sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Não há leitura melhor ou pior!

(Notícia retirada do Publishnews, 29/01/2010)


Que os brasileiros estão lendo mais nesta década, especialistas no tema como Norma Ferreira (presidente da Associação de Leitura do Brasil – ALB), não têm dúvida. O que não é possível é tentar imaginar ou afirmar que estão lendo melhor ou pior, como muitos gostam de julgar. “Não há um modelo ideal de leitura e de gênero”, ela adverte, insistindo que bom mesmo é a diversidade das práticas. Aliás, de acordo com Galeno Amorim, está imperdível a entrevista com Norma Ferreira (que, na semana que vem, a agência de notícias Brasil Que Lê fará chegar às redações de jornais, revistas e internet de todo o País). Mas ela também já está disponível aqui.

Corre que ainda dá tempo!

A Fundação SM segue até o dia 19 de fevereiro com as inscrições abertas para o 6º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil. A iniciativa premia anualmente textos originais voltados para crianças e jovens de escritores com mais de 18 anos. Os textos inéditos devem se encaixar em uma das quatro séries da Coleção Barco a Vapor: leitor iniciante (6 e 7 anos), em processo (8 e 9 anos), fluente (10 e 11 anos) e crítico (12 e 13 anos). A grande novidade dessa edição é a parceria da Fundação com o Instituto Ecofuturo. A partir de agora, todos os livros premiados levarão o Selo Ler é Preciso e 1% da receita obtida com a venda será destinada à implantação de Bibliotecas Comunitárias no Brasil. O vencedor do prêmio será anunciado no segundo semestre de 2010 e receberá R$ 30 mil em dinheiro, referente ao adiantamento de direitos autorais, além de ter sua obra publicada por Edições SM. Também poderão ser publicados outros originais inscritos e recomendados pelo júri. Para se inscrever, leia o regulamento completo, disponível na página da SM na Internet.
(Notícia retirada do Publishnews, 29/01/2010)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Nota: ainda sobre leitura no metrô

Só complementando o que Fernando Alves observou: além dos títulos descritos por ele, devo notificar aqui que um dos campeões de livros lidos são os livros da Zíbia Gasparetto. É só a autora lançar um título novo, que imediatamente, vários leitores surgem no metrô, nos trens e nos ônibus. É impressionante!

O que se lê no metrô?

Quando li essa reportagem dei muitas risadas pois é um hábito meu observar o que as pessoas lêem nos transportes públicos. Seja metrô, trem, ônibus, carroça etc. Não me contento em apenas ver as pessoas lendo, a minha curiosidade em saber que livro estão lendo é muito grande. E vou mais além: procuro decifrar a expressão do leitor para saber se estão gostando ou não. Acaba sendo uma terapia e faz com que o tempo gasto numa condução passe bem rápido.


(Notícia retirada do Publishnews, 27/01/2010 - Fernando Alves)
Muito além dos vampiros de Stephenie Meyer e do bruxo Harry Potter, a leitura dos passageiros do Metrô de São Paulo recai sobre muitos e variados temas. É uma sala de leitura eclética e democrática. Ao longo de um mês, acompanhei, atento e curioso, meus companheiros de viagem entre as estações Santana (onde moro) e Vila Madalena (onde trabalho... ou seria o contrário?), observando o que liam. Leia mais.

Início de ano: o retorno

Ainda em ritmo lento, retornando das férias escolares mas sem sair em férias de fato. Essa semana iniciou as aulas por aqui. É muito gostoso ver a movimentação dos alunos, dos professores ao regressarem para mais um ano letivo. Gosto de observar os rostinhos cheios de expectativas, olhos brilhosos a contar suas férias, suas aventuras e seus planos para um novo ano. A vinda até a biblioteca então, para mim é um acontecimento. Sempre entra um garotinho ou garotinha que, de forma tímida, olha de um lado, olha para outro lado e ao nos focar, faz menção de sair correndo. Mas, ao notar o sorriso em meu rosto, desarmam-se e, confiantes entram de vez na biblioteca. Percorrem as estantes, passando os dedos nos livros, olha os que se encontram em exposição e, vez por outra, perguntam sobre o novo Guinness Book. Eles adoram ver esse livro! Gosto também de receber os ex-alunos que sempre aparecem por aqui fazendo uma visita ao colégio. Ficam felizes quando me recordo deles. E espantados quando digo seus nomes.
-Nossa tia! Você ainda se lembra de mim!
-Mas é claro que sim! Sempre guardo o nome da maioria dos alunos que freguentam a biblioteca. Hoje mesmo, após o almoço, apareceu uma ex-aluna que já nem mora mais aqui mas que está em férias na casa de sua bisavó. Não teve dúvidas, veio correndo visitar o colégio e ficou horas percorrendo o colégio, visitando os coordenadores, professores e depois, veio à biblioteca. Conversamos bastante e ao se despedir, com os olhos úmidos de emoção, falou:
- Tia, gosto tanto daqui que quando tiver meus filhos, eles virão para cá. As melhores lembranças que guardo são do período que passei aqui com vocês.
Agora me respondam: Tem coisa melhor que ouvir isso dos alunos? É a melhor resposta que recebo com relação ao meu desempenho profissional. Tenho deixado boas marcas e lembranças por quem passa por aqui. Isso não tem preço! E vamos dar o ponta pé de partida para mais um ano letivo. Como alguém já disse:
- Amo muito tudo isso!!!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Escolas exigem que alunos escrevam à mão

Essa é uma preocupação constante em várias escolas e, eu mesma, tenho observado que estou desaprendendo a escrever. Ultimamente, tenho tido dificuldades na escrita à mão. Minha caligrafia, que antes era bonita, agora parece caligrafia de médico. Ou seja: um horror. Só eu mesma consigo decifrar meu hieróglifo e mesmo assim, as vezes nem eu. Tenho pensado em voltar a escrever um pouco a mão para treinar minha escrita.
(Notícia retirada da Folha de S. Paulo - Talita Bedinelli)
Os livros e cadernos que Letícia Martins e Pedro Paulo dos Santos, ambos de 15 anos, levam na mochila ganharam em 2009 a companhia de um notebook. É no computador que eles anotam o conteúdo das aulas do colégio Sidarta (em Cotia, na Grande São Paulo). O resultado é que escrevem cada vez menos à mão, assim como muitos de seus colegas. Com medo de que os avanços tecnológicos façam com que os estudantes percam a caligrafia e deixem de atentar para as normas cultas da escrita, escolas particulares intensificaram a produção de redações e ainda pedem que a maioria dos trabalhos seja manuscrita. No Santa Cruz (zona oeste de SP), por exemplo, os alunos até podem fazer o trabalho no computador, mas, antes de entregá-lo, devem transcrevê-lo à mão. É o que Alejandro Gabriel Miguelez, coordenador do curso de produção textual do colégio, chama de "passar a sujo". "A expressão é uma brincadeira que faço com os alunos. Não abrimos mão do texto manuscrito, é preciso que eles pratiquem a caligrafia."
Objetivo é evitar que, com o uso frequente do computador, no colégio e em casa, os estudantes percam a caligrafia e deixem de atentar para as normas cultasPesquisadora, entretanto, critica exigência, que encara como um retrocesso, já que diz que trabalhos manuscritos serão muito raros no futuro. Leia mais

Internetês nas redações escolares

Para quem convive com os adolescentes, como eu, numa escola, isso é a coisa mais comum de se ver. Aqui na biblioteca, sempre que o aluno me mostra seu trabalho, sua redação, procuro orientar para essa questão:
O hábito dos adolescentes de fazer abreviações na comunicação pela internet também preocupa as escolas. O professor de português do colégio Santo Américo (zona oeste de São Paulo), José Ruy Lozano, conta que, vez ou outra, encontra um "naum" (abreviação de "não") ou um "eh" (é) em trabalhos escolares. "Esse tipo de expressão faz sentido nas conversas instantâneas, onde eles [os alunos] se comunicam com muitos amigos ao mesmo tempo e têm que ser rápidos. Mas, na escrita formal, não. É um contexto diferente", afirma. As abreviações, entretanto, estão menos frequentes nos textos do Santo Américo, depois que o colégio decidiu intensificar a quantidade de redações pedidas aos alunos. "A prática da escrita ajudou a reduzir isso."

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Mondolivro - blog sonoro da literatura. Conhece?

Ao ler essa notícia, fiquei super animada com a ideia pois ainda não a conhecia. O rádio sempre foi um companheiro constante em minha casa desde criança. Até hoje ainda ouço diariamente. No entanto essa proposta me soou legal pois tratar do tema livros no rádio pra mim é novidade. Os que já estavam inteirados da coisa que me desculpem a ignorância. Já ouvi o programa e gostei bastante. Recomendo:
(Notícia retirada do Publishnews, 15/01/2010)
Curiosidades e fatos engraçados e inusitados dos convidados do Sempre um Papo são temas do Mondolivro entre os dias 18 de janeiro e 2 de fevereiro. Diariamente, o jornalista Afonso Borges relatará cenas dos bastidores do projeto. Casos de tietagem, intervenções “sobrenaturais” e tiradas inteligentes formam alguns dos momentos mais marcantes e descontraídos que ocorreram fora do palco do projeto. Imagine, por exemplo, Gilberto Gil cantando para a namorada de um fã no telefone, ou então Amyr Klink tendo que empurrar uma Caravan por quatro kilômetros... O “Mondolivro – o blog sonoro da literatura” é um programa sobre tudo que gira ao redor dos livros e dos autores, no Brasil e no mundo. É veiculado na Guarani FM (96,5), em Belo Horizonte, diariamente, às 11h15 e às 18h30, com duração de um minuto e meio. Todos os programas são disponibilizados no site do Sempre Um Papo.

Contação de histórias para iniciantes

Para provar que o ato de contar histórias está cada dia mais intenso em nosso meio, olha só mais essa iniciativa:
(Notícia retirada do Publishnews, 15/01/2010)
A Livraria da Vila da Fradique (Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena. São Paulo/SP. Tel.: 11 3814-5811) promove de 18 de março a 6 de maio o curso de Contação de Histórias para iniciantes. A atividade é direcionada a todos aqueles que desejam desenvolver as habilidades da arte milenar de contar histórias. Com aulas teóricas e, principalmente, práticas, cada aluno tem a possibilidade de encontrar e aperfeiçoar sua forma de expressão, usando os recursos dos contadores profissionais. O programa será ministrado pela contadora de histórias profissional, Diana Beatriz Oliveira, que pesquisa histórias de todo o mundo e já se apresentou em diversos espetáculos no Brasil e nos Estados Unidos. As aulas ocorrerão das 9h30 às 12h30 e tratarão de temas como técnicas narrativas, diferentes possibilidades vocais, uso de objetos auxiliares, interferências do público e escolha de repertório adequado para cada tipo de ouvinte. O investimento é de R$ 400.

Contar histórias também é um ato de amor

Leitura: que bom que as pessoas estão se conscientizando do poder benéfico da leitura e que projetos novos surgem em todo lugar. Veja o exemplo desse projeto:

(Notícia retirada do Publishnews, 15/01/2010)
Além das medidas e decisões que partem do poder público, as iniciativas de promoção e incentivo do hábito da leitura também contam com o apoio importante da iniciativa privada. Um bom exemplo é o programa de férias “Centro de Contação de Histórias”, do Shopping Vila Olímpia, na capital paulista. O evento, que começou em 13 de janeiro, é uma parceria do centro de compras com a Fábrica de Ideias e a Associação Viva e Deixe Viver, e se dirige a crianças de 03 a 10 anos. Mais informações no site.

Uma biblioteca sem teto

Muito legal essa iniciativa . Vale a pena conhecer:

Transformar o Rio de Janeiro em uma grande biblioteca sem teto nem paredes é a grande ambição do Livro de Rua, projeto desenvolvido pelo Programa Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). Os livros são disponibilizados livremente em alguns pontos da cidade. As obras possuem uma numeração de ordem e são registradas no site www.livroderua.com.br , quando encontradas. Uma carta explica ao leitor os cuidados com aquele exemplar, além de instruções de como encontrar e liberar livros. Além de incentivar o empréstimo anônimo de livros, os voluntários também promovem debates, apresentações, exposições e saraus literários.

S.O.S. Haiti - Endereços para doações

Li no blog O PC e a Criança , de nossa colega Jenny e faço por aqui a divulgação dos endereços de auxílio às vítimas do Haiti. Nós blogueiros, temos que fazer nossa parte divulgando a informação. Veja o texto na íntegra tirado do blog da Jenny:

Os colegas dos Blogs Educativos estão mobilizados pela divulgação dos canais para ajuda financeira/humanitária as vítimas do terremoto do Haiti. Divulgar os canais na rede já é uma forma de auxílio. Faça você também!
Contas bancárias que recebem doações para as vítimas no Haiti.
Há vários canais para cidadãos e empresários interessados em fazer doações para as vítimas do terremoto no Haiti. Veja quais são as principais formasde ajudar:
Embaixada do Haiti no Brasil
Banco do Brasil
Agência 1606-3
Conta corrente 91.000-7 CNPJ 04170237/0001-71

Cruz Vermelha HSBC
Agência 1276
Conta corrente 14526-84 CNPJ é 04359688/0001-51

Viva Rio
Banco do Brasil
Agência 1769-8
Conta corrente 5113-6 CNPJ 00343941/0001-28

Care Internacional Brasil
Banco Real-Santander
Agência 0373
Conta corrente 5756365-0 CNPJ 04180646/0001-59

Pastoral da Criança HSBC
Agência 0058
Conta Corrente 12.345-53 CNPJ 00.975.471/0001-15

Caixa Econômica Federal
*Agência 0647
Conta corrente 3.600-1 CNPJ 00.360.305

* As doações da Caixa serão encaminhadas à Coordenação de AssistênciaHumanitária (Ocha, na sigla em inglês) pelo Programa Mundial de Alimentação(PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Escritório das Nações Unidas.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Leitura - Novidades em lançamento

(Notícia retirada da revista Educação, nº153, Janeiro de 2010)
No início do terceiro milênio, o problema da instalação de bibliotecas nas escolas persiste: elas ainda não apresentam condições concretas para formar leitores e desenvolver o gosto pela leitura. A visão do professor Ezequiel Theodoro da Silva, colaborador da Associação de Leitura do Brasil (ALB) integra o livro Escola e Leitura - Velha crise, novas alternativas, que resulta de uma parceria entre a ALB e a Global Editora de aproximadamente um ano. Parte da série Leitura e Formação, o título traz artigo de onze profissionais sobre as maneiras pelas quais podemos vivenciar a literatura na escola. Criticidade e leitura - Ensaios, dele mesmo, é outro livro recém-lançado da coleção, que já contava com Leitura na Escola, Leituras Aventureiras - Por um pouco de prazer (de leitura aos professores) e O Jornal na vida do professor e do trabalho docente.
Na edição desse mês da revista Educação tem um excelente artigo do professor Ezequiel intitulado

Bibliotecários escolares: fiquem de olho nessa notícia!

O ano de 2010 inicia-se com ótimas notícias para o meio biblioteconômico. Estamos sempre reclamando que nada acontece em nosso meio. No entanto, a oportunidade que se apresenta, não dá para deixar passar em branco. Em especial, aos bibliotecários escolares que sempre permaneceram à deriva de tudo que acontece, essa é a chance:




ORIGEM
O Fundo foi criado em 2009 com a finalidade de aumentar as oportunidades para que jovens bibliotecários(as) brasileiros(as) possam participar ativamente de fóruns internacionais sobre biblioteca escolar, especialmente da International Association of School Librarianship (IASL).
OBJETIVO
O Fundo consiste em um prêmio para possibilitar que jovens bibliotecários (as), que trabalhem e vivam no Brasil, e que sejam interessados em bibliotecas escolares e sua função educativa, participem de congressos da International Association of School Librarianship – IASL. Este bibliotecário (a) deverá ter 40 anos ou menos. A participação permitirá que essa pessoa atualize seus conhecimentos e habilidades e possa construir uma rede de pessoas e organizações interessadas na biblioteca escolar.
Quem pode se candidatar
Tanto indivíduos quanto instituições podem se candidatar.
ASPECTOS FINANCEIROS
O prêmio inclui:
· Pagamento de duas anuidades como membro da IASL;
· Despesas de viagem para participar do Congresso da IASL 2010 ( 27/09/2010 a 02/10/2010 em Brisbane, Australia);
· Despesas com passaporte e visto;
· Seguro de viagem;
· Despesas para acomodação e alimentação.
ADMINISTRAÇÃO
O Fundo é administrado pela ‘Stichting Het Da Vinci Huis’, com sede na Holanda. Uma comissão formada por três membros, presidida pelo Diretor Regional da IASL para a América Latina/Caribe selecionará o candidato a ser indicado ao prêmio. O Diretor Regional da IASL para a América Latina e Caribe será a pessoa de contato entre o vencedor e a Stichting Het Da Vinci Huis.
SELEÇÃO
A seleção dos candidatos será feita por um júri formado por três profissionais: o Diretor Regional da IASL para a América Latina e Caribe, um professor universitário que atue na área de biblioteca escolar e o presidente de uma entidade que reúna bibliotecas escolares. Para 2010 o júri será formado por:
- Katharina B. L. Berg - Diretora Regional da IASL para a América Latina e Caribe;
- Profa. Dra. Bernadete Campello (UFMG - Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar)
- Eliane Fioravante Garcez (Coordenador - Grupo de Bibiotecários da Área Escolar de Santa Catarina - GBAE/SC)
INSCRIÇÕES
Os candidatos deverão enviar sua inscrição ao prêmio e toda a documentação requerida para o Diretor Regional da IASL para a América Latina e Caribe (kberg@midiateca.com.br)
Na inscrição o candidato deverá incluir:
- Currículo vitae;
- uma breve descrição da escola e da biblioteca escolar onde trabalha;
- os motivos que o levam a se candidatar ao prêmio;
- o nome de um dos membros da escola onde trabalha para contato;
Deve enviar também uma explanação sobre os benefícios em potencial que o prêmio pode trazer caso seja escolhido.
As inscrições podem ser feitas por correio ou eletronicamente. O formulário de inscrição está disponível em: http://albertkb.nl/pageID_8620835.html
O prazo final para a inscrição ao Prêmio é 1º de maio.
outros requisitos

O vencedor deverá fazer uma pequena apresentação (cerca de 10 minutos) durante a Conferência da IASL e escrever um relato para ser publicado em uma revista de circulação nacional/internacional.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A estação dos livros

(Notícia retirada do PublishNews, 05/01/10)
Machado de Assis, Milton Hatoum, Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto, José Saramago, João Ubaldo Ribeiro, Isabel Allende, José de Alencar, entre outros tantos, seguem de caminhão neste fim de ano numa longa e diversificada jornada rumo a quase 400 municípios brasileiros distintos e distantes uns dos outros, mas próximos pela carência de um importante instrumento de cultura: a biblioteca. Acompanhados por computadores, estantes, mesas e cadeiras, são 2 mil livros por kit para fazer que, até o início de 2010, todas as 5.564 cidades brasileiras tenham, pelo menos, uma biblioteca pública em seu território. A iniciativa faz parte do programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, lançado em 2007, com um investimento de R$ 57,6 milhões. Os municípios ficam responsáveis pela disponibilização do local, pela contratação de funcionários e pela manutenção do espaço. "Em geral, a experiência tem sido positiva. Os prefeitos estão bastante sensíveis ao tema, não tem sido difícil convencê-los do investimento", informa Silvana Meireles, coordenadora-executiva do Mais Cultura.

S.O.S - São Luis do Paraitinga (SP)

Recebi essa informação por e-mail de uma amiga e repasso por aqui para que as pessoas possam ajudar essa população que carece de tudo no momento. Vamos fazer nossa parte se solidarizando.
São Luis do Paraitinga (SP), cidade histórica do vale do Paraíba, onde nasceu o Prof. Aziz Ab'Sáber, foi uma das mais atingidas pelas chuvas da última semana.A cidade está isolada, com 9.000 pessoas desalojadas, e aqueles que assistiram as imagens pela televisão acompanharam a triste cena do desmoronamento da Igreja Matriz da cidade. Sabemos que a Capela das Mercês também desmoronou assim como vários casarões antigos da cidade, entre eles a casa de Dona Cinira, viúva do compositor Elpídio dos Santos (autor de "Fiz uma casinha branca lá no pé da serra pra nós dois morar..."), personagem ilustre da cidade que no ano passado comemorou seu centenário.A cidade está em total estado de desolação e carecendo de absolutamente tudo.Está sendo organizada uma ação para envio de donativos através de um caminhão que partirá de São Paulo essa semana. Vale o que cada um puder ajudar... Eles precisam de água, leite em pó, fraldas descartáveis (infantis e geriátricas), roupas, alimentos, lanternas, colchões e o que mais cada um puder oferecer.
As doações serão recolhidas no prédio da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) com sede à Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 a partir de hoje das 15h às 21h e nos dias 5 e 6 das 10h às 21h.São Luís do Paraitinga precisa se reerguer. Nessas horas a força é redobrada, as mãos se encontram e a ajuda se faz acontecer. Uma cidade tão forte, que cultiva na terra, nos sobrados e no coração das pessoas a nossa cultura... e que tanta alegria já trouxe em seus carnavais, festas do Divino, Semana da Canção, e outras festas populares agora, precisa de nossa retribuição.
Fonte: O Autor na Praça, por e-mail