seu e boa leitura!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Um ótimo filme, um grande aprendizado


Nesse final de semana assisti um filme que minha irmã tinha de ver para desenvolver um trabalho da faculdade. Como estava de bobeira sem nenhum programa para o sábado a noite, topei assistir com ela. Não esperava grande coisa pois (desculpem minha ignorância) nunca tinha ouvido falar nesse filme. Logo não tinha grandes expectativas. O início do filme foi como tantos outros filmes americanos. Violência, gangues de jovens numa escola, professora novata tentando fazer um trabalho novo...Já estava achando que seria igual a tantos filmes que já assisti. Sociedade dos poetas mortos, Ao mestre com carinho, Meu mestre, minha vida e tantos outro do gênero. A postura da personagem central que é a da professora, me chamou a atenção. A situação da escola e sua política educacional aliada aos preconceitos dos próprios educadores me trouxe uma certa familiaridade com nossa situação educacional brasileira. O filme foi se desenrolando, os personagens foram ganhando cada vez mais vida e veracidade e, ao término da filme, me vi completamente sensibilizada. Ao saber que essa história é real e que a professora realmente existe, fui procurar na internet sobre a fundação que ela criou para dar prosseguimento ao seu trabalho junto aos alunos. Fiquei de boca aberta! Então pensei comigo: Está vendo? Quando se quer, dá resultados! Logo, os problemas costumam ser universais. Seja nos EUA, na Europa, na Índia ou aqui mesmo no Brasil, problemas com jovens ditos "problemáticos" costumam ter por toda parte e há uma possibilidade de se reverter o quadro que muitas vezes nos parece sem solução.
O filme nos mostra que boa vontade aliada a muita determinação, esforço, criatividade e uma certa dose de paciência dão resultados sim. Ah! E já estava me esquecendo do ingrediente principal: gostar do ser humano. Independente dele ser um bom jovem, ou um jovem rebelde. É importante saber o que acontece por trás dessa rebeldia toda. Nada é gratuíto.
Portanto, deixo aqui essa dica de filme para todos que trabalham com educação direta ou indiretamente, para que assistam e reflitam sobre a temática. E busquem dar um diferencial para a formação dos jovens. Não basta passar a grade curricular de forma impecável. É preciso tocar a alma dos jovens, ser sensível as suas questões, as suas problemáticas e tentar com criatividade, mudar o quadro e transformar as atitudes negativas em positivas. Isso sim, é um aprendizado completo. Tenho certeza que muitos já conhecem esse filme mas nunca é demais revê-lo. E para quem ainda não conhece, fica aqui minha sugestão:

Escritores da Liberdade

Resumo: Erin Gruwell é uma jovem professora que leciona em uma pequena escola de um bairro periférico nos EUA. Por meio de relatos de guerra, ela ensina seus alunos os valores da tolerância e da disciplina, realizando uma reforma educacional em toda a comunidade.



sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Dificuldades de aprendizagem: dicas de leitura

As atividades escolares retornam a normalidade e agora, após o carnaval, tudo retoma seu cotidiano. E, como todos os anos, aqui na biblioteca onde trabalho, sempre sou procurada por professores e pais de alunos interessados em se informarem sobre os diversos casos de dificuldades de aprendizagem e suas formas de se trabalhar. A falta de conhecimento gera muitas opiniões e julgamentos errados, vindo a prejudicar ainda mais o aluno que sofre desses transtornos.
Convivendo com tantos pré-adolescentes e adolescentes, já posso dizer que consigo detectar alguns sinais de que algo acontece. A mudança de comportamento, o isolamento repentino e a utilização da biblioteca não como um ponto de partida para leituras e pesquisas mas sim, como escudo de proteção, são alguns desses "pequenos sinais" ao qual me refiro. O universo escolar contém uma vasta gama de perfis e querendo ou não, os profissionais acabam por rotular as crianças e os jovens. O que na minha opinião, passa a ser um grande equívoco pois a situação é muito mais complexa do que se parece. Cada criança, cada jovem, é um universo à parte, que deve ser estudado em particular. A informação sobre todas as formas de dificuldades de aprendizagem estão diretamente ligadas ao comportamento do aluno. Existe aqueles que para disfarçarem suas dificuldades, expressam agressividade, outros através da timidez, outros ainda, demonstram pela atitude desinteressada no aprendizado acadêmico. No entanto, todos têm em comum uma dificuldade não reconhecida logo, não trabalhada que irá a médio e longo prazo, atrasar a aprendizagem de toda uma vida. Por conta disso, resolvi fazer uma pesquisa sobre o que há de melhor na literatura voltada a esse assunto e, a partir de hoje, postarei indicações sobre os diversos tipos de transtornos e dificuldades de aprendizagem. Esses livros, são excelentes fontes de informação tanto para professores e orientadores, como para pais e responsáveis. Escolha o seu e boa leitura!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Carnaval surge esse ano com muitas opções

Carnaval à vista e o país se programa para mil eventos para agradar a todas as "tribos". Para quem gosta de um bom baile carnavalesco, temos à escolher. Para quem prefere apostar numa sessão de cinema, estréias bem legais e, para quem deseja algo mais diferenciado, eis aqui algumas dicas:

Essa sugestão é para quem se encontra no Rio

O Carnaval também tem muita poesia no ar, nas marchinhas que animam a brincadeira das crianças e na alegria dos foliões. A história da folia momesca de Santos será contada durante o evento Realejinho Especial de Carnaval. A atividade acontece neste sábado, dia 13, às 18h, na Realejo Livros Shopping Miramar (Av. Mal. Floriano Peixoto, 44. Lojas 63/65. Santos/SP. Tel.: 13 3877-4962). Já na segunda-feira, dia 15, a brincadeira será com o grupo Sociedade dos Poetas Vivos na Realejo Livros (Av. Marechal Deodoro, 2. Santos/SP. Tel.: 13 3289-4935), em uma tarde de cultura e folia. A partir das 18h os participantes vão conferir textos poéticos de autores como Menotti Del Picchia, Flora Figueiredo, Martins Fontes, Cecília Meireles, Paulo Leminski, Vinicius de Moraes e Francis Hime. Ambos os eventos tem entrada franca.

Por outro lado, para quem gosta de aliar mais de um gosto, como por exemplo: leitura, livros e...carnaval, vejam só isso:

Personagens clássicos da literatura ou fenômenos atuais dividirão o desfile do Salgueiro no primeiro dia do Carnaval carioca. Este ano a escola vai cantar a história do livro – da Bíblia a Harry Potter – e promete levar para a avenida obras como 20 mil léguas submarinas, O pequeno príncipe, Ilíada, Os três mosqueteiros, Dom Quixote, Diário de um mago, A guerra dos mundos, O Guarani, Os Miseráveis e muitos outros. Serão quase quatro mil componentes divididos em 36 alas e sete carros alegóricos cantando o samba Histórias sem fim. A escola começa seu desfile na Sapucaí na madrugada de domingo, por volta da 1h20. Leia o samba-enredo no “Leia mais” ou ouça através do portal do Salgueiro.

E tem mais:

O desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio (domingo, às 21h) será aberto por um dos maiores personagens da literatura universal de todos os tempos: Dom Quixote de La Mancha, com sua história clássica do cavaleiro sonhador, lembra Galeno Amorim. É assim que a União da Ilha do Governador, escola que está de volta à divisão principal do carnaval carioca, dará o pontapé inicial na maior festa popular do País. Afinal, mais de 400 anos depois de criado, o cavaleiro inventado pelo escritor Miguel de Cervantes está mais vivo do que nunca no imaginário daqueles que cultivam os sonhos.

A Unidos da Tijuca preparou algumas surpresas grandiosas para seu carnaval 2010 (domingo, às 23h10). Seu carro alegórico mais brilhante será A Biblioteca de Alexandria, que trará os segredos da humanidade alimentados pela literatura. Para isso, vai recontar a história da biblioteca famosa que, construída há 2.300 anos no Egito (e destruída por um incêndio que acabou com a “casa dos livros de todos os povos”), continua, até hoje, cercada de mistérios

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Encontro discutirá livro digital

O livro digital é um assunto novo e as polêmicas, como o recente desentendimento entre a Amazon e a Macmillan, já começaram no mercado internacional. Para apresentar as novidades desse setor às editoras brasileiras, a Câmara Brasileira do Livro e a Frankfurter Buchmesse, responsável pela organização da Feira de Frankfurt, realizam, com o apoio da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, o 1º Congresso Internacional do Livro Digital. Será nos dias 29, 30 e 31 de março, no Hotel Maksoud Plaza, durante o 36º Encontro de Editores e Livreiros, e terá Michael Smith, diretor executivo do Fórum Internacional de Publicações Digitais (IDPF), como sua principal atração.
Além de Michel Smith, que tem mais de 20 anos de experiência nos setores gráfico e editorial e é considerado uma das melhores fontes sobre novas tecnologias e sobre a adoção das normas do IDPF para leitura eletrônica, estão confirmadas as presenças do colombiano Pablo Francisco Arrieta Gomez, CEO, diretor acadêmico e fundador do Monitor Capacitação Digital e consultor de empresas como Macromedia, Adobe, Wacom e Nokia, e da espanhola Arantxa Mellado, advogada atuante no mercado editorial, responsável pela criação da ediciona.com, um dos mais importantes espaços virtuais de encontro do mundo literário.
Para o evento, estão convidados editores, livreiros, distribuidores, autores, gerentes de marketing, executivos da área de negócios e conteúdo digital, advogados especializados em Direito Autoral, jornalistas, profissionais de TI e Web, publicitários e quem mais se interessar pelo assunto.
As vagas são limitadas (600 lugares) e as inscrições podem ser feitas através do e-mail digital@cbl.org.br ou pelo telefone 11-3069-1300 ou pelo site www.congressodolivrodigital.org.br. Confira os valores das inscrições:

Participação nos 3 dias do evento:
Associados CBL - R$ 840,00
Associados de entidades congêneres, professores e estudantes: R$ 960,00
Não-associados: R$ 1.200,00 Participação em 2 dias do evento (29 e 30):
Associados CBL - R$ 690,00
Associados de entidades congêneres, professores e estudantes: R$ 780,00
Não-associados: R$ 980,00

(Notícia retirada do Publishnews, 10/02/2010)

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Biblioteca britânica disponibilizará 65 mil ebooks

(Por Jacqueline Lafloufa)

Em parceria com a Microsoft, a Biblioteca Britânica deve disponibilizar cerca de 65 mil livros clássicos do século XIX em formato de ebook. O acervo contará com grandes nomes da literatura como Charles Dickens, Julio Verne e Jane Austen, e parte dele poderá ser adquirida de forma gratuita.

Segundo o site IT PRO , mais de 40% dos títulos disponibilizados não são encontrados em nenhuma outra biblioteca, o que faz da empreitada algo ainda mais importante. As edições digitais serão fiéis aos originais, apresentando a mesma tipografia e as mesmas ilustrações dos livros físicos, ressalta o site TechWatch .

Segundo o TG Daily , foram necessários três anos de trabalho para que estas edições - algumas bastante raras - pudessem ser disponibilizadas ao público. Os ebooks que não forem disponibilizados gratuitamente poderão ser adquiridos por cerca de 15 euros (aproximadamente 38 reais) na loja do Kindle da Amazon.

Felizmente, existem planos de continuar com a parceria para disponibilizar também títulos do século XX. A previsão da Biblioteca Britânica é que até 2020 mais de 50 milhões de livros estejam disponíveis em formato digital.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Uma viagem a uma infância que já quase não existe


E falando em biblioteca, livros...faz tempo que não falo sobre nenhum livro por aqui não é mesmo? Voltei animada! Seguinte: Em meados do mês de outubro passado, chegou uma leva de livros para divulgação e, separado aqueles que fariam parte de nosso acervo, o restante seria mandado embora. Então, minha chefe nos chamou (a equipe), e disse que se tivessemos interesse em algum título, poderíamos pegar para nós. Eba!!! Adoro ganhar livros! Fiz minha seleção e entre os que escolhi, me encantei com um título em especial:
Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos, de Selma Maria Kuasne, da editora Peirópolis.
Me encantei com seu visual, mas foi justamente o seu conteúdo que me cativou. A autora, arte-educadora, ao conhecer a obra de Guimarães Rosa, se apaixonou. Ao saber que o autor tinha ideia de concretizar uma obra sobre o brincar e os brinquedos, não teve dúvidas: decidiu dar continuidade e concretizar o sonho de Guimarães Rosa. O livro fala sobre o universo da infância no sertão mineiro. Através de poemas próprios, Selma resgata com muito lirismo, uma infância que quase não existe mais. Pelo menos nas grandes cidades. O livro é uma sugestão para todas as idades. Para as crianças, para que conheçam outras formas de brincar que não conheceram. Para os adultos, uma forma deliciosa de resgatar sua criança, relembrando as brincadeiras e os brinquedos que muitos fizeram e tiveram. Sendo uma amante dos livros, não poderia deixar de me encantar com alguns poemas que Selma fez em homenagem ao livro. Veja:

Conversa entre o livro e a prateleira
Fico de pé tanto tempo!
E você, dona prateleira,
vive aí deitada!
Seu livro, mas que conversa fiada!
Que mania de inventar história.
Te carrego a vida inteira,
e você me fala essa besteira!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A biblioteca se anima mais uma vez

E retornamos mais uma vez a um ano letivo nas escolas e, confesso a vocês, que já estava saudosa da bagunça e do barulho dos alunos. Nossa! Como a escola fica triste sem a presença dos alunos. A biblioteca então, parece uma casa mal assombrada. Silêncio absoluto! Assim também não dá. Sei que há muitas bibliotecárias(os) que são a favor da biblioteca mergulhada num total silêncio mas eu gosto é de movimento. E sabem por quê? Explico: Para mim, o mais importante dentro de uma biblioteca não são os livros. Calma! Espere eu completar minha linha de pensamento. É claro que os livros são fundamentais dentro de uma biblioteca. No entanto, tenho cá comigo, que uma biblioteca digamos...como a Library Congress ou a nossa Biblioteca Nacional repletas de livros de todas as épocas e contendo todos os estilos literários, se ficarem às moscas, sem ninguém demonstrar interesse neles, ficam apodrecendo nas estantes e todo o seu conteúdo, seus ensinamentos de nada servirão. O que move uma biblioteca e zilhões de livros são as pessoas que adentram uma biblioteca em busca de informação, conhecimento, curiosidade ou, simplesmente por puro amor à leitura. Eu mesma, adoro percorrer os corredores, passear os olhos pelas estantes e conhecer os títulos que ali habitam. Já tenho vários livros mais ou menos escolhidos para futuras leituras. E a gente sempre sai desses corredores enriquecidos. A biblioteca nessa semana que mal começou, já está com outro ar tendo a presença dos alunos por aqui. Vão chegando, olhando, se inteirando das mudanças físicas que ocorreram durante suas férias e vejo em seus olhos o brilho da aprovação. Outro dia, uma aluna me confidenciou:
-Tia, a biblioteca está a cada ano mais bonita. Dá gosto ficar aqui. Além de bonita, são tantos livros novos e legais!
Fala a verdade. Não é bom ouvir isso deles? Ah! Não tem jeito não. Eu amo esse espaço e esses jovens. Porisso deixo aqui minha saudação de Boas Vindas!!!