segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Que venha 2009! - Feliz Ano Novo Pessoal!

E o final de 2008 vai chegando e já deixando um gostinho de saudade. Esse ano foi muito bom em vários sentidos para mim. Trabalhei muito e isso é sempre muito bom, conheci mais pessoas e isso é melhor ainda, sinto que amadureci e o fato de desenvolver esse blog só me enche de alegrias. Aprendi que agradecer é sempre melhor que pedir mas, de qualquer forma farei os dois. Agradeço a Deus em primeiro lugar pelo dom da vida, saúde, intelecto que recebi e que ao longo de minha vida venho tentando dar o melhor de mim a todos.
Agradeço a essa tecnologia maravilhosa que me proporciona o contato praticamente em tempo real e que me possibilitou conhecer pessoas tão legais através do Blogs Educativos e que tanto me têm ensinado. Agradeço aos meus amigos pela força, carinho, incentivo que recebo sempre e que sem eles eu não seria um terço do que sou hoje. E agradeço à minha família, que é minha verdadeira riqueza por todo apoio incondicional, pelo amor que nos une mesmo que haja diferenças, e por tudo que ela representa em minha vida.
Faço minhas as palavras da jornalista Alda Palma :
(Revista Bons Fluidos, janeiro de 2007)
"Físicos quânticos das maiores universidades e centros de pesquisa de nosso planeta afirmam que construímos nosso futuro próximo só com o poder da mente. Todo fenômeno do Universo, depende de quem o observa. A realidade não existe, a não ser do ponto de vista de cada pessoa.
Segundo eles, o que acontece dentro de cada um de nós dá forma ao que está por vir. Então, que venha 2009 com todos os bons pensamentos que possamos ter...Vamos pedir no coletivo, vibrar para o planeta, para o bem de todos, porque enquanto há guerra, fome, roubalheira, mau exemplo, a felicidade real fica distante"
É com esse pensamento que desejo à todos um Feliz 2009, esperando e desejando que possamos fazer desse ano, um ano de esperanças, promessas cumpridas, alegrias e que possamos todos fortalecer nossos laços de amor e amizade para fazer desse, um planeta melhor.
FELIZ 2009!!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Feliz Natal (Balanço do ano)

(Imagem retirada do site www.papeldeparedegratis.info/natal/)
E mais uma vez estamos chegando ao término de mais um ano. Chegamos ao período natalino cansados de um ano repleto de compromissos, preocupações, chateações, cobranças de todo tipo mas apesar de toda essa bagagem dura e pesada, sempre fico com a sensação gostosa de missão cumprida. Está certo que nem tudo deu para realizar ou terminar mas só o fato de chegarmos até aqui e de termos completado vários compromissos, me dá uma sensação muito boa mesmo que o cansaço às vezes (quase sempre) me invada. Esse ano em especial, me foi muito gratificante em vários aspectos: casa nova, tarefas e desafios novos, e o compromisso assumido com esse blog me encheu de muitas expectativas e alegrias. Escrever sempre foi para mim um ato prazeroso e partilhar essa experiência com todos da blogosfera me trouxe além de novos aprendizados na área tecnológica, a oportunidade (mesmo que ainda tímida) de conhecer pessoas da área educacional que me tem ensinado muito. Esse conhecimento me ampliou os horizontes e me mostrou o quanto podemos crescer e aprender. Evoluir é um ato natural do ser humano e quando nos empenhamos em melhorar e aperfeiçoar, se torna uma benção em nossas vidas.
Trabalhando na área educacional já há algum tempo e adorando esse universo, vejo muitos pontos que ainda precisam ser melhorados mas, apesar de todo quadro negro que têm pintado, consigo ver no horizonte uma luz mostrando que as coisas ainda vão melhorar no país. Principalmente quando vejo tantos profissionais sérios e com o mesmo desejo e empenho em fazer o melhor. É claro que acredito num resultado futuro que, sem dúvida, refletirá todo esse empenho e dedicação. Portanto professores, bibliotecários e todos os demais profissionais que estão direta ou indiretamente ligados à educação, deixo aqui meu desejo sincero de que fizemos muito nesse ano de 2008 e faremos muito mais em 2009. As sementes nesse ano foram plantadas, a terra trabalhada e no ano que vem, sem dúvida já estaremos colhendo alguns frutos desse trabalho. É com esse pensamento positivo e otimista que desejo a todos que partilharam comigo aqui nesse blog durante todo o ano um Natal alegre, festivo e cheio de esperanças de dias melhores.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Mostra anual do Instituto Rodrigo Mendes

Ontem dia 08/12 aconteceu aqui em São Paulo, no Memorial da América Latina, a vernissage da 13º Expoarte do Instituto Rodrigo Mendes que esse ano recebeu o nome de Portfólio.
O Instituto Rodrigo Mendes é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve vários programas ligados à produção artística. Mais do que uma escola de arte, a entidade mantém projetos de geração de renda, formação e capacitação via projetos artísticos. Os trabalhos são permeados pelo conceito de “arte para inclusão”. Nele, são aplicados princípios de inclusão social para pessoas com necessidades especiais e com baixa renda. Também são desenvolvidos temas de respeito pelas diferenças e pela diversidade. Foram homenageados os artistas plásticos Carlos Araújo e Gustavo Rosa que cederam imagens para ilustrar uma nova coleção de xícaras do Instituto chamada By Design.

Rodrigo Mendes é mestre em Gestão da Diversidade nas Organizações pela Fundação Getúlio Vargas. Eleito em 2008 pelo Fórum Econômico Mundial como um dos 250 Young Global Leaders. Rodrigo recebeu ainda vários prêmios pelos seus projetos e empreendedorismo social, engajamento nas artes e serviço pela cultura de paz: Fenead, Ashoca Society, Comunidade Bahi'a do Brasil e Marketing Best.
Foi um evento ao qual participei pois tenho uma irmã que, devido a um problema de saúde, chegou até o instituto e hoje é uma das pessoas que estão em exposição nessa mostra. Tenho acompanhado seu desenvolvimento e os trabalhos que o instituto desenvolve através da arte-inclusão. Trabalhando numa instituição escolar, vejo o quanto é importante a verdadeira inclusão de todos os deficientes físicos e mentais e lá, pude constatar um trabalho aprofundado e com uma equipe envolvida de fato nessa missão da inclusão. Rodrigo Mendes e sua equipe estão de parabéns e são um verdadeiro exemplo de educação inclusiva na sociedade. Uma das novidades que Rodrigo deu em primeira mão, é a construção da sede nova que terá um espaço para exposições permanentes de todos que ali trabalham e desenvolvem algo. Outra novidade, é a pretensão de futuramente o instituto se tornar uma referência sobre o assunto e desenvolver cursos preparatórios de educadores em inclusão. Faço votos de um dia uma entidade como essa não ser um exemplo a ser admirado e seguido mas sim, algo comum em toda a sociedade e que aqueles que hoje ainda são exclusos, possam ser vistos como cidadãos iguais aos demais independente de suas diferenças e peculiaridades. Abaixo, algumas fotos sobre o vernissage. A mostra ficará aberta ao público até o dia 21/12. Entrada pelo portão 10.




sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Argentina: educação e biblioteca (curiosidade)

Em minhas andanças pelas páginas de periódicos me deparei hoje cedo com essa reportagem da revista Nova Escola deste mês. Fui conferir e não podia deixar de postar por aqui. Toda informação sobre educação e bibliotecas sempre terão guarida nesse blog. A Argentina, nossa vizinha, tem muito a nos ensinar sobre a importãncia da educação e da biblioteca junto a comunidade que as acolhe. Já há algum tempo tenho percorrido e conhecido muitos blogs e sites desse país e tenho observado a seriedade com a educação e cultura. Nosso país com tanto potencial humano precisa se espelhar e tomar esses exemplos salutares para melhorar a qualidade do ensino em nosso meio. Essa reportagem que li na revista fala sobre uma biblioteca voltada aos professores que funciona dentro de um palácio chamado Palácio Sarmiento. Construído em 1886, foi projetado para ser a primeira escola graduada feminina argentina, contudo, jamais foi usada para tal. Em 1889, passou a sediar uma biblioteca pedagógica e hoje, esse palácio comporta dois importantes orgãos do ensino: o Ministério da Educação e a Biblioteca Nacional de Maestros (BNM). Leia mais
Se quiser, entre no site da biblioteca.
Vale a pena conferir:http://www.me.gov.ar/bnm/