sexta-feira, 24 de abril de 2009

Obras literárias gratuitas

Continuando as comemorações do Dia do Livro que foi ontem, as facilidades que encontramos na web, nos ajuda bastante a ler. Não importa em que formato o livro esteja: papel, e-book, audiolivro...Todas as formas são válidas. O importante é ler e, entender o que se lê. Vai aqui mais uma dica que já conhecemos mas é sempre bom relembrar ou, vale para aqueles que ainda não conhecem:

(Notícia retirada do PublishNews, 23/04/2009)
No “Dia Mundial do Livro”, as obras de escritores como Machado de Assis, Willian Shakespeare e Fernando Pessoa estão à distância de um clique de seu acervo pessoal. Romances, livros didáticos e ensaios científicos são oferecidos gratuitamente em diversos endereços virtuais. O mais conhecido deles é o Domínio Público, criado pelo Ministério da Educação. Nele, estão obras de autores que morreram há mais de 70 anos ou que foram cedidas por eles em vida. Romances, contos e poesias de escritores portugueses estão disponibilizados para download na Biblioteca Virtual Portuguesa, enquanto que livros de Euclides da Cunha, Maquiavel e Castro Alves fazem parte do acervo reunido pelo site Cultura Brasil. Confira no site Catraca Livre outras dicas de onde baixar sua obra predileta gratuitamente e boa leitura!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais


Para o ano de 2009, a UNESCO sugere que seja explorado o vínculo entre o livro e a educação, com ênfase sobre o papel do livro no desenvolvimento de uma educação de qualidade e sua relação com os direitos humanos.
No dia 23 de abril de 1616 faleceram Cervantes, Shakespeare e o Inca Garcilaso de la Vega. Na mesma data nasceram - ou morreram - outros escritores eminentes como Maurice Druon, K. Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla ou Manuel Mejía Vallejo. Por este motivo, a data tão simbólica para a literatura universal foi escolhida pela Conferência Geral da UNESCO para render uma homenagem mundial ao livro e a seus autores, e estimular a todos, em particular aos mais jovens, a descobrir o prazer da leitura e respeitar a valiosa contribuição dos criadores ao progresso social e à cultura. A idéia desta celebração partiu da Catalunha (Espanha), onde neste dia é tradição dar uma rosa ao comprador de um livro.
O êxito desta iniciativa depende fundamentalmente do apoio que recebe dos meios interessados (autores, editores, livreiros, educadores e bibliotecários, entidades públicas e privadas, organizações não-governamentais e meios de comunicação), mobilizados em cada país pelas comissões nacionais, por redes especializadas, associações, centros e clubes UNESCO, redes de escolas e bibliotecas associadas e outros que se sentirem motivados para participar desta festa mundial.


quarta-feira, 22 de abril de 2009

Biblioteca escolar e sua luta

(Notícia retirada do Blog do Galeno)
As entidades de bibliotecários do Brasil resolveram ir à guerra. E escolheram o 23 de abril, quando se comemora o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, para colocar a boca no trombone. Pretendem ocupar todos os espaços possíveis nas Assembleias Legislativas, na Câmara Federal e até mesmo nas Câmaras de Vereadores para defender a presença dos profissionais da área nos espaços de leitura que estão sendo criados pelo País afora, comenta Galeno Amorim. Conforme o escritor, as entidades de bibliotecários estão indo conversar com políticos de todos os partidos e tentarão provocar audiências públicas no parlamento em todos os níveis. Também já começaram a construir um banco de exemplos de bibliotecas escolares que dão certo e ajudam, assim, e de forma substancial, a educação naqueles lugares onde existem e funcionam como manda o figurino. Há, oficialmente, 53 mil bibliotecas escolares pelo País afora.
Torço, e no que depender de mim, arregaço as mangas e vou a luta junto. As escolas precisam dela, os alunos mais ainda e os profissionais (Bibliotecários) merecem esse respeito e reconhecimento da sociedade. O espaço do Bibliotequices e Afins se coloca a disposição para discutir esse assunto e dar voz a todos os profissionais e Entidades de Classe que porventura deseja se expressar sobre esse tema. Espero dias melhores pela frente.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Um selinho de presente!



Recebi da Raquel, da Arterapia, esse "mimo" de selinho. Obrigada!
As regras para quem receber o selinho são:

Biblioteca Digital Mundial


No dia 21 de abril será lançada a World Digital Library (WDL) – a Biblioteca Digital Mundial. O projeto prevê a digitalização de documentos, cartas, fotos, mapas e sua apresentação nas seis línguas oficiais da ONU (inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo) e mais o português. Nesta primeira fase a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) enviou para a WDL 1.500 mapas raros dos séculos XVI a XVIII e 42 álbuns com cerca de 1.200 fotografias pertencentes à Coleção Thereza Christina Maria, doada pelo Imperador D. Pedro II à Biblioteca Nacional.

terça-feira, 14 de abril de 2009

14 de abril - Dia Internacional do Café


Há muito para se falar da bebida mais famosa e apreciada no mundo inteiro. Eu, particularmente, sou suspeita pois sou adepta e não vivo sem ela. Gosto do café tradicional, do espresso, do mocaccino, e de tudo que é feito a base de café. E é interessante conhecer sua história pois através dela, dá para se ter uma ideia do rolar na história da humanidade pois ela sempre esteve presente em todos os momentos, seja político ou cultural.
Quando bebemos um café, no dia-a-dia, nem imaginamos a trajetória que percorreu até chegar dessa forma saborosa. Muito menos imaginamos quantas pessoas se envolveram - tanto no passado, quanto no presente - para que assim chegasse até nós: escravos, colonos, bóias-frias, donos de terra, comerciantes, exportadores, importadores, estivadores...e por fim, nós, consumidores. Percebe quantas pessoas envolvidas?
Apesar do café não ser uma bebida de origem brasileira, tornou-se tipicamente brasileira pois ele identifica nosso país uma vez que no passado foi um dos produtos que alavancou nossa economia.
E atualmente, mais do que um alimento, saborear um café tornou-se um hábito social dos mais fortes que existe. Ele serve de pretexto para um encontro amoroso, para uma reunião de negócios, para agregar amigos para um bate papo, para ler um bom livro, enfim, é um poderoso elo para todo tipo de relação social. Para saber um pouco mais de sua história, tem no mercado livros ótimos sobre o assunto que vale a pena conhecer. Um deles, bem didático e especialmente voltado aos alunos do ensino fundamental II, é Sua Majestade o Café, de Vera Vilhena de Toledo e Cândida Vilares Gancho, da Editora Moderna. Outro muito bom é o História do café , de Ana Luiza Martins, da Editora Contexto.
Existem vários sites interessantes sobre o assunto.
A minha homenagem e dica do dia estão aqui. A propósito, esse papo todo me deu uma vontade...vai um cafezinho aí?

sábado, 11 de abril de 2009

Feliz Páscoa!!!

scraps para orkut
Quando criança, essa era uma das datas do ano mais esperada pois ganhar ovos de chocolate era um luxo que nem sempre dava para se ter. Quem costumava fazer a alegria da criançada lá em casa era uma tia nossa que tinha pelos sobrinhos um amor incrível. E ela adorava ver nossos olhinhos brilhando quando ganhávamos esses mimos. Que tempo bom!! Mas contudo ser gostoso enquanto crianças que somos ganharmos de presente esses ovos de Páscoa, dificilmente ficamos sabendo que por trás dessa simbologia existe toda uma história. Vejam bem, não faço aqui uma crítica mas apenas constato um fato ao qual não dá para negar. E me encluo nessa estatística também. Pergunte para qualquer criança hoje o significado da Páscoa e o porque da escolha do ovo para simbolizar essa data. Vocês acham que elas acertarão? E os adultos sabem? Acredito que bem poucos sabem disso mas não estou aqui para "malhar" ninguém. É que parei por um instante para pensar no assunto e vi que realmente nunca recebi nenhuma informação sobre isso durante minha infância. Nem mesmo quando fiz o catecismo e minha primeira comunhão.
Ontem, assistindo a TV durante a tarde, estava a "zapear" pelos canais a procura de algo interessante quando parei por um instante no programa da Kátia Fonseca e ela falava com o padre Juarez. E ele falava justamente dessa data e seu significado. Simplesmente adorei a explicação dele sobre o que significa a Páscoa e o porque da escolha do ovo para ilustrar essa data. A princípio, a escolha do ovo foi por ele representar a dureza por fora mas por dentro bater a vida. Olha que lindo! E segundo a religião cristã, devemos nos espelhar no exemplo do ovo e trabalharmos pela RENOVAÇÃO que o ovo representa. Portanto, a Páscoa e sua celebração foi escolhida justamente no início da primavera que representa nos países em que surgiu essa festividade, a renovação de um tempo, e uma "virada de página" onde devemos nos libertar daquilo que já envelheceu. Seja sentimentos, posturas e condutas. Esse é o verdadeiro espírito da Páscoa. Ouvindo o padre Juarez falando ontem de forma tão acalorada e feliz por partilhar esse pensamento via satélite pensei com meus botões: Puxa vida, se na época em que fiz meu catecismo tivesse tido um mestre como esse, teria aprendido com certeza muito mais e talvez até tivesse encarado a religião católica com outros olhos. Mas como nunca é tarde para se aprender, aprendi mais uma lição da qual jamais me esquecerei. Portanto, desejo a todos que por aqui passarem, uma Páscoa repleta de espírito de renovação, com muita alegria no coração ao lado de familiares e, amigos.