terça-feira, 24 de junho de 2008



Será realizado no dia 28 de junho o Encontro dos Professores Blogueiros que fazem parte do grupo Blogs Educativos. Nesse encontro como têm chamado carinhosamente de "Desconferência", serão debatidos vários temas ligados a educação. Um encontro onde muitas idéias com certeza serão discutidas e trabalhadas mas principalmente, um momento de encontro entre todos para um conhecimento pessoal que falta ao grupo que já se conhece no mundo virtual. Será sem dúvida um momento descontraído, de muitas trocas de idéias e informação e a discussão de um tema que nunca esteve tão em evidência e preocupação: a Educação.

Local: Espaço Gafanhoto. Av. Rebouças, 3181 - São Paulo - SP

Horário: a partir das 10h as 17h

Para maiores informações e para efetuar a sua inscrição, entre na página Educamp

quarta-feira, 18 de junho de 2008

1908-2008 - 100 anos de Imigração Japão-Brasil

Há 100 anos, os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil. Aqui, se assentaram, fincando suas raízes a duras penas e enriqueceram nossa cultura e contribuiram para nosso crescimento econômico dando-nos o exemplo de perseverança, objetividade e muita, mas muita disciplina. Foram 165 famílias a compor a primeira viagem para cá. A bordo do navio Kasato Maru, essas famílias se aventuraram numa viagem a um mundo desconhecido mas, ao mesmo tempo, tentador. Uma esperança de se estabelecerem e prosperarem numa terra que prometia.
Para esses primeiros imigrantes, foi uma dura realidade que se apresentou pois além de uma cultura totalmente diferente, havia ainda a barreira da língua, dos costumes e um grande preconceito que dificultou ainda mais a estadia dessas famílias. Mas, com seu jeitinho tranqüilo, seus modos comedidos, sua fala mansa e sua disciplina espartana, conseguiram aos poucos conquistar a todos através de sua arte, sua culinária, suas festas e hoje, são parte integrante de nossa cultura. Atualmente, a comunidade japonesa no Brasil já superou a marca dos 3 milhões de pessoas. Grande parte dessa população vive no Estado de São Paulo (cerca de 80%). A maioria na capital onde criaram o bairro da Liberdade e desenvolveram ali, um pedaço do Japão.

A partir dessa semana, muitas atividades estão sendo desenvolvidas em vários locais e a programação está bem rica e para todos os gostos. Vejam a relação:

Deixo aqui alguns endereços excelentes para saber algo mais sobre o povo e a cultura japonesa. Vale a pena conhecer.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Notícias sobre bibliotecas, livros e leitura

Biblioteca Nacional na reta final de seu projeto de acessibilidade

A Biblioteca Nacional deve concluir até o fim de junho a primeira parte do projeto “Biblioteca Acessível”, que permitirá que portadores de deficiência física e idosos possam ter acesso ao acervo da instituição. Para isso, estão sendo instalados no local equipamentos de alta tecnologia, como ampliadores de textos eletrônicos, leitores de livros autônomos, linhas Braille, folheadores de livros automáticos, teclados e mouses especiais, impressoras Braille e programas para leitura de textos que fazem reconhecimento de voz. O projeto foi desenvolvido em janeiro de 2008 pela ONG Acessibilidade Brasil e deve servir de modelo para as demais bibliotecas que integram o sistema brasileiro de bibliotecas, coordenado pela Biblioteca Nacional.

Bibliotecas paulistanas ganham acervo e salas de cinema

Neste mês, duas bibliotecas de São Paulo ganham espaços dedicados ao cinema. Na semana passada, a biblioteca Roberto Santos, no Ipiranga, inaugurou uma sala para projeções com 101 lugares e um acervo temático com mais de 30 mil livros. Também estão disponíveis 500 títulos de DVD para serem assistidos em uma das oito cabines à disposição no local. No fim do mês, é a vez da biblioteca Viriato Corrêa, na Vila Mariana, que reabre, após reforma, seu auditório. Na sala Luiz Sérgio Person, que homenageia o cineasta paulistano morto em 1976, serão realizadas mostras cinematográficas.

Libro al Día chega à sua terceira edição

Acaba de sair a edição número 3 do Libro al Dia, publicação do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC). Neste número, são abordados temas como as novas ações e projetos da entidade, além de notícias sobre o mundo do livro, bibliotecas, leitura e direitos do autor. O artigo principal dessa edição é dedicado 67ª Feira do Livro de Madri. Os textos podem ser lidos gratuitamente no site.

São Paulo terá 2ª edição da “Bienal dos Pobres” em agosto

Na mesma semana em que será realizada a 20º Bienal Internacional do Livro no Ibirapuera, em São Paulo, a cidade abrigará também a Bienal dos Pobres, na Praça da Sé. O evento, organizado pela ONG Educa São Paulo e o Núcleo de Trabalhos Comunitários (NTC) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo distribuirá milhares de livros gratuitamente à população carente. Na primeira edição, a prefeitura apreendeu dois mil livros no local. Após acionar o Ministério Público, a organização do evento conseguiu recuperar as obras.

18º seminário do Livro do Mês

Estudantes e professores de escolas públicas e particulares de Passo Fundo (RS) participaram no dia cinco de junho, do 18º seminário do Livro do Mês da Capital Nacional de Literatura, projeto ligado às Jornadas Literárias dessa cidade (e que integra o Eixo 2 do PNLL). O convidado para o debate foi o senador Cristovam Buarque, que conversou com o público sobre a obra “O tesouro na rua” e esclareceu as dúvidas dos alunos, que previamente haviam trabalhado com o livro em suas escolas.
Notícias retiradas do Boletim PNLL nº108

Ano Nacional Machado de Assis

MinC disponibiliza logomarca do Ano Nacional Machado de Assis
O Ministério da Cultura está disponibilizando às instituições interessadas a logomarca do Ano Nacional Machado de Assis. Para obter o arquivo, basta entrar em contato com o MinC pelo telefone (61) 3316-2014 ou clicar aqui. No ano do centenário de morte do escritor, estão programados seminários, conferências, exposições sobre Machado e sua obra, além do lançamento de edições populares e coletâneas comemorativas.
Mais adiante falarei um pouco mais sobre esse grande escritor e colocarei inclusive, algumas curiosidades sobre ele. Aguardem!

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Dica do dia


Está aqui a dica do dia: o blog da professora Semiramis Alencar que eu recomendo. Muitas coisas que interessam a todos que se ligam em assuntos da área educacional. Confiram!!!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Participação na Feira de Lisboa

Notícia retirada do PublishNews - 11/06/2008

Títulos como Machado de Assis: um gênio brasileiro, de Daniel Piza; Machado de Assis - Curso literário em sete conferências na Sociedade de Cultura Artística, de Alfredo Pujol; Resmungos, de Ferreira Gullar, e Clarice Fotobiografia, de Nadia Gotlib, estão presentes na 78ª Feira do Livro de Lisboa que ocorre até este domingo, dia 15 de junho. A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que levou as obras à mostra, participa do evento, com a venda de livros de seu catálogo. A biografia de Machado de Assis, escrita pelo jornalista Daniel Piza e vencedora do Prêmio Jabuti 2006, foi tema de duas palestras do autor durante a programação oficial da feira, nos dias 4 e 5 de junho. A idéia foi discutir a obra do escritor brasileiro cujo centenário da morte está sendo lembrado em 2008. A Feira do Livro de Lisboa tem Cabo Verde como país convidado.

Anselm Kiefer recebe Prêmio da Paz por cultuar o livro

Deutsche Welle (Alemanha) - 11/06/2008 (Notícia retirada da PublishNews)

O alemão Anselm Kiefer é o primeiro pintor e escultor a receber o Prêmio da Paz do Comércio Livreiro Alemão. Ao valorizar a forma do livro em sua obra, o artista aponta sua permanência como forma de transmissão de saber. Em suas obras de arte, ele desenvolveu uma linguagem "que transforma o observador em leitor". Por meio de instalações que aludem a textos, ele tornou o livro um "suporte decisivo da expressão". "Contra o derrotismo que se atreve a negar o futuro do livro e da leitura, seus fólios monumentais de chumbo parecem verdadeiros escudos de proteção." Foi com esta justificativa que o comércio livreiro alemão conferiu ao artista plástico o Prêmio. Em suas imagens, Kiefer resgata elementos simbólicos e míticos da história alemã.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Bibliotecas temáticas

É sempre prazeroso ver as bibliotecas sendo notícia em jornais e revistas. Melhor ainda quando as notícias são positivas como essa que li agora cedo. Estava catalogando a revista Veja São Paulo dessa semana e deparei um artigo falando das bibliotecas temáticas que estão fazendo um grande diferencial em nossa cidade. Isso só prova que as coisas aos poucos estão mudando e para melhor. Bibliotecas como a Hans Christian Andersen no Tatuapé que tem um visual lindo com cenários de castelos criam todo um universo para a Contação de Histórias que tem levado um público infantil para lá. Já a sua vizinha, a Biblioteca Cassiano Ricardo, é toda dedicada à música. Foi reinaugurada em novembro passado e tem oferecido ao público shows gratuítos e um acervo de CDs e fonogramas que contém raridades. A mais recente biblioteca temática é a Roberto Santos, no Ipiranga e passará a funcionar a partir do dia 14. Totalmente voltada ao cinema, já conta com um acervo rico de 31000 livros, 502 curtas e um espaço moderno e convidativo. Vale a pena conhecer essas bibliotecas e ver o que elas têm de bom a nos oferecer.
Leia na íntegra

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Alguns vídeos sobre meio ambiente - Trilogia Pense de Novo

Vídeos sobre educação ambiental e alerta sobre algumas questões referentes a desmatamento e aquecimento global retirados do site WWF - Brasil

Novo vídeo da trilogia Pense de Novo alerta para as conseqüências do desmatamento

Pense de Novo - Desmatamento

O aquecimento global não é um fenômeno natural, mas um problema criado pelos homens. Qualquer pequena tora de madeira, cada gota de óleo e gás que os seres humanos queimam são jogados na atmosfera e contribuem para as mudanças climáticas.

É assim que acontece cerca de 75% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil, levando o país a ser o 4o. maior emissor do planeta. Preocupado com o tema, o WWF-Brasil preparou a trilogia Pense de Novo, uma série de três animações que busca chamar a atenção das pessoas para as mudanças climáticas, seus principais efeitos, causas e soluções.

O segundo vídeo da série aborda o maior problema brasileiro para as mudanças climáticas: o desmatamento. Ao serem cortadas e queimadas, as árvores liberam para a atmosfera o dióxido de carbono que havia nelas.

Para entender como isso funciona, veja o vídeo:


O primeiro vídeo da trilogia Pense de Novo, batizado como “MUNDO”, mostra que as ações do homem estão causando o aquecimento do planeta por causa da emissão excessiva de gases de efeito estufa que formam uma espécie de cobertor de fumaça em volta do globo terrestre e impede o calor de sair da atmosfera.

5 de Junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

Nunca se falou tanto na preservação do meio ambiente como se tem falado atualmente. E não é pra menos. Todas as mudanças climáticas que têm ocorrido no mundo inteiro é algo que se tem que levar em conta. O homem em sua história, desde que surgiu na Terra, usufruiu dos recursos naturais à exaustão sem jamais se preocupar se um dia acabariam. E se acabasse, o que faria para substituir todos esses recursos que são tão necessários? Hoje temos consciência de que são esgotáveis sim e que porisso, devemos nos preocupar em buscar formas alternativas mas também saudáveis não só para nós humanos mas para toda a cadeia que forma a natureza afinal, somos apenas um elo dessa grande e importante corrente de vida.

A escola é um lugar mais que apropriado para iniciar os pequenos e também os maiores na educação ambiental. Esclarecer sobre a importância da preservação do meio ambiente e mostrando através de projetos e também (principalmente) através de nossos próprios exemplos pode trazer resultados que beneficiem a todos. É preciso pensar a médio e longo prazo para que se reverta esse quadro tão caótico onde os habitáts naturais estão se estingüindo, a poluição sob todas as formas tomando conta de todas as cidades e comprometendo a qualidade de vida de todos. Imaginem viver num mundo artificial de concreto e vidro sem a natureza com sua beleza natural a nos rodear? Imaginem viver num mundo onde não haja mais animais de espécie alguma a não ser em cativeiros ou através de documentários e fotografias? Já pensaram num mundo sem rios , lagos e oceanos despoluídos? Sem dúvida que seria uma vida muito sem graça, sem colorido e beleza. Vamos refletir sobre isso pensando em nossos filhos, netos e bisnetos que irão herdar o mundo da forma que deixarmos. É uma enorme responsabilidade passar adiante um mundo com qualidade de vida. Hoje temos a tecnologia a nos proporcionar facilidades mas ela tem que ser uma aliada nossa a favor da preservação do meio ambiente. Vamos utilizá-las divulgando formas, atitudes e hábitos que precisamos mudar para fazer desse nosso planeta, uma casa agradável, aconchegante e bonita. A data de hoje deve ser um momento de reflexão, análise de nossas atitudes e busca por melhorias para que não venhamos a sofrer as conseqüências. A natureza já tem nos mandado vários recados sobre nossos mal uso dela.

Indicações de leitura sobre meio ambiente