sábado, 30 de agosto de 2008

Dia do Blog - 31/08

Blog Day 2008
É isso. Dia mundial dos blogueiros. Nós da blogsfera temos muito o que comemorar afinal, temos colaborado e muito para divulgação da informação, do aprendizado e também - aqui coloco como ato principal - a amizade entre todos que navegam pela Internet. Parabéns a todos e que possamos crescer e evoluir em nossas pesquisas, colaboração e troca. Como é de praxe, esse dia tem como objetivo divulgar e expandir a blogsfera e porisso, aqui divulgo cinco blogs que curto e acompanho:
O blog sobre História em Quadrinhos da Natthy que é muito legal e vale a pena conhecer
O blog Leitura e Magia da minha colega bibliotecária Raquel que fala sobre livros e leitura e é muito legal. Eu recomendo!
O blog da Semiramis, Educando o Amanhã é um ótimo exemplo de blog educativo.
Outro blog delicioso de navegar e conhecer é o blog Boteco Escola, do Jarbas que aborda assuntos referentes a educação. Esse eu visito sempre.
O blog sobre biblioteconomia e seu mundo fascinante Bibliotecários Sem Fronteiras, do Tiago Murakami e seus parceiros é um ótimo exemplo de blog. Está sempre atualizado e com novidades fresquinhas daqui e de fora. Altamente recomendável a todos da área.
Esses são apenas alguns dos que visito sempre mas existem inúmeros blogs que sempre é bom conhecer. O blog que está divulgando esse dia é o seguinte:

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

O remédio é escrever

Sempre que indexo artigos de revistas no banco de dados da biblioteca em que trabalho, me deparo com coisas interessantes. E como sempre, gosto de compartilhar com todos. Leiam esse artigo e vejam o quanto vale a pena escrever. Seja num diário comum, seja num blog, enfim, é uma ótima terapia. Talvez não seja novidade para a grande maioria que por aqui passar, mas sempre é bom ler e reler. Essa é em especial para a turma que tem feito do blog, seu material não só de pesquisa e divulgação de informações e aprendizado mas um espaço de troca , amizade e crescimento.

Jessica Wapner – Revista Scientific American Brasil, nº74, Julho de 2008

A automedicação pode ser o motivo por trás do sucesso da blogosfera. Cientistas - e escritores - há anos conhecem os benefícios terapêuticos de escrever sobre experências pessoais, pensamentos e sentimentos. Mas, além de servir como um mecanismo para aliviar o estresse, expressar-se pela escrita traz muitos benefícios fisiológicos. Pesquisas mostram que com isso é possível aprimorar a memória e o sono, estimular a atividade dos leucócitos e reduzir a carga viral de pacientes com aids e até mesmo acelerar a cicatrização após uma cirurgia. Um estudo publicado na edicção de fevereiro da Oncologist afirma que pacientes com câncer que escreviam para relatar seus sentimentos logo depois do tratamento se sentiam muito melhor, em comparação a pacientes que não se deram esse trabalho.
Os cientistas agora esperam explorar as bases neurológicas em jogo, especialmente levando em conta a explosão dos blogs. De acordo com Alice Flaherty, neurocientista da Harvard University e do Massachusetts General Hospital, a teoria do placebo para o sofrimento é um dos focos que se pode aplicar à questão dos blogs. Como criaturas sociais, os humanos apresentam uma variedade de comportamentos relacionados à dor, como a reclamação, que age como um “placebo para conseguir satisfação”, afirma Flaherty. Usar o blog para expressar experiências estressantes pode funcionar da mesma forma.
Flaherty, que estuda casos como hipergrafia - desejo incontrolável de escrever - e o bloqueio criativo, também analisa modelos de doenças que explicam a motivação por trás dessa forma de comunicação. Por exemplo, as pessoas com manias geralmente falam demais. “Acreditamos que algo no sistema límbico do cérebro está fomentando seu desejo de se comunicar”, explica Flaherty. Localizado principalmente no centro do cérebro, o sistema límbico controla nossas motivações, sejam elas relacionadas à comida, ao sexo, ao desejo ou à resolução de problemas. “Sabemos que há impulsos envolvidos [na criação de blogs]. pois muitas pessoas agem de forma compulsiva”, observa Flaherty. Além disso, criar blogs pode desencadear a liberação de dopamina, algo parecido com os estímulos que sentimos quanto escutamos música, corremos ou apreciamos uma obra de arte.
Os lóbulos frontal e temporal, que controlam a fala - o centro não dedicado à escrita está diretamente conectado ao cérebro -, talvez tenham, também, um papel importante. Por exemplo, lesões na área de Wernicke, localizada no lóbulo temporal esquerdo, resultam em fala excessiva e perda da compreensão da linguagem. As pessoas com afasia de Wernicke apresentam linguagem inarticulada e é comum escreverem constantemente. Tendo em vista essas características, Flaherty especula que alguma atividade nessa área poderia estimular o desejo de criar blogs.
O entendimento dos cientistas sobre a neurobiologia por trás da escrita terapêutica deve permanecer especulativo por enquanto. As tentativas de retratar o cérebro antes e depois de escrever renderam poucas informações, pois as regiões ativas estão profundamente localizadas. Os estudos recentes com ressonância magnética funcional demonstraram que o cérebro se ilumina de forma diferente antes, durante, e depois de escrever, observa James Pennebaker, psicólogo da University of Texas em Austin. Mas Pennebaker e outros ainda são céticos quanto ao valor dessas imagens, pois sçao difíceis de reproduzir e quantificar.
Provavelmente, a escrita ativa um conjunto de vias neurológicas, e vários pesquisadores estão comprometidos em descobri-las. Na University of Arizona, o psicólogo e neurocientista Richard Lane espera tornar as técnicas da imagiologia cerebral mais relevantes, usando-as para estudar a neuroanatomia das emoções e a dorma como elas são expressas. Nacy Morgan, principal autora do estudo publicado na Oncologist pretende realizar estudos mariores baseados na comunidade e ensaios clínicos sobre a escrita expressiva. Pennebaker continua a investigar a ligação entre a escrita expressiva e alterações biológicas, como uma melhor noite de sono, que são essenciais à saúde. “Acredito que o foco no sono é um dos promissores”, avalia.
Sejam lá quais forem as causas subjacentes, as pessoas diagnosticadas com câncer e com outras doenças sérias estão buscando cada vez mais - e encontrando- conforto na blogosfera. “Sem dúvida criar blogs trás benefícios similares” à escrita expressiva, considera Morgan, que deseja incorporar programas de redação na medicina preventiva para pacientes de câncer.
Alguns hospitais começaram a hospedar blogs de pacientes-autores em seus websites à medida que os clínicos passaram a reconhecer seu valor terapêutico. Diferentemente de um diário de cabeçeria, os blogs oferecem benefício adicional e leitores receptivos em situações similares, argumenta Morgan: “As pessoas estão se conectando e testemunhando as expressões uns dos outros - a base para formação de uma comunidade”.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

20ª Bienal do Livro


E inicia hoje a vigésima edição da mais tradicional feira brasileira do livro no qual trará como um dos temas centrais a mudança da língua portuguesa. Considerada a segunda maior do mundo, entre os dias 14 e 24 de agosto, serão discutidos além da mudança ortográfica, a comemoração dos duzentos anos da chegada do livro ao Brasil com a vinda da família real portuguesa. Com muitas atividades, oficinas além dos inúmeros lançamentos de livros para agradar a todos os gostos. Para todos que de alguma forma está ligado a área educacional, leitura e lazer, é uma visita obrigatória que tem de caber em sua agenda. Entre no site abaixo e confira sua programação.
ENDEREÇO: Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana
CEP: 02012-021 São Paulo - SP - Brasil

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Navegador web para autistas


Indexando os artigos da revista Mente & Cérebro, nº187, desse mês, me deparei com uma notícia que achei bem interessante a todos que, de uma forma direta ou não, convive com crianças autistas.
Aqui está um pequeno trecho:

O canadense John LeSieur é um experiente engenheiro de software que não se conformava em ver as dificuldades de seu neto de 6 anos, Zackary, para lidar com computador e, sobretudo, navegar na internet. Como muitas crianças autistas, o menino ficava atordoado com tantas opções na tela, tendo chegado muitas vezes a jogar o mouse longe e bater no teclado em sinal de frustração.

O avô decidiu desenvolver um navegador que tornasse a experiência mais simples e produtiva para o neto. Assim, nasceu o Zac Browser, que pode ser baixado gratuitamente no site www.zacbrowser.com.
Leia mais

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Fórum Internacional sobre Bibliotecas Escolares e 4º Seminário de Biblioteca Escolar

É com muita alegria que recebi a notícia desse acontecimento em nossa cidade(São Paulo). Já há algum tempo que nenhum evento voltado às bibliotecas escolares acontecia e, de certa forma, sentia que estávamos estacionados sem que nada de novo acontecia. A iniciativa do Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região e da International Association of School Librarianship, reunirá profissionais, especialistas, professores e gestores públicos – nacionais e estrangeiros –, para refletir sobre a atual situação da biblioteca escolar no Brasil. Será sem dúvida um acontecimento que trará novas luzes para que possamos aperfeiçoar e ativar nossas bibliotecas escolares. Em breve postarei o programa completo do evento.
Atenção bibliotecários e pedagogos: Agendem essas datas e compareçam!!! Quero encontrar todos por lá.
Data: 21 e 22 de outubro
Local: Auditório da Faculdade Sumaré, em São Paulo.
Informações e inscrições: crb8@crb8.org.br

sábado, 9 de agosto de 2008

Bibliotecária em destaque

Vibrei quando li essa reportagem sobre nossa colega de profissão. É exatamente desse empenho e vontade de crescer e acrescentar algo de novo na área biblioteconômica que precisamos.
A bibliotecária Sônia Mara Saldanho Bach é a 1.ª brasileira aceita em mestrado na França. A concretização desse sonho se deu através de muito empenho por parte da profissional. O exemplo de Sônia serve de modelo não só para nós que já estamos na área há algum tempo mas também para os novos profissionais que em breve estarão saindo das faculdades para conquistar um lugar ao sol no mercado de trabalho. O Brasil necessita de bibliotecários que abracem a profissão com paixão e desejo de crescer, aprender e passar adiante seu aprendizado. Sônia, bon voyage e volte para nos passar tudo o que aprendeu em terras francesas.
A biantot.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Biblioteca - Notícias

Biblioteca Acessível: primeira etapa do projeto foi lançada
(Notícia retirada do Boletim PNLL, edição 115)

Foi lançada a primeira etapa do projeto Biblioteca Acessível, que permite aos portadores de deficiência física, idosos e semi-analfabetos realizarem pesquisas nos acervos físicos e digitais da Fundação Biblioteca Nacional. Além da capacitação de técnicos para o atendimento do público específico, o projeto instalará equipamentos como leitores autônomos e impressoras Braile e servirá como modelo para o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. O projeto ainda passará por mais duas etapas, que prevêem a disponibilização digital de catálogos de informações e de algumas obras em livros fonados ou falados.

Agosto - Programação

Dando continuidade aos eventos da área biblioteconômica, o mês de agosto ainda tem mais coisas acontecendo em São Paulo. Confira:

II Fórum do PNLL e I Seminário de Bibliotecas

O II Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura e o I Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias acontecem de 14 a 17 de agosto de 2008 em São Paulo. Confira a programação do segundo dia de evento:

Conferência Mediação de leitura: práticas e projetos – Fabiano dos Santos (Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura), Eliane Pszczol (coordenadora Nacional do Proler/Biblioteca Nacional) e Maria Antonieta Antunes Cunha (presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte)
Palestra Acessibilidade da Informação: experiências das Bibliotecas do Senac-SP – Ricardo Quintão Vieira (Senac)
Palestra Arquitetura de Bibliotecas – Angelo Bucci
Palestra A biblioteca de Santiago do Chile – Gonzalo Oyarzún S. (diretor da Biblioteca de Santiago - Chile)
Palestra A Diversidade da Leitura, a diversidade das mídias – Marisa Lajolo (Unicamp)
Clique aqui para ver a programação completa e se inscrever.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

I Congresso de Tecnologias na Educação - 27 a 31 de outubro de 2008


Novidades acontecendo na área educacional que envolve a todos que se interessam e já trabalham com as tecnologias na área educacional. Você que é professor e demais profissionais que se interessam por esse assunto, vale a pena conferir.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES AO CONGRESSO

A partir de hoje, dia 30, você já pode se inscrever no I Congresso de Tecnologias na Educação:
* como leitor,
* para apresentação de artigos,
* relatos de experiências
* e para fazer minicursos.
Em cada minicurso serão oferecidas 20 vagas .
Os artigos e relatos de experiências devem estar relacionados a um dos temas do Congresso:1- Aquisição da Leitura e Escrita com uso de Tic’s
2- Arte e Tecnologia
3- Aprendizado de línguas (materna e estrangeira) com uso de Tic’s
4- Blogs Educacionais
5- Formação de professore para uso das TICs
6- Ferramentas do Google Maps e Google Earth
7- Informática na Educação Especial
8- Inclusão Digital
9- Literatura e Tecnologias
10- Alfabetização e Letramento Digital
11- Leitura, escrita e Tecnologias
12- Softwares de jogos, no processo de aprendizagem
13- Mapas conceituais
14- Podcasts educacionais
15- Produção e uso de vídeos on line
16- Projetos colaborativos
17- Projetos interdisciplinares com uso de Tic’s
18-Uso de redes sociais na aprendizagem
19- Uso de recursos da Web 2.0
20- Uso de softwares de autoria
21- Software livre
Inscrições no Site do Congresso, neste link.