terça-feira, 27 de maio de 2008

Rússia: Tesouros das Bibliotecas

Enviado por Alexandre Malvestio e Vivian Oswald - 26/05/08
Há exatos dez anos a maior biblioteca da Rússia e uma das mais importantes do mundo resolveu abrir seu Arquivo Especial. Assim era chamada a seção secreta da Biblioteca Lênin, em Moscou, onde ficaram trancados os livros censurados pelo comunismo. Boa parte dos exemplares mantidos ali voltou para as prateleiras de origem e os documentos engavetados por décadas passaram a ser esmiuçados por especialistas. Os anos se passaram, mas o interesse pelos livros até então mantidos em segredo não diminuiu. Por isto, a instituição acaba de publicar o mais novo volume da coleção Túmulos não esquecidos, que reúne todo tipo de informação não apenas sobre os livros censurados como também sobre russos emigrados ou desaparecidos no antigo regime. São dados de periódicos, obituários, livros e revistas mantidos a sete chaves na Era Soviética. Este já é o oitavo volume editado desde 1998. >> Leia mais

A nave vai decolar

Notícia retirada do Blog do Beto Largman - 26/05/08


Um projeto na área educacional que une parceiros de peso no mercado e que visa uma educação pública com o que há de mais avançado e moderno em tecnologia. De que se trata? De um sonho? Não, estou falando aqui da parceria entre a Oi Futuro e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro. A iniciativa capacitará jovens estudantes do ensino médio para as novas tecnologias do mundo contemporâneo. A meta é prepará-los para que, no futuro, possam ter facilidade para exercer profissões como, por exemplo, roteirista, programador, designer e gestor, para atuar em TV digital, internet, celular e jogos eletrônicos - e em outras atividades que ainda nem existem, mas que, com certeza, existirão. Sem dúvida um projeto ousado que espero, não pare pelo caminho pois o que não falta são jovens interessados em aprender.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

O livro de todos

Esse ano teremos a Bienal do Livro e uma das novidades será o lançamento do Livro de Todos.
O Livro de Todos é um projeto que nasceu para contribuir para democratizar o livro e a literatura no Brasil. Isto porque qualquer um pode participar escrevendo parte desta história.
O livro é uma obra coletiva em que o participante, após ler a história já escrita, pode continuar a escrevê-la dando o caminho que quiser.
Ou seja, o Livro de Todos é mais do que reforçar o hábito de leitura nas pessoas. É incentivar o hábito de escrever literatura!
Eu particularmente adorei essa idéia e já vou trabalhar um texto para fazer parte desse livro. E você? Não quer arriscar? Aposto que escreve muito bem. Venha fazer parte dessa história.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Escolas criam bibliotecas para bebês

É sempre bom anunciar novidades da área. Olhem só para essa:

Boletim PNLL - 21/05/2008

Espaços com livros dedicados àqueles que ainda não têm idade para aprender a ler. Essas são as chamadas "Bebetecas", que oferecem livros com histórias que podem ser compreendidas através dos sentidos, elaborados especialmente para bebês e crianças em idade pré-escolar. As Bebetecas, já presentes em algumas escolas públicas e particulares no Brasil, procuram estimular nas crianças o gosto de estar no ambiente de uma biblioteca e o hábito da leitura desde o berço. É o caso da escola Objetivo, em Sorocaba (SP), do Centro Municipal de Educação Infantil Cavalinho de Pau, em Castro (PR) e do Centro de Educação Infantil Hilca Piazero Schnaider, em Blumenau (SC). >> Leia mais

terça-feira, 20 de maio de 2008

Ainda falando sobre Biblioteca Escolar

Pois é, estou cada vez mais animada pois vejo que Biblioteca Escolar está em pauta nas discussões e isso é muito bom para todos que trabalham em uma e para todos que a utilizam. Precisamos mesmo dar uma reviravolta e trazer as bibliotecas escolares para o seu devido lugar e valor. Nós profissionais que atuamos em uma biblioteca escolar precisamos ser os primeiros a valorizar nosso trabalho e divulgar o que fazemos e o quanto ela é útil para todos os seus usuários. Dêem só uma olhada no tema do Prêmio Laura Russo 2008. Colegas, vamos mostrar o que temos feito de bom.
VIII Prêmio Laura Russo: um reconhecimento às iniciativas dos bibliotecários"Biblioteca escolar: singular no presente, plural no futuro" será o tema da sétima edição do Prêmio Laura Russo neste ano. Podem participar bibliotecários de instituições públicas, privadas e do terceiro setor, discentes e docentes.
São duas categorias: Profissional e Trabalhos Acadêmicos.
Inscrições: até 13 de junho
Os trabalhos devem ser endereçados à Comissão Permanente de Divulgação e enviados por correio, e-mail crb8@crb8.org.br, ou entregues pessoalmente na sede do CRB-8. Regulamento em www.crb8.org.br

Novidade na área de Biblioteca Escolar

Ao receber essa informação através do Bob News edição 19, fiquei bem contente pois sempre comento com minhas colegas que nunca tem novidades na nossa área. Entrem no site da universidade e vejam a grade curricular. Vale a pena conferir, e se der, fazer essa pós. Eu estou estudando seriamente essa possibilidade. Vamos nos encontrar por lá pessoal?
Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS promove primeiro Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade do Brasil. Na modalidade em Educação Aberta e a Distância, mediado por computador, o curso é promovido pelo Departamento de Ciências da Informação (DCI) da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Objetivo: propiciar a construção dos saberes e o acesso ao conhecimento gerando o exercício de atuação profissional e contribuindo no processo de ensino e de aprendizagem das instituições educacionais para que propiciem o acesso à informação, a acessibilidade para todos, o uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs), a formação de leitores, o exercício da cidadania e da inclusão social, educacional e digital à comunidade escolar para a competência informacional.
Início: julho (previsão).
Carga horária: 555 horas.
Número de vagas: 70 (mínimo).
Seleção: 1 a 4 de julho.
Fone: (51) 3308 5143 (DCI) - (51) 3308 50 67
(Secretaria) e-mail: ebea_ead@ufrgs.br
Pós-graduação lato sensu: http://www.ufrgs.br/fabico/ebea/

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Notícias sobre bibliotecas

RN terá mais 22 bibliotecas até o final do ano
PublishNews - 14/05/2008


A população do Rio Grande do Norte, até o final deste ano, terá 53 novos Pontos de Cultura para desfrutar, que se somarão aos 11 já instalados no estado. A ampliação do número de pontos culturais em todo o país é uma das metas do Programa Mais Cultura, lançado em Natal pelo ministro Gilberto Gil e pela governadora Wilma de Faria. O investimento é de R$ 2,1 milhões, divididos entre os governos do Estado e Federal. Outro R$ 1,3 milhão será aplicado na implantação de bibliotecas públicas em 22 municípios potiguares.


Ibirapuera ganha biblioteca que abre só em dia de semana
Folha de S. Paulo - 10/05/2008 - por Mariana Barros


Desde a última quinta-feira, o parque Ibirapuera (zona sul de São Paulo) conta com uma biblioteca especializada em temas ambientais, ecológicos e de cultura de paz. O local, no entanto, funciona apenas durante a semana, pois ainda não há funcionários em número suficiente para atender ao público também nos finais de semana, segundo Rose Marie Inojosa, coordenadora da Umapaz (Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz). A nova biblioteca fica no edifício pertencente à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, onde funciona a Umapaz. O acervo dispõe de 2.500 títulos e 200 teses e trabalhos técnicos, além de discos multimídia. O empréstimo de livros é aberto a todos e é gratuito, basta realizar um cadastro. É possível levar até três volumes, com prazo de uma semana para a devolução. O funcionamento da biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Informações pelo telefone 11-5572-1004. >> Leia mais

quarta-feira, 14 de maio de 2008

III EAD

Recebi essa informação através de uma mensagem de um colega do Blogs Educativos. É um assunto que interessa a professores e demais profissionais ligados a área educacional. Mas também é assunto para todos que de alguma maneira se interessa pelo assunto. Estou falando aqui do III Congresso de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa pela Internet que acontecerá agora no mês de maio. É uma ótima oportunidade para entrar em contato com outros profissionais de países que falam nossa língua e conferir o que se tem feito em prol da educação. Já dei uma conferida na relação de trabalhos inscritos e tem muita coisa interessante. Essa é minha dica do momento. Vale apena entrar na página e conferir. Nesse ano tem ainda uma vantagem a mais: a inscrição é gratuita! Quer mais? Inscreva-se e confira.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Matemática - Desmistificando para aprender

Trago comigo um trauma que me acompanha desde o ginásio. A matemática sempre me dava pesadelos pois não conseguia visualizar uma matéria que, ao meu ver, era tão inútil em meu mundinho tão pequeno. Às vésperas das provas dormia mal, suava em bicas e tremia toda para resolver aquelas fórmulas e equações. Estudar matemática era pra mim algo surreal pois achava aqueles livros didáticos um "porre". Hoje mais madura e informada, observo o quanto os livros de matemática mudaram. E pra melhor. Que bom para os estudantes de hoje. Pois além dos textos serem mais bem elaborados, trazem ilustrações e curiosidades que ajudam o aluno a entender melhor sua lógica. Cada vez que chega a biblioteca um novo livro de matemática fico a pensar comigo: Ah, se na minha época tivesse tido acesso a esse tipo de livros, quanto sofrimento não teria evitado! E por outro lado, penso também no quanto os professores também mudaram sua postura para dar aulas. Atualmente, a didática é outra e o professor deixou de lado aquela forma sisuda e utiliza os mais variados recursos no ensino da matéria de maneira mais criativa e alegre. Além dos livros, existem outros recursos para ilustrar as aulas e torná-las mais atrativas levando os alunos a compreenderem com mais clareza a lógica matemática. Para ilustrar o que digo, deixo aqui algumas ótimas sugestões para estudantes, professores e qualquer pessoa que se interesse por esse tema tão rico.