quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Blogagem Coletiva: Professores do Brasil - Participe!


O dia do professor se aproxima e com essa data , vem o sentimento de repensar conceitos, condutas e refletir o que podemos fazer para melhorar não somente a imagem desse profissional tão impressindível à sociedade mas também, analisar o que se pode fazer para melhorar as condições de trabalho e o aperfeiçoamento de todos que abraçaram essa profissão.
E aqui vem um convite pra lá de bom:
O blog Ponderantes está promovendo a blogagem coletiva “Professores do Brasil”. O evento ocorrerá na mesma data em que se comemora o dia desses profissionais que, embora sejam imprescindíveis à sociedade, estão cada vez menos valorizados.
Se você quiser participar, deverá publicar em seu blog um post relacionado ao tema proposto – “Professores do Brasil” – no próximo dia 15 de outubro. Seu post pode conter, por exemplo, um texto crítico, um protesto, uma homenagem através de poesia, um relato sobre um professor que marcou sua vida, uma imagem, um vídeo ou o que sua criatividade desejar.
Para maiores informações e inscrição acesse aqui

E a polêmica continua

(Notícia retirada do PublishNews, 29/09/09)
O anúncio do acordo entre o Google e a empresa On Demand Books vem gerando uma série de discussões nas últimas semanas. A primeira razão da polêmica é a abrangência da medida, que permite a impressão de 2 milhões de títulos que já são de domínio público dentro do acervo total de 10 milhões de obras que o gigante da internet tem digitalizadas. O outro ponto que chama a atenção é o próprio funcionamento da impressora expressa, que permite ao usuário escolher a obra desejada e obtê-la impressa com capa dura em poucos minutos. Cada uma dessas máquinas custa cerca de US$ 100 mil. Ainda há poucas unidades instaladas em livrarias e bibliotecas de cidades de Estados Unidos, Canadá, Austrália, Grã-Bretanha e Egito, mas a expectativa é de que o preço desses equipamentos caia à medida que a procura pelo serviço aumentar.

Novidade: Editora lança Student Consult no Brasil

(Notícia retirada do PublishNews, 29/09/09)
Elsevier Brasil está lançando a versão em português do Student Consult, ferramenta online que disponibiliza, gratuitamente, conteúdo complementar dos títulos que estão no catálogo de Ciências da Saúde da editora. O objetivo é facilitar o acesso e estimular a utilização do material extra postado no site, eliminando a barreira do idioma. Ao adquirir um dos livros que oferece este recurso, o leitor tem direito a uma senha, pessoal e intransferível, que permite, sem qualquer custo adicional, consulta a fotos, exercícios, ilustrações, entre outros itens complementares ao volume de informação disposto nas obras. Até o momento, a versão nacional do produto possui 18 livros do catálogo da editora traduzidos na íntegra e cerca de 10 mil imagens postadas. A previsão é que o banco de dados esteja completo até dezembro de 2009.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Breve relato da Feira do Livro 2009

Conforme havia prometido, hoje finalmente consegui colocar algumas fotos da feira do livro de nosso colégio. Como estão acontecendo simultaneamente a feira e a recuperação, quase não está dando para escrever por aqui. Mas hoje, deixo aqui pra vocês um registro do que vem sendo a feira no decorrer da semana. Amanhã, pretendo tirar mais algumas fotos. Espero que gostem pois eu, adorei! mas sou bem suspeita para falar.


quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Google libera impressão de livros que já estão em domínio público

(Notícia retirada do jornal O Globo, 21/09/09)
Graças a um acordo firmado quinta-feira passada, os livros da biblioteca digital armazenados ao longo dos últimos cinco anos pela Google poderão agora reaparecer impressos no mundo físico. Pelo acordo, a Google abriu parte de seu índice de obras ao inventor da “Espresso Book Machine”, uma impressora de alta velocidade, capaz de produzir um livro com cerca de 300 páginas e capa rústica em quatro cores em menos de quatro minutos. Ela imprime 105 páginas P&B por minuto ou 35 coloridas no mesmo tempo. O Google Books (books.google. com) já vinha oferecendo online mais de 1,5 milhões de livros que já estão em domínio público. Por enquanto, o novo serviço está disponível apenas nos EUA mas aos poucos se espalhará por livrarias e bibliotecas no mundo inteiro, obviamente mediante pagamento. Leia mais

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Colégio Dante Alighieri promove a 14ª Feira do Livro

Começou sábado e se estende por toda a semana a 14ª Feira do Livro do Colégio Dante Alighieri (SP). Com autores, oficinas e autógrafos, a feira esse ano conta com homenagens a alguns personagens importantes de nossa literatura como Vinícius de Moraes e Euclides da Cunha, além de uma homenagem especial a Charles Darwin. Os espaços ficaram lindos como sempre e em breve, postarei as fotos aqui. Como a semana está muito corrida, não tenho tido muito tempo mas, aos poucos falarei sobre tudo o que aconteceu por aqui no colégio.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Biblioteca escolar - mês de outubro promete


Quem participou no ano passado já esperava por mais esse ano. Com profissionais engajados e dedicados à valorização e reconhecimento do espaço biblioteca escolar e do profissional (o bibliotecário), desde o ano passado muito já se estava sendo discutido e nesse ano, já com propostas bem definidas, será dado a continuação desse encontro. E já está fechada a programação para o Colóquio entre Educadores - Biblioteca Escolar - Repensar e Inovar
Você profissional da área educacional que não teve oportunidade de participar em 2008, terá uma nova chance de ouvir experiências e relatos de profissionais que atuam e que trarão com certeza, novidades que nos enriquecerá . Não perca!
Local: Faculdade Sumaré em São Paulo
Organizado pela Comissão de Educação do CRB-8 e International Association of School Librarianship
Dias 21 e 22 de Outubro de 2009.
Entre no blog e conheça a programação.
São apenas 40 vagas para cada workshop. Garanta já a sua.

Vamos passar a noite na biblioteca?


Gosto sempre de noticiar o que de bom (ou não) acontece nas bibliotecas seja daqui ou de fora. É sempre bom para mantermos nossos parâmetros em dia com o que sai de novo, o que tem dado certo, o que precisamos melhorar e por ai vai. Hoje, logo cedo, recebi a revista Nova Escola nº225, e ao folheá-la, deparei-me com uma reportagem sobre uma biblioteca em Portugal e suas atividades bem diferenciadas. Dai me pergunto: por que não desenvolvermos também por aqui projetos desse porte utilizando o espaço da biblioteca para outras atividades e em horários diferenciados para promovermos nosso trabalho e levar aos usuários o que de melhor temos a oferecer?

No fim da tarde de um sábado de maio, os funcionários da Biblioteca Municipal de Seixal, a 30 quilômetros de Lisboa, organizavam as estantes de livros. Embora esse fosse o procedimento-padrão antes de encerrar o expediente, naquele dia a arrumação tinha outro motivo: receber um grupo de 20 meninos e meninas, entre 8 e 11 anos, que iriam passar a noite ao lado dos livros. Oito e meia da noite era a hora marcada para começar a exploração de um ambiente repleto de saberes, com muita leitura e contação de histórias, e que só terminaria na manhã seguinte. Leia mais

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Prêmio Vivaleitura 2009

Atenção bibliotecas públicas, comunitárias e privadas. Esse ano o prêmio Vivaleitura vai distribuir R$90 mil aos ganhadores.
De acordo com a coordenadora do prêmio, Telma Teixeira, da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), uma comissão de professores convidados analisará todos os projetos e selecionará cinco por categoria. Posteriormente, um grupo de especialistas avaliará os 15 projetos e escolherá os três vencedores, que serão conhecidos no momento da premiação. Leia mais

Prorrogou-se o prazo!

Atendendo a uma solicitação de divulgação de uma colega de profissão, deixo aqui este folder para quem se interessar. Vale a pena participar!

O mapa das bibliotecas

(Notícia retirada do PublishNews, 11/09/2009)
O Ministério da Cultura, por meio doPrograma Mais Cultura, contratou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para realizar levantamento das condições das bibliotecas públicas municipais brasileiras. Os técnicos da fundação iniciaram os trabalhos de campo na terça-feira, dia 8. Os dados apurados pela pesquisa deverão ser apresentados em dezembro deste ano. A ação contribuirá para o aperfeiçoamento da base de dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) da Fundação Biblioteca Nacional (FBN); subsidiar o MinC com informações necessárias ao planejamento, acompanhamento e otimização dos investimentos na área de livro e leitura e contribuir para que o governo federal cumpra a meta estabelecida de zerar o número de municípios brasileiros sem biblioteca pública municipal.
Esperemos que não fique no na intenção política mas que na prática continue a ser um sistema emperrado com profissionais desqualificados ou (pior ainda) sem qualificação nenhuma para desenvolver projetos culturais e educacionais. É esperar pra ver.

Que presente bom!!! Adoro isso!

É sempre bom ser lembrada pelos amigos e já há algum tempo, recebi o carinho desse selo da amiga Lucineia, do blog CI Informando .
Escrever em agradecimento à blogueira (o) que te presenteou:



Lú, obrigada de coração por se lembrar desse humilde blog que até anda meio paradinho por pura falta de tempo mesmo. Tanta falta de tempo que só hoje pude escrever esse texto;



3. Escrever cinco características minhas:


  • Reflexiva;

  • Alegre ;

  • Amiga ;

  • Sonhadora mas com um pé na realidade;

  • Leal

4. E por fim, os blogs que acompanham e merecem!


Todos que por aqui passam. Mudei um pouco a regra para deixar a vontade

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Uma data que não dá para esquecer

A data de hoje não dá para deixar passar em branco. Não se trata de nenhuma data comemorativa mas sim, uma data que marcou a humanidade contemporânea e que,como tal, deve ser refletida e analisada. A partir de 11 de setembro de 2001, houve um divisor de águas na história da humanidade que provou mais uma vez o quanto um grande império pode ser frágil. Não sou históriadora nem tenho essa pretensão. Contudo, acompanho com interesse de leigo, todos os acontecimentos de ordem mundial afinal, fazendo parte dessa enorme teia que é a humanidade, nada mais coerente do que estar por dentro de todos os acontecimentos. Seja de ordem política, econômica, social e cultural. Trabalhando direto com a área educacional então, mais um motivo para estar sempre bem informada. A questão dos conflitos do Oriente Médio e
dos países islâmicos sempre soou nebuloso para nós do Ocidente. Por questões culturais tão diversas, torna-se quase impossível compreender suas convicções, suas crenças e posicionamentos terroristas. Logo, ao meu ver, só há uma saída para uma melhor compreensão desses povos: informação, conhecimento. E, só me resta sugerir livros para aprofundar tais conhecimentos. E falando em livros, deixo aqui minha sugestão para todos que desejarem conhecer melhor o (os) protagonista (s) dessa história. É claro que temos inúmeros livros sobre essa questão. Basta fazer uma pesquisa nos sites de livrarias e aparecem uma lista imensa de títulos sobre o assunto. Mas, esse que aqui deixo sugerido, pode servir de início para quem desejar saber mais. Vamos a leitura?
Yossef Bodansky
Editora Prestígio

Sugestão de tema do momento para trabalhos escolares

Faz um tempo que não coloco nenhuma sugestão de leitura. Com essa onda toda da gripe H1N1, a sugestão que faço agora vem bem a calhar. Serve como simples informação para aqueles que gostam e têm curiosidade, como também de material didático para desenvolver com os alunos algum trabalho. De qualquer maneira, é sempre uma fonte de informação. São livros que abordam as diversas epidemias que ocorreramao longo dos séculos. Com uma abordagem histórica, são excelentes sugestões para todos.


O mapa fantasma: como a luta de dois homens contra o cólera mudou o destino de nossas metrópoles
Steven Johnson
Editora Zahar









Gripe: a história da pandemia de 1918
Gina Kolata
Editora Record















A História e suas epidemias: a convivência do homem com os microorganismos
Stefan Cunha Ujvari
Editora Senac










Epidemias no Brasil
Rodolpho Telarolli Junior
Editora Moderna

Começa hoje

Com um catálogo aprovado pelo mercado, as pequenas e médias editoras iniciam nesta quinta-feira, 10, a 14ª Primavera dos Livros, feira que vai reunir, até domingo, 56 expositores no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso. São Paulo/SP. Tel.: 11 3383-3401) com ingresso gratuito. "O que qualifica o evento é sua frequência: pessoas que têm devoção pelo livro", comenta Renata Farhat Borges, da editora Peirópolis e presidente da Libre, entidade organizadora da mostra que reúne cerca de cem editores que trabalham cooperativamente. Uma preparação prévia torna a Primavera dos Livros um evento bem-sucedido - há dois meses, teve início uma série de 40 oficinas em diversos CEUs da cidade, ambientando seus frequentadores para a programação cujo ponto forte é a atenção à criança. Já os adultos terão à disposição oficinas, saraus, debates e palestras, além de lançamento de obras. A oferta também é atraente: a Primavera traz mais de sete mil títulos a preços acessíveis, com descontos de 10% a 40%

terça-feira, 8 de setembro de 2009

'Bicicloteca' - mais uma ideia criativa para disseminar a leitura

Continuando com as ações desenvolvidas por pessoas comuns, aqui em São Paulo também temos vários projetos desenvolvidos levando livros a quem quer ler. Veja mais esse exemplo:
Parece uma típica banca de livros, montada ao lado de um ponto de ônibus movimentado no Campo Limpo, zona sul da capital paulista. "Aqui, meu senhor, pega esse livrinho, é só levar, vai", oferece Luan de Jesus, o atendente. "Quanto custa?", retruca o senhor, imediatamente se esquivando. Em resposta, apenas um sorriso.
Foi no ponto de ônibus na Avenida Carlos Lacerda, na frente do Centro Educacional Unificado (CEU) Campo Limpo, que Robson Padial, o Binho - figura conhecida, criador do Sarau do Binho, frequentado pela vanguarda da cultura periférica paulistana - começou, humilde, a empreitada de "levar livros aos cantos da cidade". Há duas semanas, lançou o projeto Bicicloteca: No meio do caminho tinha um livro, no qual oferece, de graça, livros a quem não tem acesso a eles. "O cidadão tem de tropeçar no livro. Assim, não larga mais", disse, orgulhoso da criação. Leia na íntegra

Vila das Torres - um exemplo de cidadania

É quando leio notícias assim que fico feliz pois a sociedade brasileira pouco a pouco, vai aprendendo a não depender somente do governo para melhorias culturais, educacionais e até da área da saúde. Nesse caso, mais uma biblioteca vinga saindo de um local onde ninguém jamais pensaria. Um exemplo a ser seguido em mais partes desse imenso país.
Catadores da Vila das Torres se unem e montam acervo público com livros que são jogados fora pelos curitibanos.
Foi-se o tempo em que os catadores da Vila das Torres julgavam o valor de um livro pelo preço do papel que ele continha. Antes, mesmo os livros encontrados em bom estado rapidamente eram transformados pelos catadores em meras pilhas de papel. Livros em preto e branco eram os favoritos: contam como “papel limpo” e rendem R$ 0,30 o quilo. Páginas coloridas rendem bem menos: só R$ 0,03 a cada quilo coletado.
Hoje à noite, oficializa-se a mudança de postura na vila. Será inaugurada uma biblioteca montada justamente com os livros encontrados no lixo alheio. Antes mesmo da inauguração oficial, a coleção já vem mudando aos poucos a vida da população. Teve quem buscou em livros jurídicos a solução para o problema do pai dele. Teve quem procurou a biblioteca sem saber ler e acabou levando uma cartilha da primeira série. Leia na íntegra

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Biblioteca escolar foi tema em conferência internacional

Aconteceu em Padova, Itália, a 38º Conferência Anual da INTERNATIONAL ASSOCIATION OF SCHOOL LIBRARIANSHIP 2009 . Vários profissionais de diversos países compareceram e discutiram o papel da biblioteca escolar. Deixo aqui o endereço da página que contém alguns vídeos com a participação dos convidados. É sempre bom estarmos por dentro do que vem acontecendo no cenário mundial com relação a profissão do bibliotecário escolar e de como as escolas atuam. Aconteceu também em paralelo, o 13º Fórum Intrnacional dePesquisa em Escola de Biblioteconomia. O tema desse encontro foi: Bibliotecas escolares por dentro: preparando os alunos para o futuro. Biblioteca escolar como fonte de pesquisas

Mais um presentinho para o Bibliotequices e Afins



É sempre com muita alegria que recebo os presentinhos das nossas colegas blogueiras. Recebi recentemente da Miriam, do blog Tribo da leitura esse lindo selo que passo adiante para outros dez blogs que costumo visitar sempre e que recomendo a todos.


quarta-feira, 2 de setembro de 2009

ENB - Encontro Nacional de Bibliotecários de Instituições de Ensino - momento de descontração

Recebi ontem e vale a pena deixar o registro do ENB - Encontro Nacional de Bibliotecários de Instituições de Ensino, realizado no Hotel Sonesta em 28/08/2009.
Estiveram presentes profissionais da área de biblioteconomia e da área de ensino. Participaram bibliotecárias (os) que vieram de Tocantins, Brasília, Jundiaí e de outras regiões de São Paulo. Foi muito proveitoso reencontrar colegas que dificilmente vemos devido a carga horária de cada um além de fazer novos contatos. Deixo aqui o registro do dia.

Carandiru vai abrigar biblioteca central do Estado de SP

SÃO PAULO - Um sonho da década de 1940 está prestes a ser realizado. Se tudo correr como previsto, os paulistas terão, a partir de 25 de janeiro do próximo ano, uma biblioteca central para as 961 bibliotecas públicas (municipais) espalhadas pelo Estado - dos 645 municípios paulistas, apenas 43 não têm biblioteca. A Biblioteca de São Paulo, como será chamada, vai funcionar em um pavilhão de 4,2 mil metros quadrados no Parque da Juventude - onde ficava a Casa de Detenção do Carandiru. "A ideia é que o espaço fique aberto de manhã, à tarde e à noite, também nos fins de semana", adianta a gestora do projeto, Adriana Ferrari, assessora de gabinete da Secretaria de Estado da Cultura. Leia mais
Só nos resta torcer para que as políticas culturais enxerguem os profissionais - no caso NÓS BIBLIOTECÁRIOS - para desenvolver atividades nesse novo espaço cultural. Ah, e que percebam que bibliotecárias (os) com visual sizudo e de óculos que vive mandando o usuário calar a boca já faz parte do passado. Que hoje, os profissionais que estão na ativa e saindo das faculdades têm outro perfil mais dinâmico e pró-ativo. Eles precisam se atualizar!!!!