segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Finalizando a Feira do Livro

Esse ano foi realmente muito proveitosa a feira do livro no colégio. Ela foi abrilhantada com as presenças de Moacyr Scliar, que falou sobre seu livro A Mulher Que Escreveu a Bíblia que foi adotado para os alunos do 1º colegial que adoraram esse encontro com o escritor. Tivemos duas palestras que foram muito boas e que emocionaram a todos que estiveram por aqui. Na quinta-feira, o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella palestrou sobre seu livro Qual é a Tua Obra?.
Foi uma palestra emocionante, edificante e deliciosa pois Mario é uma pessoal adorável e acessível a todos. Fez todos darem boas risadas mas ao mesmo tempo, nos fez refletir sobre questões da vida que são muito importante a todos para viverem melhor. Na sexta-feira pela manhã, o escritor Gabriel Chalita teve um encontro com os alunos do ensino médio e tocou em questões sérias e importantes na vida de todo jovem: drogas, sexo, vida profissional e familiar e falou numa linguagem que tocou a todos os presentes alunos e professores que saíram do auditório muito emocionados. Outro que passou por aqui e fez um belíssimo trabalho com a garotada foi o contador de histórias e ator José Mauro Brandt que fez uma apresentação aos 4º anos que foi uma delícia! Ai, voltei a ser criança de novo assistindo seu espetáculo!
Enfim, saímos todos no ganho com toda a programação desse ano. Parabéns a todos que, direta ou indiretamente foram responsáveis pela organização e realização de mais uma Feira do Livro.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Homenagem a Machado de Assis

Outro grande homenageado aqui na feira esse ano é o escritor Machado de Assis. Sendo ele considerado um dos grandes nomes da literatura brasileira e, por que não dizer da literatura universal, não poderia faltar aqui entre nossas comemorações. Machado de Assis sempre foi um autor muito adotado e trabalhado aqui no colégio. Autor de uma riquíssima obra, é sempre bom termos contato com suas idéias e conhecer sua vida. O espaço dedicado à ele ficou lindo!!! Agora fiquei em dúvida de qual gostei mais. Esse é outro que vai dar muita dor no coração na hora de desmanchar. Mas ficam aqui as fotos que imortalizarão esse momento que vivenciamos por aqui.
Vejam as fotos

Homenagem a Monteiro Lobato

Um dos homenageados desse ano na feira do livro é o escritor Monteiro Lobato. Seus livros sempre são adotados para leitura e a criançada gosta muito. O espaço ficou lindo e chama a atenção de todos que chegam ao local. Por ter sido instalado no corredor que dá acesso à feira, todos que por ali passam vislumbram as obras de Monteiro Lobato que fazem parte do acervo da biblioteca e conhecem um pouco mais esse que foi sem dúvida, a maior expressão da lietratura infantil no Brasil.
Veja as fotos da exposição:

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Feira do Livro 2008

E a feira do livro desse ano segue com bastante atividades no colégio. Ontem, estive presente na apresentação do grupo Girasonhos e foi uma experiência muito legal. Contudo, observei a postura da maioria das crianças e observei que infelizmente hoje em dia elas estão perdendo a sensibilidade para contação de histórias. Esse lado lúdico de imaginar, criar em suas mentes algo fantasioso está se esvaindo pouco a pouco e isso me deixou um pouco triste. Sei que temos que acompanhar as mudanças que vão ocorrendo mas o fato das crianças estarem perdendo essa "inocência" me preocupa pois é um processo importante na formação delas. Notei que as pessoas que mais estavam curtindo a apresentação eram os adultos: eu, minhas colegas de trabalho que lá estavam e as professoras. A contadora de história, Vivian Catenacci, é extremamente envolvente em sua narração. Ontem falou sobre alguns mitos africanos e suas origens. Foi adorável pois a cultura africana é de uma riqueza sem fim e quase não temos conhecimento dela apesar de toda influência que nosso povo recebeu desse povo. Álém de contar histórias, ela canta e dança com uma leveza que dá gosto. Os músicos que a acompanham também são ótimos. Enfim, foi um espetáculo maravilhoso e o colégio está de parabéns por ter trazido esse grupo.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Bibliotecário que faz

O país precisa de mais exemplos como esse. O bibliotecário Sidney Rosa está de parabéns por sua bela iniciativa e trabalho desenvolvido acima de tudo, com amor e respeito a seus usuários. Esse é o destaque do dia.
E os livros foram parar na cadeia
O Estado de São Paulo - 18/09/2008 - por Patrícia Villalba

As crianças viam os livros através das grades em São Francisco Xavier, pequena cidade da Serra da Mantiqueira, quando o bibliotecário Sidnei Rosa chegou à cidade, para passar férias na casa do pai. Ele, que já havia trabalhado na estruturação de diversas bibliotecas pelo Paraná e Mato Grosso, não imaginava que justamente ali, na sua terra natal, o acesso aos livros poderia ser restrito. Num arroubo digno do realismo fantástico, o poder público trancafiou o acervo da cidade numa cela da cadeia pública. Sidnei se deparou com a situação quando alunos foram bater à sua porta, em busca de livros para um trabalho sobre o Mercosul. "Um dia eu saí de lá doido da vida e pensei: Vou montar uma biblioteca aqui." E foi o que ele fez, na garagem da casa de seu pai - Rua 15 de Novembro, número 50. Sidnei, então, envolveu toda a cidade no projeto Biblioteca Solidária, que inaugurou sua primeira fase em 2004, ainda na garagem. Logo, entretanto, o acervo tomaria conta de toda a casa de Seu Getúlio, que passaria por grande reforma.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Novidades para contar!!

Tenho só recebido notícias boas nos últimos tempos. Que bom, é sinal que a maré está boa para o nosso lado. Falei, falei e não disse nada. Isso as vezes acontece mas vamos ao que interessa:Neste mês acontecerá um evento no colégio onde trabalho que já virou tradição.
Estou falando da XIII feira do Livro do Colégio Dante Alighieri. Será do dia 20 ao dia 27 de Setembro. Muita coisa boa acontecerá.
Veja a programação
Aproveito para anunciar mais uma ótima notícia que recebemos: fomos agraciados com o Prêmio Laura Russo no quesito Melhores Bibliotecas Escolares de São Paulo. Para quem não sabe, esse prêmio é muito importante na área de Biblioteconomia e cada ano é designado um tema. Em 2008 foi a vez da Biblioteca Escolar daí, sermos premiados. Isso me enche de orgulho pois, trabalhando desde 1995 aqui no colégio, pude acompanhar toda a mudança física e formas de prestar serviços que, sem dúvida causou uma mudança de comportamento de todos que por aqui passam. Ao ser contratada como auxiliar de biblioteca (na época estava no primeiro ano da faculdade) já fiquei surpresa com o tamanho da biblioteca e com seu acervo que na época já era bem grande. Em meados de 1999, começou-se a trabalhar a idéia de reforma e em março de 2000 ela foi reinaugurada e ficou linda!
Veja a biblioteca
Nosso acervo é muito bom, bem diversificado, estamos sempre recebendo lançamentos de todas as áreas do conhecimento e não somente livros didáticos. A Biblioteca possui um acervo de aproximadamente 48.000 volumes de obras literárias, científicas, infantis, didáticas e de referência, permanentemente atualizados. Fazem parte também do acervo títulos de periódicos de vários assuntos, hemeroteca, obras em língua italiana e aproximadamente 800 títulos de CD's-Rom, distribuídos em enciclopédias de assuntos gerais e específicos, além de jogos e/ou estratégicos.
Voltando à Feira do Livro, de alguns anos pra cá, temos organizado nessa feira exposições especiais homenageando sempre um autor. Já foram homenageados alguns autores entre eles Moacyr Scliar e Mario Quintana. Esse último, eu gostei tanto do espaço dedicado a ele que fotografei e exponho aqui para vocês apreciarem. Vejam que lindo que ficou, deu até pena desmontar esse espaço depois que a feira acabou. Mas aqui ficaram as fotos para matar saudades.


segunda-feira, 15 de setembro de 2008

China inaugura biblioteca monumental

Imagem retirada do site: www.chinaceg.com/english/case.asp

Um longo retângulo suspenso de 120 metros de comprimento em aço escovado e vidro é a marca do novo prédio da Biblioteca Nacional da China. Inaugurado nesta semana, o anexo que custou o equivalente a R$ 350 milhões demonstra que obras de impacto continuam a mudar a paisagem mesmo após a Olimpíada. A Biblioteca virou a terceira maior do mundo com a nova construção. O antigo prédio, que não pode sofrer reformas por ser patrimônio nacional, guarda os tesouros da instituição e só pode receber visitas de acadêmicos e pesquisadores. O anexo é para o público geral - e feito para impressionar. Com 80 mil metros quadrados, tem 2.900 assentos, 460 computadores e oferece acesso à internet sem fio (wi-fi). Os usuários podem usar leitores de livros digitais em palmtops para acessar os mais de 200 mil gigabytes de arquivo digital da instituição. (Notícia retirada do PublishNews)

Leia mais


Quer saber mais?

Prêmio Dardos

O professor Licínio Filho do blog Cyberhistoria me presenteou esse final de semana com esse prêmio. Obrigada professor pelo presente e reconhecimento de meu trabalho. Adorei e passo adiante. Elegerei 15 blogs para serem agraciados com este prêmio e estes devem elegerem outros 15 merecedores do mesmo. Então, apresento abaixo os meus indicados :
http://esteblogminharua.blogspot.com/
http://ciberespaconaescola.blogspot.com/2008/04/alfabetizao-online.html
http://www.cybelemeyer.blogspot.com/
http://blogdaclausia.blogspot.com/
http://quimilokos.blogspot.com/
http://letravivadoroig.blogspot.com/
http://meacharam.blogspot.com/
http://na-ponta-dos-dedos.blogspot.com/
http://ametamorfosedalibelula.blogspot.com/
http://www.gibitecacom.blogspot.com/
http://diariodaprofessora.blogspot.com/
http://leituraemagia.blogspot.com/
http://melhorart.blogspot.com/
http://leituraescola.blogspot.com/
http://discursocitado.blogspot.com/

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Palestra Descobrindo a leitura - crianças leitoras em todo o mundo

Notícia retirada do BOB News, edição 38

Palestrante: Bettina Twrsnick, diretora da
Biblioteca Fantástica em Wetzlar e Angela Thamm, diretora do Instituto para Brincadeira e Linguagem em Aachen, Alemanha. A Biblioteca Fantástica apresenta diversos caminhos, idéias e projetos para o incentivo da competência leitora, escrita e falada e o Instituto para Brincadeira e Linguagem é especialista na aplicação da leitura para fins terapêuticos em crianças nas mais diversas situações.

Data: 17 de setembro, das 9h00 às 12h00
Local: Biblioteca Monteiro Lobato
Rua General Jardim, 485 - São Paulo.
Idioma: Alemão com tradução simultânea
Inscrição gratuita – 80 vagas
Inscrição e informações: biblioteca@saopaulo.goethe.org /
http://www.goethe.de/ins/br/sap/ver/pt3644339v.htm
Telefone (11) 3296-7001, com Ana
Teresa ou Bethe.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Dia Internacional da Alfabetização 2008 (2)

Ainda falando sobre esse tema afinal, muito se tem a dizer e mais ainda a fazer, quero deixar aqui meu agradecimento a Giorgia do blog Saia Justa que é uma lutadora incansável sobre esse tema e que de tão longe lidera um trabalho muito bonito sobre esse tema. Giorgia é uma brasileira que atualmente vive na Alemanha mas que continua com seu coração por aqui e seu sonho é um dia ver esse povo vivendo em melhores condições financeiras e intelectuais. Giorgia como eu e tantos colegas do mundo virtual sonha em ver o Brasil com uma educação de primeira com escolas decentes e professores reconhecidos como merecem ser.
Segue abaixo alguns endereços do que se tem feito por aqui e em alguns outros países:
Alfabetização Solidária
Ministério da Educação MEC
Centro de Referência em Educação Mario Covas
Alfabetização Voluntária
UNESCO no Brasil
Literacy
Literacy India
Sil International
Portugalook

Dia Internacional da Alfabetização 2008













(Trecho retirado do site da UNESCO)
Comemora-se hoje O Dia Internacional da Alfabetização 2008, celebrado em 8 de setembro, sinaliza a importante relação entre a alfabetização e a saúde. Este é o tema para o biênio 2007-2008 da Década das Nações Unidas para a Alfabetização.
A UNESCO e seus parceiros enfatizam o quanto a alfabetização é significante para sociedades saudáveis, com ênfase maior nas epidemias e doenças contagiosas como a Aids, tuberculose e malária. Estes são umas das principais preocupações da saúde pública mundial. O tema do Dia Internacional da Alfabetização para o ano de 2008 é “A alfabetização é o melhor remédio”.
Leia Mais (em inglês)
Um tema tão importante e, infelizmente tão presente ainda não só entre nós brasileiros mas em todo o mundo. É algo que para nós que somos alfabetizados, que temos nosso "canudo", que temos profissão reconhecida e uma vida regrada e inserida no mundo das letras algo inimaginável. Contudo, a realidade aí fora se mostra bem diferente. No caso do Brasil, comunidades inteiras, adultos que em pleno século XXI são incapazes de reconhecer as letras do alfabeto e que mal sabem escrever seus nomes num garrancho quase que ilegível. Quando se chega a nós os dados estatísticos de que cerca de 75 milhões de crianças no mundo inteiro se encontram fora das escolas e que 774 milhões de jovens e adultos são analfabetos, isso me causa arrepios e uma indignação sem fim. Afinal, uma vez que vivemos num mundo cercado pela informação e que essa informação na sua grande maioria se encontra no formato escrito, seja ela nos jornais, revistas, livros e internet, mostra-nos uma realidade que impede esses milhões de seres analfabetos de conquistar uma vida decente e digna. Sem ler nem escrever não conseguirão trabalho qualificado. Não tendo um trabalho qualificado com certeza não terão moradia, vestimentos, bens materiais como alimento, medicação e isso, fatalmente desenboca na qualidade de vida comprometida levando o indivíduo a doenças que podem se tornar fatais. Portanto, educação e saúde andam paralelas uma se apoiando na outra. Agora eu pergunto: é justo em pleno século XXI termos ainda pessoas nessas condições?
No caso do Brasil, eu que sempre apostei na educação, que sempre me empenhei em estudar, me sacrificando para pagar meus estudos pois todos eles foram pagos com excessão do ensino fundamental que foi público fico revoltada com a qualidade do ensino em todo o país que descambou de forma tão drástica. Trabalhando na área educacional desde 1991, observo que ocorre uma paralisia em toda a sociedade brasileira com relação a qualidade da educação.
As escolas fecham os olhos para várias questões no quesito qualidade se atendo apenas em "aparentar" uma modernidade apostando na tecnologia dentro das salas de aula esquecendo-se do principal que é o ser humano que ali está se formando ano após ano. Por outro lado, os professores (e aqui deixo bem claro que não estou generalizando pois ainda contamos com ótimos educadores que lutam incessantemente por uma formação de qualidade) apáticos, desmotivados, muitos sem princípios nem ética, que vão dia-após dia na escola em que lecionam apenas fazendo um discurso mofado, sem fundamento, obsoleto e desatualizado. Do outro lado, alunos que já vêm de casa mal nutridos, vindos de uma rede familiar desequilibrada, sentando-se em carteiras duras numa sala de aula sem nenhum atrativo e passam um período inteiro "bombardeados" por informações mal passadas por um ser que se diz "professor" irritado, mal informado e sem nenhuma didática inovadora que possa despertar nesse aluno a curiosidade pelo conhecimento. Um outro lado ainda nos mostra um núcleo familiar onde pais sobrecarregados em trabalhos muitas vezes estressantes, não têm tempo, nem paciência, muito menos interesse em se mostrar sensibilizados pelo formação de seus filhos de forma completa. Trazem em suas consciências mal formadas a noção de que já fazem muito em pagar uma escola cara para a formação de seus filhos logo, o problema não é deles e sim da escola que deve arcar com toda a responsabilidade da educação e formação de seus filhos. Com relação aos valores morais então, pra que se preocupar com isso? Não vale nada nos dias de hoje mesmo então, que esses jovens aprendam com os exemplos a seu redor a saber utilizar de toda forma de "jeitinhos" para conseguirem o que quiser futuramente. Com todo esse painel lamentável que tracei, me vem a lembrança o título de um livro da área educacional que vi há alguns anos atrás e que seu título muito me chamou atenção. Reflete uma ironia que contudo, expressa a nossa realidade: Se você finje que ensina, eu finjo que aprendo", de Hamilton Werneck .

Passado alguns anos desde o lançamento desse livro (2002), vemos que a situação não mudou nada e que em alguns aspectos até piorou. Tenho cá comigo que a responsabilidade da mudança desse quadro está nas mãos não somente do governo como muitos dizem, mas em toda a sociedade brasileira que precisa mudar seu modo de enxergar as coisas. A mudança deve ocorrer na mentalidade, na consciência de que a educação vai muito além das fronteiras dos muros da escola. É algo complexo que passa inicialmente por cada lar, por cada família e só depois é que passa aos cuidados e responsabilidade da escola incluindo ai todo o grupo docente, toda a equipe administrativa. A proposta de uma boa educação está no empenho de todos família, escola e todos que trabalham direta ou indiretamente na formação das crianças e jovens. Logo, todos devem falar uma única linguagem afinal se os pais querem uma coisa e as escolas oferecem outra e ninguém busca um entendimento, o maior prejudicado sem dúvida será o estudante que não saberá pra que lado deve pender. Apesar de termos um presidente que chegou onde chegou sendo praticamente um analfabeto, isso jamais deve servir de exemplo ou estímulo para esses jovens que ainda nem ingressaram no mundo adulto mas que um dia serão o futuro de nosso país. Então? Qual a imagem que você faz ou quer ter de um futuro em nosso país? Um Brasil decadente repleto de analfabetos ou semi-analfabetos que serão incapazes de ter um senso crítico de suas próprias vidas seguindo sem rumo, nem planejamento ou pessoas totalmente alfabetizadas, donas de um poder de pensar, bem posicionadas em suas profissões, tendo uma qualidade de vida digna e em condições de proporcionar um futuro ainda melhor a seus filhos? Pense bem nisso e mude já seu conceito sobre educação.
O país precisa urgentemente dessa mudança.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Colocando a leitura em dia

A educação se faz também através da leitura informativa e reflexiva e compete ao professor estar sempre bem informado sobre as novidades da área pedagógica. Não sou uma pedagoga mas devido a tantos anos vivenciando a realidade educacional, recebendo sempre material que enriquece cada vez mais a biblioteca de nossa escola, decidi expôr aqui alguns títulos que são bem interessantes e que trazem aquele "algo mais" a todos que se interessarem. São vários temas que escolhi dentre tantos que aqui temos. Alguns contém temas reflexivos e filosóficos que discutem a atual situação da educação. Escrito por profissionais que se dedicam a pensar e repensar a educação em todo o mundo, são livros esssenciais para todo professor que deseja ampliar suas idéias ou simplesmente reafirmar aquelas que já se encontram estabelecidas. Engraçado, só agora depois de já expor os livros é que me dei conta de que todos são da Editora Artmed. sem querer fiz propaganda da editora. Pessoal, não estou recebendo nada por essa divulgação heim? Na verdade, os livros lançados por essa editora são ótimos e daí, fica a sugestão. Para todos que se interessarem, boa leitura!