sexta-feira, 26 de junho de 2009

26 de junho - Dia Internacional de Combate às Drogas - Blogagem coletiva



Aceitei o convite da Bea, do Compulsão Diária, e quis muito participar dessa blogagem coletiva sobre as drogas. Hoje já é considerado uma pandemia, assim como a peste negra, a Aids, e tantas doenças que já levaram vidas promissoras. Quem não tem pelo menos um caso em sua família? Quem não conhece as agruras que uma família passa ao ter uma pessoa com vício e que devido a ele, leva todos a um sofrimento sem fim? A droga tornou-se hoje, uma das piores coisas que leva a nossa sociedade à dor, a degradação, a violência, a morte.
E eu me pergunto: quem é o culpado? O jovem que vai em busca de novidades, de sentir "algo mais", de ter algo que lhe afirme sua personalidade perante os demais? Ou aqueles que se encontram por trás dessa "indústria" que lesa vidas e acaba com muitos sonhos e alegrias? Sou da opinião que se deve falar massivamente sobre as drogas no sentido de alertar, de orientar, de informar. Infelizmente, em muitos colégios, esse assunto ainda é tabu e nada ou muito pouco se aborda sobre essa questão. Existe o tabu inclusive dentro da própria família que prefere ignorar esse tema pois, ignorando talvez o problema nunca se apresente. Tem também o lado negativo de se abordar falando no viciado como um malandro, um bandido, um marginal. Quantas e quantas famílias bem estruturadas têm em seu seio, pessoas dominadas pelo vício? E só por isso vamos tachá-las de marginais? Esse enfoque ao meu ver é que deve ser mudado. A droga faz do viciado um doente física e psiquicamente. Ela rouba sua saúde física e psíquica além de sua alma que fica em frangalhos sem condições de lutar contra seus malefícios. A pessoa acorrentada ao vício perde toda sua auto-estima e respeito próprio. Eu mesma tenho em minha família, um caso de um primo muito querido por todos, que recebeu e ainda recebe amor, carinho, respeito dos pais e irmãos e, no entanto, caiu nessa vida e não deseja nem tem forças para sair dela. Os pais já tentaram de tudo mas ele já expressou que não quer ajuda nem quer sair dessa. Complicado não? O que fazer? O que pensar?Abandonar? Virar a cara para essa pessoa? Tratá-la como marginal ou como doente crônico?
Contudo, a conduta da família é de suma importância. O diálogo deve fazer parte do cotidiano e a discussão sobre todos os temas é fundamental para o esclarecimento do filhos sobre tudo que os cercam. Isso aliado ao exemplo dos pais, fortalece os jovens e, é claro que não é nenhuma garantia para livrá-los do assédio das drogas, mas sem dúvida que os tornarão mais resistentes a atração por elas. Não consigo ainda ver uma saída real para toda essa problemática das drogas, contudo, tenho a plena certeza que somente com a mudança na forma de pensar sobre o assunto de toda a sociedade, é que poderemos aos poucos encontrar caminhos eficazes para combatê-la.
Enquanto isso não acontece, o diálogo franco e sério é um instrumento valioso que deve ser exercitado em todos os meios de comunicação, nas escolas e nos lares.
Leia mais
Deixo abaixo um video que achei muito bem feito e que vale a pena assistí-lo.






quarta-feira, 24 de junho de 2009

A crise chega às bibliotecas alemãs

A crise não está perdoando nada nem ninguém. Vejam só o que está acontecendo na Alemanha.
(Notícia retirada do PublishNews, 24/06/09)
Os rombos nos orçamentos municipais na Alemanha poderão resultar em más notícias para as bibliotecas do país, alertam os especialistas reunidos do 98° Encontro de Bibliotecários Alemães, que contou com 3.500 participantes na cidade de Erfurt. A ameaça que paira é a de que algumas bibliotecas do país terão que ser fechadas, se a situação não melhorar. "Podemos imaginar que, no próximo ano, teremos um enorme problema", afirmou Susan Riedel, presidente da Associação dos Bibliotecários Alemães. Segundo Riedel, algumas das 9 mil bibliotecas do país, que empregam 30 mil funcionários, necessitam da ajuda do governo. Além de discutir as chances de sobrevivência das bibliotecas, os especialistas reunidos em Erfurt debateram ainda outros assuntos relevantes, como as consequências do uso de novas mídias e da digitalização para o setor, bem como o papel exercido, de forma geral, por uma biblioteca numa sociedade em que o acesso doméstico a dados e informação é cada vez mais viável. Leia mais

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Ribeirão Preto é pura literatura

Desde ontem, 18 de junho, o centro da cidade paulista de Ribeirão Preto foi tomado pela sabedoria e o imaginário que envolve a literatura. É lá, que em 16 mil m² uma programação diversificada e gratuita será oferecida até o próximo dia 28 durante a 9º Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Neste ano, os homenageados do evento são o Chile, o estado do Amazonas, a poetisa Cora Coralina e o patrono, o escritor Galeno Amorim. Entre as novidades da edição estão espaços temáticos, que tomarão conta da Praça Carlos Gomes. Um deles fará menção ao museu da poetisa Cora Coralina, que se localiza na cidade de Goiás. Outra novidade será a comemoração do Ano Internacional da Astronomia, que transformará a praça em um observatório com telescópios disponibilizados pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), além de um planetário. Mais de 100 autores já confirmaram presença e outros 71 estandes de editoras, livreiros e parceiras ocuparão o espaço da Esplanada do Theatro Pedro II. A Feira acontece das 9h às 22h e informações podem ser obtidas pelo telefone 16 3621-6338.
(Notícia retirada do Publishnews, 18/06/09)

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Censura a livros...humm esse filme eu já vi

Acredito que já comentei por aqui que o tema defendido por mim em meu TCC foi a censura a livros, editoras e escritores durante a ditadura militar. Na época, pesquisei a fundo essa temática e acabei ficando quase "especialista" no quesito censura. Afinal, para ficar melhor informada sobre o assunto, li tudo o que se referia à censura no país durante as décadas de 60 e 70. E quanto mais lia, mais me conscientizava dos males que essa conduta tem para com a sociedade.
Aliás, a sociedade brasileira sofreu séríssimos danos culturais e de formação após a censura que se estabeleceu durante o governo militar. A educação principalmente, foi a mais afetada e todas as gerações que vieram após essa ditadura, teve perdas lamentáveis em sua formação. Toda essa introdução que faço, é para falar de uma nova onda de censura que surge de forma branda (aliás, ela sempre surge assim) e isso desde já, me preocupa.
Censura a livros chega ao Paraná
A onda de caça a obras literárias disponíveis em bibliotecas escolares chegou ao Paraná. O vereador Jair Brugnago (PSDB), de União da Vitória, na Região Sul do estado, retirou das prateleiras da biblioteca da Escola Estadual São Cristóvão, onde é diretor, duas obras literárias indicadas para alunos de ensino médio. Após considerar o conteúdo dos livros inadequado, Brugnago entrou com ação no Ministério Público do município para pedir que todos os exemplares de Amor à Brasileira – que reúne vários contos, dentre eles um de Dalton Trevisan – e Um Contrato com Deus – e Outras Histórias de Cortiço, do escritor americano Will Eisner, sejam retiradas de todas as escolas da cidade. A retirada dos livros é criticada por especialistas (ver matéria nesta página).
As obras são enviadas pelo Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional das Bibliotecas Escolares (PNBE), às escolas públicas de todo país. Elas fazem parte de uma lista selecionada e analisada por uma comissão de professores universitários da área selecionados pelo MEC. Os livros só chegam às bibliotecas das escolas depois de aprovados. A ação do vereador ocorreu após casos semelhantes em São Paulo e Santa Catarina. Em São Paulo, o conteúdo de Um Contrato com Deus já havia sido questionado por alguns educadores (leia box) por conter cenas de violência, sexo, estupro e pedofilia. Escrita em 1978, a obra recria memórias da infância do autor, vivida em um cortiço do Bronx, em Nova Iorque, nos anos 30. Eisner é considerado um dos artistas mais importantes de histórias em quadrinhos e da cultura popular do século 20.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Biblioteca escolar na mídia


Saiu uma reportagem no jornal O Globo Biblioteca, para que te quero , de autoria de Natália Soares sobre as condições das bibliotecas escolares e bem sabemos o quão defasadas elas se encontram. Isso quando existe biblioteca na escola. Salas não apropriadas para comportar móveis e usuários, acervos desatualizados e mal conservados, equipe não capacitada (isso quando existe). Já tentei organizar uma biblioteca escolar pública que, Valha-me Deus!!!! Quando adentrei a sala, que por sinal não era pequena mas muito entulhada e suja, passei mal. Móveis velhos e quebrados, computadores dinossaúricos, e muito, mas muito, mas muiiiiiiiiiitttttttttoooooooooo pó! Se o colégio funcionava desde 1911, provavelmente a biblioteca não via vassoura nem flanela nos livros desde essa época também. Os livros então...lamentável. Como podem os alunos e professores consultarem um livro de referência (que devem ser atualíssimos) se a edição mais recente remonta de 1994? Uhhhhhh!!! Isso mesmo! Enfim, não é querendo meter o dedo na ferida mas a verdade é que o descaso com as bibliotecas em geral é muito grande. E em se tratando de biblioteca escolar então...Sem comentários. Sonho um dia ver todas as bibliotecas escolares assim, como a foto que ilustra o texto. Veja a matéria na íntegra sobre as bibliotecas escolares no Rio de Janeiro. Não é nenhuma novidade para nós profissionais da área mas é sempre bom que se saia na mídia.

Que vergonha São Paulo!

Para se ter uma ideia de como essa questão ainda é grave em nosso país, não se precisa ir tão longe, nos confins do sertão baiano, ou no Pará e fronteiras brasileiras para se ver o quanto o analfabetismo é grande em nosso meio. Aqui mesmo em São Paulo (Cidade), o índice de analfabetismo ainda é muito sério. Nós, que convivemos com a área educacional, bem sabemos que ainda há muito para se fazer . Além de se ter consciência do quanto é difícil ensinar com tantas defasagens na área. A começar pelo próprio espaço físico, móveis adequados e profissionais capacitados. Isso sem falar nas "políticas" que mais atravancam que ajudam os profissionais educacionais. Leia mais

sexta-feira, 5 de junho de 2009

E o meio ambiente, como vai?

O Dia Mundial do Meio Ambiente, DMMA, foi criado pela Assembléia Geral das ONU e é comemorado anualmente no dia 5 de junho.

Hoje, com certeza muitos grupos espalhados por todo o planeta deve estar desenvolvendo algo em comemoração a essa data. E você? O que tem feito para a melhoria do meio ambiente?

Sem dúvida, essa iniciativa da ONU foi muito positiva pois a humanidade devido as suas conquistas e demais preocupação, andou se esquecendo de cuidar melhor de nossa "casa".

A natureza tem nos dado o troco através dos fenômenos climáticos provocados por nós mesmos através do desmatamento desordenado e ilegal, através da poluição do ar, da terra, das águas .

Aos poucos, estamos aprendendo a mudar nossos hábitos para contribuir com a melhoria do meio ambiente. Pode ser que não vejamos o resultado eficaz dessa ação que por muitos parece mínima, quase nula. No entanto, se todos colaborarem, as gerações futuras poderão vir a ter uma vida melhor sem sofrer tanto. E você? Já plantou uma árvore hoje? Não? Sem problemas, ainda dá tempo de fazer a sua parte. Mas lembre-se: cuidar da natureza não é uma atividade para se lembrar somente no dia 5 de junho de cada ano. Cuidar da natureza deve fazer parte de seu cotidiano assim como comer, tomar banho, escovar os dentes, ir a escola. Algumas ações já estão sendo feita por orgãos e entidades ligadas ao meio ambiente e é sempre bom estarmos bem informados. Leia mais

Eis aqui alguns orgãos e entidades que vale a pena conhecer:

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Palestra: Bibliotecas em presídios


Mais eventos voltados para a área de bibliotecas e afins.
Programe-se.

O Goethe-Institut São Paulo e a Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo convidam para a palestra

BIBLIOTECAS EM PRESÍDIOS: portas abertas para a liberdade

A experiência da biblioteca do presídio de Münster no estado da Renânia do Norte, que recebeu o honroso prêmio alemão "Biblioteca do Ano em 2007" por Dipl. Bibl. Gerhard Peschers, diretor da biblioteca do presídio da cidade de Münster, Alemanha

Data e Local:15 de junho de 2009 - 2ª feira - 19:30 h
Escola Superior do Ministério Público de São Paulo
Auditório Julio Fabbrini Mirabete
Rua Minas Gerais, 316, térreo – Higienópolis (junto à praça Marechal Cordeiro de Farias)
São Paulo - SP
Idioma:Alemão com tradução simultânea

Inscrição gratuita
Inscrição através do formulário online do site da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo
http://www.esmp.sp.gov.br/eventos/proximos.htm

Maiores informações no telefone 11-3296-7001 com Ana Teresa ou Bethe
Estação Clínicas do metrô
Há estacionamentos próximos
A partir de 18:30 h será servido um wellcome-coffee

Seminário Mindlin 2009 : " Livro, Leituras e Novas Tecnologias"

Algo já esperado acontecerá do dia 16 1 18 de junho. Um evento que você, amante de livros, bibliotecas e tecnologia não pode perder. Agende-se.
Veja a programação

LOCAL:Auditório do Museu de Arte Contemporânea

Rua da Reitoria, 160 – Cidade Universitária05508-900 – São Paulo, SP, Brasil

REALIZAÇÃO:Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin,Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária,Universidade de São Paulo

INFORMAÇÕES:bbm@usp.br3091-1154 (Carla Piazzi)

Inscrições/certificado: no local

Entrada gratuita

terça-feira, 2 de junho de 2009

USP iniciará 1º curso de graduação a distância

Recebi essa notícia e repasso pois é muito importante divulgar coisas boas. Para vocês professores que buscam cursos de aperfeiçoamento, leiam isso:
A USP realiza no dia 2 de agosto o vestibular para a sua primeira graduação a distância, de licenciatura em ciências. As inscrições acontecem em julho, com taxa de R$ 30. As aulas têm início no dia 21 de setembro. O curso é voltado, principalmente, para a qualificação de professores de escolas públicas que não tenham formação na área. Para esses candidatos, foi criado um sistema de bônus (veja no quadro) na pontuação final da prova, que será realizada pela Fuvest. São 360 vagas distribuídas em quatro polos: São Paulo, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos. Metade das aulas será presencial e acontecerá aos sábados, na unidade em que o aluno estiver matriculado.Sobre a qualidade do curso, o coordenador, José Cipolla Neto, diz que ele "não se distingue de nenhuma outra licenciatura da USP. Mas vai ser enriquecido pelas infinitas possibilidades que a internet oferece".Com a duração de quatro anos, a licenciatura será organizada em oito módulos, cada um sobre um grande tema. O primeiro é "Terra e universo".
A proposta, segundo o coordenador, é abordar cada assunto sob o olhar de diferentes ciências, como física, astronomia e química."Não haverá a divisão tradicional de disciplinas, mas, ao final do curso, o aluno terá tido contato com todas as áreas", diz Cipolla Neto. Em cada polo, os estudantes serão acompanhados por quatro professores, três tutores e três educadores Univesp. A licenciatura em ciências é parte do programa Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), parceria da Secretaria Estadual de Ensino Superior com instituições de ensino. Unesp e Unicamp também integram a iniciativa. Em dezembro, a Unesp aprovou a criação do curso de pedagogia a distância. Segundo a instituição, o curso está confirmado, mas ainda não há previsão de início. Leia mais